Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GF 9500 GT - Desempenho caindo.


Posts recomendados

Olá, estou tendo algumas dificuldades em relação aos jogos ultimamente. Games de 2010-2011 como Dead Island, Crysis 2, Skyrim, Dark Souls, games que antigamente rodavam lisinho feito uma uva com graficos no Medio/Alto estão tendo uma queda de fps abbsurda e travando constantemente, mesmo em configuração baixa.

 

Meu pc:

PLACA VIDEO: GeForce 9500 GT 1GB

Processador: Intel Celeron E330 2,5GHZ

Memoria ram 2gb DDR2

placa-mãe: ASROCK G31-VS2

Fonte: nao me recordo xD

 

 

Sempre tive problemas com poeira em meu computador, então eu mesmo sempre fiz a limpeza, com pincel e tudo bonitinho. Mas ultimamente isso vem acontecendo, mesmo dando um clock na placa e na memoria o problema persiste, e tenho notado que minha gpu tem chegado a 119º graus, estou pensando seriamente em trocar a pasta termica da gpu, pois só vou trocar de computador provavelmente no fim de ano.

Formatei meu computador, atualizei todos os drivers mas o problema persiste.

Agradeço se puderem me auxiliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive problemas com poeira em meu computador, então eu mesmo sempre fiz a limpeza, com pincel e tudo bonitinho. Mas ultimamente isso vem acontecendo, mesmo dando um clock na placa e na memoria o problema persiste, e tenho notado que minha gpu tem chegado a 119º graus

 

 

 

A temperatura máxima de operação da GT 9500 é 105ºC, o valor que a sua placa de vídeo está atingindo é crítico, nessa condição não deve submetê-la a esforço até que o problema seja resolvido, a queda de rendimento é em função da condição térmica de operação do processador gráfico ( GPU ), existe um sistema de proteção chamado de thermal throttling, controlado pela bios da placa de vídeo ele é acionado sempre que a VGA superaquece, com isso as frequências caem automaticamente para evitar dano permanente ao chipset, alguns fatores podem contribuir para esse quadro alarmante que tens observado aí: acúmulo de partículas de poeira no dissipador e a mais provável delas: falha no cooler, ela pode ser total fazendo com que a ventoinha não gire ou parcial limitando a sua rotação.

 

v8occo.jpg

Temperatura máxima da GT 9500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a atenção, mas sou um pouco leigo no assunto. As quedas de fps, e travamento são por causa exclusivamente da gpu que está sobreaquecendo ? Existiria outro motivo o qual poderia ser o motivo, ou trocando a pasta termica provavelmente solucionaria os problemas, visto que testei o cooler e o mesmo  tem apresentado diferença, com ou sem clock, então meio que deduzi que o problema talvez seja o aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em jogos a queda de performance provavelmente está relacionada ao superaquecimento, o limite de temperatura dessa placa é 105C, antes de chegar nesse valor a frequência do processador gráfico é drasticamente reduzida, isso é feito para não queimá-lo, é o chamado thermal throttling que nada mais é do que um sistema de proteção, se ele entra em ação a performance cai porque a placa está operando com frequência limitada, a sua placa tem ultrapassado esse valor máximo de segurança porque algo não está funcionando corretamente, tem que ver se o cooler está com o nível de rotação por minuto ( RPM ) normal, se estiver verifique se o dissipador que fica embaixo da ventoinha não está lotado de poeira, partículas em excesso podem atrapalhar a dissipação térmica, você pode reaplicar a pasta térmica usando uma a base de prata, tenha cuidado no manuseio para não danificar permanentemente a placa de vídeo, no fórum já houve vários casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço de coração a ajuda de vocês, consegui jogar com a tampa do pc aberta e com ele deitado, também tenho notado que a ventoinha da placa de video está um pouco bamba (balançando) , o motivo o qual ela nao tem resfriado direito a placa. Sera que é algo necessario a troca ou levar para assistencia, ou eu mesmo consigo desmonta-la e resolver o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também tenho notado que a ventoinha da placa de video está um pouco bamba (balançando) , o motivo o qual ela nao tem resfriado direito a placa. Sera que é algo necessario a troca ou levar para assistencia, ou eu mesmo consigo desmonta-la e resolver o problema?

 

Como eu já havia respondido essa era uma das principais suspeitas: falha no cooler da placa de vídeo. Se a ventoinha não está 100% mesmo que você deixe o gabinete aberto o GPU ainda estará muito quente, essa condição crônica de operação pode provocar a falha permanente da placa, você pode tentar achar um modelo idêntico no mercado livre com defeito mas com o cooler funcional, essas placas são vendidas com baixo custo, então pode remover o fan dela e colocar na sua, alguns cooler melhoram com uma lubrificação, depende de cada caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...