Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de transistor com relé, em saída 12v 50mA


Posts recomendados

Olá

Estou instalando uma central de alarme que tem uma saída de 12V 50mA programável, (ao acionar o controle remoto ela abre o contato negativo dos 12V).

Liguei um rele de 10A nela mais a saída não consegue acionar a bobina do relé.

Então fiz esse projeto para tentar acionar o relé mas não sei se esta correto.

 

se alguém puder me auxiliar agradeço!

 

 

post-781057-0-57048700-1442011922_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisamos saber o valor da resistência da bobina do rele para poder calcular o resistor na base do transistor,e o transistor que você esta usando...mas no geral é assim: (0v é o negativo e 12+ positivo)

gLLHX.gif

Você liga a alimentação do transistor e do rele em uma fonte de 12v separada do alarme. Ai no R1 você liga o positivo do alarme e  negativo você liga junto no zero 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ.

 

 

 

Acontece que em vez de usar uma fonte externa diferente, o criador do tópico está usando a mesma fonte do subcircuito da base. Isso faz com que a corrente de coletor do transistor fique limitada à corrente máxima que a fonte da base pode fornecer.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisamos saber o valor da resistência da bobina do rele para poder calcular o resistor na base do transistor,e o transistor que você esta usando...mas no geral é assim: (0v é o negativo e 12+ positivo)

gLLHX.gif

Você liga a alimentação do transistor e do rele em uma fonte de 12v separada do alarme. Ai no R1 você liga o positivo do alarme e  negativo você liga junto no zero 

Então não sei o valor da resistência da bobina, mas o relé é esse da foto abaixo

Posso então alimentar a base com a saída da central de alarme e utilizar outra fonte para alimentar o coletor 

 

 

 

post-781057-0-66208000-1442024817.jpg

post-781057-0-83913700-1442025135.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o que a folha de dados do relé HJR-3FF-S-Z diz a respeito da resistência vista em sua bobina, que deve ser equivalente à resistência de entrada do mesmo F5Rua4D.gif:

 

 

 

XLP2qYb.png

 

 

 

Tratando o relé como uma carga indutiva (circuito série RL), a corrente máxima que ele poderia drenar o atravessaria quando o indutor fosse um curto. Pela Lei de Ohm, a 12V de entrada tem-se que essa corrente seria igual a 12V/400Ω = 30mA.

 

 

 

Logo, você pode sem problemas apenas utilizar o circuito que postei, pois a própria saída da central de alarme é capaz de acionar o relé.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulinho Almeida_757281

 

 

 

Não precisa de fonte externa nesse circuito. Use a saída da central de alarme mesmo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Só para confirmar..... estaria ligando o diodo em paralelo com a bobina do relé. E o negativo do alarme ligado no anodo e positivo no catodo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulinho Almeida_757281

 

 

 

Exatamente, pois o diagrama que postei está invertido em relação ao tradicional. Em outras palavras, isso é devido ao fato de a tensão de entrada no caso ser negativa em vez de positiva.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Muito obrigado a todos vou executar todas as alternativas na segunda feira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...