Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Subwoofer com ruído depois que esquenta e saída pra satélite nao funciona


Ir à solução Resolvido por Tiago Santiago Keyboards,

Posts recomendados

Eai galera.

Eu sou muito iniciante nesse quesito e eu apenas sei consertar computadores, notebooks e alguns monitores.

 

Eu tenho um Subwoofer da Sony modelo SA-WMS315 que um cara deu pra um amigo meu e esse amigo me deu.

O motivo do primeiro dono ter se desfeito dele foi que a saída para os satélites pararam de funcionar, não sai mais som por alí.

 

Eu consegui fazer uma espécie de gambiarra pra conseguir fazer minhas caixas de som da HP como satélites e ficou uma maravilha, vendo filmes em HD com um sonzão que faz tremer a janela da sala.

Porém, o subwoofer depois que esquenta começa a dar umas trovejadas que começa baixo e depois fica alto.

 

Eu levei em uma assistência técnica aqui perto de casa e o sujeito queria cobrar 150 dilmas só para consertar o problema do ruído e ele nem se lembrou do problema da saída de som dos satélites.

Ele mencionou que teria que trocar "todos" os capacitores da placa mas sonceramente achei um exagero ter de trocar "todos" os capacitores da placa.

 

Eu dei uma lida neste tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1130730-subwoofer-21-soprando-trovejando-ao-aumentar-o-grave/) mas eu não encontrei na placa o CI citado no post.

 

Eu vou mostrar algumas fotos da placa.

 

uGnx9dM.jpg

 

Esta é a saída de som para as caixas satélites. Eu ja testei colocando uma caixa de som satélite nas saídas mas nada de sair um som.

 

 

I9iCx4S.jpg

 

Nessas duas imagens que mandei podemos notar que há 2 capacitores de 63v 6800uf. Eu removi eles da placa e ressoldei com solda nova mas o problema persiste. Fiz uns testes nesses dois capacitores usando um multimetro digital e estava dentro dos conformes.

 

 

9KZOMyj.jpg

 

j541YX1.jpg

 

 

Eu não visualizei nenhuma anomalia nos capacitores da placa (pelo menos no meu nivel de nubisse)

 

O que eu deveria testar primeiro...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelas fotos, não dá para reconhecer qual é o amplificador das caixas satélites, dá para ver só os transistores de saída para o sub e os CIs de pré amplificação...

Fiquei na dúvida pelo componente descrito na placa como IC301...

Leia o que esta escrito na frente dele, para podermos identifica-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas fotos, não dá para reconhecer qual é o amplificador das caixas satélites, dá para ver só os transistores de saída para o sub e os CIs de pré amplificação...

Fiquei na dúvida pelo componente descrito na placa como IC301...

Leia o que esta escrito na frente dele, para podermos identifica-lo...

Obrigado pela sua atenção desde ja.

Você não está se referindo ao IC103? Se for isso, aqui está a imagem.

WP_20150914_20_13_12_Pro_zpsug5wiqed.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Esse STK350 -230 é o nome desse integrado, ele é um duplo amplificador de potência de 50W por canal.

Talvez a causa do som não sair nas caixas satélites, seja por defeito nesse CI ai, ou algum outro componente que fornece alimentação para ele...

Acredito que o orçamento que te passaram, já esta incluso a troca desse CI, pois sem ele no lugar, você continuará sem som nas caixas satélites, e com ele queimado no lugar, provocará um aquecimento excessivo da fonte que certamente é o motivo do ruido que esta acontecendo ai...

Ele não é barato! abaixo um link que vende ele:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696988188-circuito-integrado-stk350-230-stk-350-230-stk-350-230-_JM


PS: Esse Sub, usado, vele mais de 300 Reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Esse STK350 -230 é o nome desse integrado, ele é um duplo amplificador de potência de 50W por canal.

Talvez a causa do som não sair nas caixas satélites, seja por defeito nesse CI ai, ou algum outro componente que fornece alimentação para ele...

Acredito que o orçamento que te passaram, já esta incluso a troca desse CI, pois sem ele no lugar, você continuará sem som nas caixas satélites, e com ele queimado no lugar, provocará um aquecimento excessivo da fonte que certamente é o motivo do ruido que esta acontecendo ai...

Ele não é barato! abaixo um link que vende ele:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696988188-circuito-integrado-stk350-230-stk-350-230-stk-350-230-_JM

PS: Esse Sub, usado, vele mais de 300 Reais...

E se eu tirar esse CI da placa será que o ruído para?

Mesmo não saindo som pelas saídas do satélite eu consigo fazer uma adaptação com minhas caixas comuns no pc.

 

Isso é só por enquanto, como eu trabalho com música eu vou ter que comprar um cabo midi usb para o teclado e é o dinheiro que eu poderia usar pra comprar o CI, então vou ter que deixar o CI pra depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Fiz a remoção do CI da placa porém o Sub ficou mudo. :s

Vixi!!!... Isso não é bom!... significa que esse sub é bem mais complexo que as fotos aparentam!...

 

Olha! Pelo preço que te cobraram, exija que ele te seja entregue funcionando por completo!, se for assim compensará mandar arrumar ele.

Como não temos o esquema dele, é impossível dizer qual componente pode estar provocando o ruido! (aqui estamos só dando sugestões!)...

Como já foi verificado por um profissional, temos que acreditar que ele saiba o que esta falando e ciente do que tem que ser trocado!...

Caso contrário, PROCON nele!....

Peça garantia do Sub funcionar perfeitamente, em todas ocasiões....

Deixe de tentar repara-lo, isso pode só te trazer prejuízo!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi!!!... Isso não é bom!... significa que esse sub é bem mais complexo que as fotos aparentam!...

 

Olha! Pelo preço que te cobraram, exija que ele te seja entregue funcionando por completo!, se for assim compensará mandar arrumar ele.

Como não temos o esquema dele, é impossível dizer qual componente pode estar provocando o ruido! (aqui estamos só dando sugestões!)...

Como já foi verificado por um profissional, temos que acreditar que ele saiba o que esta falando e ciente do que tem que ser trocado!...

Caso contrário, PROCON nele!....

Peça garantia do Sub funcionar perfeitamente, em todas ocasiões....

Deixe de tentar repara-lo, isso pode só te trazer prejuízo!...

Então vou levar em outra assistência técnica.

Esse cara que queria cobrar 150, quando levei o aparelho lá ele me deu um prazo pra ele me ligar passando o orçamento, só que esse prazo passou e ele nem me ligou.

Fui lá e ele só tinha o orçamento de 1 dos 2 problemas que passei pra ele, então tive que deixar o aparelho lá de novo. Ele me deu outro prazo pra me ligar passando o orçamento e novamente eu fiquei esperando e ele não ligou.

 

Se ele não quis ligar pra passar o orçamento então ele não precisa de dinheiro, só eu que gastei com gasolina levando pra lá, aliás eu nunca mais vou levar alguma coisa lá pra ele consertar.

 

Tem uma eletrônica mais perto da minha casa do que a anterior, eu conheço o técnico de lá e sei que o trabalho dele é bom. Vou ver qual vai ser o diagnóstico que ele vai passar e informo aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Então vou levar em outra assistência técnica.

Esse cara que queria cobrar 150, quando levei o aparelho lá ele me deu um prazo pra ele me ligar passando o orçamento, só que esse prazo passou e ele nem me ligou.

Fui lá e ele só tinha o orçamento de 1 dos 2 problemas que passei pra ele, então tive que deixar o aparelho lá de novo. Ele me deu outro prazo pra me ligar passando o orçamento e novamente eu fiquei esperando e ele não ligou.

 

Se ele não quis ligar pra passar o orçamento então ele não precisa de dinheiro, só eu que gastei com gasolina levando pra lá, aliás eu nunca mais vou levar alguma coisa lá pra ele consertar.

 

Tem uma eletrônica mais perto da minha casa do que a anterior, eu conheço o técnico de lá e sei que o trabalho dele é bom. Vou ver qual vai ser o diagnóstico que ele vai passar e informo aqui.

Beleza!, de-nos um retorno depois que conseguir o orçamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Beleza!, de-nos um retorno depois que conseguir o orçamento...

Fui em outra eletrônica especializada em equipamentos de som, porém, o técnico de lá não se dispôs a verificar e fazer orçamento para meu subwoofer porquê é da marca Sony.

Segundo ele a Sony é mais complicada e eu deveria me dirigir à uma autorizada e me informou que a mais perto estaria localizada em uma cidade vizinha.

 

Os outros locais que possa ter eletrônica para ver meu sub estaria longe daqui.

Complicou minha vida agora.

 

Com todas essas dificuldades me surgiu uma dúvida.

Se eu retirar somente o "alto falante" do sub e ligá-lo à linha de áudio que vai para minhas caixas de som, funcionaria? Teria a mesma potência de som se fosse o subwoofer montado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Com todas essas dificuldades me surgiu uma dúvida.

Se eu retirar somente o "alto falante" do sub e ligá-lo à linha de áudio que vai para minhas caixas de som, funcionaria? Teria a mesma potência de som se fosse o subwoofer montado?

O Sub não funciona sem o amplificador dele!, não tem como coloca-lo direto não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Sub não funciona sem o amplificador dele!, não tem como coloca-lo direto não...

Eu voltei na eletrônica onde o técnico não quis olhar o subwoofer, eu insisti e mostrei as imagens da placa e ele mudou de ideia.

Deixei o Subwoofer hj com ele, acho que amanha ele ja me passa o orçamento.

 

Eu falei pra ele que não estava saindo áudio pelas saídas de satélite e ele me falou que não estava saindo áudio por ali porque eu não estava usando um receiver.

 

Agora é esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU perguntei pro técnico se ele tinha um receiver pra vender pra usar naquele sub e ele me mostrou um lá pelo preço de R$400.

Eu não posso pagar esse valor em um equipamento, até porque agora que queimou minhas caixinhas pequenas eu vou ter que comprar umas satélites também.
Tem uma pessoa na cidade vizinha que está vendendo as 5 caixas do home theater por 95 dilmas, acho que valeria a pena mas em relação ao receiver está meio complicado.

 

Que tipo de equipamento mais barato eu poderia usar pra substituir um receiver de 400 pilas? EU não vou usar toda a potência aqui em casa então um receiver de 400 não seria viável.

Um módulo de carro pode ser usado no lugar do receiver? (um amigo meu tem um módulo parado, quem sabe posso negociar com ele caso funcione)

Um micro/mini system pode ser usado também?

Aqueles toca fitas antigo também podem ser usados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os toca fitas antigos eram fracos, (esta fora)

Um módulo daria certo, porém a fonte para alimenta-lo pode ficar tão cara quanto o receiver que o técnico te apresentou.

Um micro system seria o mais viável... nessas lojas de eletrodomésticos usados, ( Os "Troca Tudo" que tem por ai...), encontra micro system em boas condições de funcionamento, com as caixas e tudo, e por preços bem baixos!... (Escolha sempre os que tenha entrada AUX.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os toca fitas antigos eram fracos, (esta fora)

Um módulo daria certo, porém a fonte para alimenta-lo pode ficar tão cara quanto o receiver que o técnico te apresentou.

Um micro system seria o mais viável... nessas lojas de eletrodomésticos usados, ( Os "Troca Tudo" que tem por ai...), encontra micro system em boas condições de funcionamento, com as caixas e tudo, e por preços bem baixos!... (Escolha sempre os que tenha entrada AUX.).

Mas o módulo consumiria quantos ampéres mais ou menos? Ja vi casos de gente usando fonte atx pra ligar o módulo e eu tenho uma de pontência real aqui parada com 32A no trilho de 12v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Mas o módulo consumiria quantos ampéres mais ou menos? Ja vi casos de gente usando fonte atx pra ligar o módulo e eu tenho uma de pontência real aqui parada com 32A no trilho de 12v.

Uma fonte ATX comum, pode fornecer algo em torno de 8 Amperes na linha dos 12V, para esse seu módulo ai, você precisaria de 4 fontes ATX para alimenta-lo! (custo de aproximadamente 280 Reais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte ATX comum, pode fornecer algo em torno de 8 Amperes na linha dos 12V, para esse seu módulo ai, você precisaria de 4 fontes ATX para alimenta-lo! (custo de aproximadamente 280 Reais).

Mas a minha fonte tem 32A nos 12v.

Ma em fim... O técnico me deu o retorno do subwoofer e ele vai precisar encomendar a peça pra arrumar ele, ficaria R$350. Ele me disse que não compensaria.

Mas e agora, será que dá pra ganhar um dinheirinho vendendo ele do jeito que está?

 

EU tenho outra dúvida.

Tenho aqui 2 pares de satélites, 1 par de 5w cada caixa e 1 par de 35w cada caixa.

Eu estou pretendendo comprar um Mini System usado mesmo, eu vi um da panassonic aqui perto por R$150 mas como não toca CD e não tem as satélites dele então da pra dar aquela chorada.

 

Digamos que o mini system seja de 300W, se eu ligar as satélites de 5W e 35W nele corre o risco delas queimarem?

E se for ao contrário, eu colocar 1 par de alto falantes de 200W cada, corre o risco de queimar alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Mas a minha fonte tem 32A nos 12v.

Ma em fim... O técnico me deu o retorno do subwoofer e ele vai precisar encomendar a peça pra arrumar ele, ficaria R$350. Ele me disse que não compensaria.

Mas e agora, será que dá pra ganhar um dinheirinho vendendo ele do jeito que está?

Não sei quem compraria ele danificado! ofereça-o para o técnico que esta olhando ele!...

 

 

EU tenho outra dúvida.

Tenho aqui 2 pares de satélites, 1 par de 5w cada caixa e 1 par de 35w cada caixa.

Eu estou pretendendo comprar um Mini System usado mesmo, eu vi um da panassonic aqui perto por R$150 mas como não toca CD e não tem as satélites dele então da pra dar aquela chorada.

Digamos que o mini system seja de 300W, se eu ligar as satélites de 5W e 35W nele corre o risco delas queimarem?

As caixas de 5W, deixe-as de lado, são fracas!

Já as de 35W pode ser aproveitadas no micro system sim, é só não exagerar no volume...

 

E se for ao contrário, eu colocar 1 par de alto falantes de 200W cada, corre o risco de queimar alguma coisa?

O mesmo serve para as de 200W, funcionará perfeitamente, é só não exagerar no volume...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei quem compraria ele danificado! ofereça-o para o técnico que esta olhando ele!...

 

 

As caixas de 5W, deixe-as de lado, são fracas!

Já as de 35W pode ser aproveitadas no micro system sim, é só não exagerar no volume...

 

O mesmo serve para as de 200W, funcionará perfeitamente, é só não exagerar no volume...

Se eu ligar o alto falante do subwoofer direto no mini system (sem passar pela placa dele) ele vai emitir aquele som grave ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...