Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro na classe main - Iniciante


Visitante

Posts recomendados

Usando netbeans, windows, pra desktop. Recebo o erro de que o modificador static só pode ser usado na declaração de constantes. É o primeiro exercício que eu faço... também não sei se a leitura do inteiro está correta.

 



package parimpar;


import java.util.Scanner;
    public class Ler{
    public class ParImpar {
    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here
        Scanner entrada = new Scanner(System.in);
        int num;
        System.out.println("Entre com um número inteiro: ");
        num = entrada.nextInt();
        if(num % 2 == 0)
        {
            System.out.println("Par");
        }
        else
            System.out.println("Ímpar");
    }
    }
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

 

Não sou expert, mas do pouco que conheço também nunca vi uma classe dentro da outra. O que pode ocorrer é ter duas classes dentro do mesmo código (.java)... mas são separadas.

 

Acho que para corrigir basta tirar o "public class Ler{"

 

PS: creio que a identação da classe deve ficar um dente para trás, ou seja, na mesma coluna do import.

package parimpar;import java.util.Scanner;public class ParImpar {    public static void main(String[] args) {        // TODO code application logic here        Scanner entrada = new Scanner(System.in);        int num;        System.out.println("Entre com um número inteiro: ");        num = entrada.nextInt();        if(num % 2 == 0)        {            System.out.println("Par");        }        else            System.out.println("Ímpar");    }}

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Em partes...

você pode ter uma classe dentro da outra, como nesse exemplo:

public class A{        class B {        ...    }    B b;    public static void main(String[] args) {        ...    }}

Porém, voltemos para a orientação à objetos. A função main está dentro da classe ParImpar. Mas ParImpar é um atributo da classe Ler ??? É realmente uma composição isso?? Se não for (como parece), não faz sentido ter uma classe dentro da outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá a todos.
 

Desculpe ... mas falaram uma coisa que não era de todo verdade ... mas realmente não percebi a data ... realmente não me apercebi que fazia tanto tempo que não entrava no fórum

 
psykotico, como foi para "acrescentar conteúdo", pertinente ao tópidco, não tem problemas. :)
 
 
 
Em relação a essa possibilidade de "poder declarar uma classe dentro da outra", creio que não seja o caso. Provalmente foi um falha na implementação... suponho isso pelo comentário do autor:
 

[...] É o primeiro exercício que eu faço... também não sei se a leitura do inteiro está correta.

 
Logo, faria pouco sentido utilizar desse recurso (atípico?)... acho que só ele para explicar melhor.
 
 
No mais, vamos aguardar uma posiçaõ do nanquinote.
 




UPDATE

Aproveitando o tópico, dei uma pesquisada rápida sobre o assunto, e criei um exemplo simples demonstrando o uso "de classe interna":
 

package parimpar;import java.util.Scanner;public class ParImpar {    class Numero { //<-- classe interna!!!        String descricao;        int    valor;    }    public static void main(String[] args) {        Numero num  = new ParImpar().new Numero(); //para instanciar a "classe interna" Numero, é preciso de um objeto do ParImpar (tem a ver com está num método static))        Scanner entrada = new Scanner(System.in);        System.out.println("Entre com um número inteiro: ");        num.valor     = entrada.nextInt();        num.descricao = "Esse atributo foi só para encher linguiça";        if(num.valor % 2 == 0)            System.out.println("Par");        else            System.out.println("Ímpar");    }}

 
Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...