Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas no menu "Abrir com >" do Windows 10


UMARIZAL

Posts recomendados

Olá amigos!

Gostaria de saber se há como eu personalizar aqueles 6 programas apresentados no menu de contexto "Abrir com >" quando clicamos com o botão direito do mouse sobre algum arquivo.

Por exemplo, no meu caso, quando clico com o botão direito sobre uma imagem (gif, jpg, png, etc) e vou em "Abrir com >", de cara, são apresentados para mim:

  • Adobe Ilustrator;
  • Adobe Photoshop;
  • Corel Photopaint;
  • Internet Explorer;
  • Paint;
  • Fotos.

Exatamente nesta ordem, porém, não são os aplicativos que eu mais uso para esta finalidade (abrir imagens).

Eu sempre uso o Fotos para visualizar as imagens que estão no meu computador, por isso, o defino como programa padrão para abrir imagens, logo, nem precisaria estar nesta lista aí, mas tudo bem.

O fato é que eu nunca uso Internet Explorer para esta finalidade e raramente uso o Ilustrator, logo, o IE poderia sair desta lista assim como o Fotos, sendo que poderiam ficar o Photoshop e o Photopaint.

Além disso, uso muito, mas muito mesmo um aplicativo chamado RIOT (Radical Image Optimization Tool) que reduz drásticamente sem perda de qualidade perceptível imagens do tipo Gif, JPG e PNG.

No entanto, apesar de eu usar muito o RIOT, ele nem aparece nesta listinha que citei. Ele só vai aparecer se eu clicar em "Escolher outro aplicativo" e ainda assim, lá no final de outra lista.

Minha dúvida está aí... teria como eu personalizar esta lista de aplicativos recomendados para abrir determinado arquivo?

Pois queria que ao clicar com o botão direito do mouse sobre um determinado arquivo (neste caso imagens), gostaria que aparecesse nesta ordem:

  • RIOT;
  • Adobe Photoshop;
  • Corel Photopaint;
  • Paint;
  • Fotos;
  • ...

Será que isso é possível?

Desde já, obrigado amigos ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode personalizar isso usando o Editor de Registro (regedit), em:

 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts\extensão\OpenWithList

 

Mas existe um freeware chamado Default Programs Editor (download) que contém uma opção para editar mais facilmente. Abra o programa, clique em 'File Type Settings' e depois em 'Change Open With programs'. Selecione a extensão e pronto, é só editar os programas que deseja incluir ou remover da lista.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode personalizar isso usando o Editor de Registro (regedit), em:

 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts\extensão\OpenWithList

 

Mas existe um freeware chamado Default Programs Editor (download) que contém uma opção para editar mais facilmente. Abra o programa, clique em 'File Type Settings' e depois em 'Change Open With programs'. Selecione a extensão e pronto, é só editar os programas que deseja incluir ou remover da lista.

 

Uhuuu... valeu amigo!

 

Usando o programa, consegui remover os que não quero que apareçam na lista... mas infelizmente não consegui inserir outros no lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O processo pelo editor de registro funciona da seguinte forma (vamos usar o programa EXCEL.EXE e a extensão .XLS como exemplo).

1) HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\Applications\EXCEL.EXE\shell\open\command

 

vPMTcQU.jpg

 

Este é o mapeamento de onde o arquivo .exe está. Na chave padrão (REG_SZ) é adicionado o caminho completo do arquivo, no caso do EXCEL, "C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office15\EXCEL.EXE" "%1".

 

2) HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts\.xls\OpenWithList

 

fdVPJjV.jpg

 

Agora vamos fazer a composição do menu. Aqui é criada uma chave cadeia de caracteres (REG_SZ) com o nome de valor a. O campo dados do valor será preenchido com o nome do executável que você definiu no primeiro passo (aqui não entra o caminho completo pois ele já foi definido no passo 1. Portanto, aqui simplesmente inserimos EXCEL.EXE)

3) MRUList

 

Agora precisamos criar o registro que definirá a exibição da lista de programas. Criaremos no mesmo local do passo anterior um novo registro de cadeia de caracteres (REG_SZ) com o nome de valor MRUList e dados de valor a. Esse registro definirá a ordem de exibição dos programas, por exemplo, digamos que existam mais programas para abrir a extensão XLS. Neste caso, EXCEL.EXE seria "a", PROGRAMAB.EXE seria "b" e PROGRAMAC.EXE seria "c". Neste caso, o campo "dados de valor" do registro MRUList ficaria assim: abc. Caso você queira que o PROGRAMAC.EXE seja exibido primeiro na lista, então o campo dados de valor do registro MRUList seria alterado para: cab, e assim por diante.

 

No meu exemplo, adicionei o programa firefox.exe como programa "b".

 

Vejamos como ficou:

 

ZU5Kzt7.jpg

 

Editando mais facilmente através do software Default Programs Editor

 

O programa gratuito Default Programs Editor (download) faz tudo isso mais facilmente, clicando em 'File Type Settings' e depois em 'Change Open With programs'. Selecione e extensão e depois clique em 'Add...' ou 'Delete...' para redefinir a lista. Depois, salve as alterações no botão 'Save OpenWith list...'. Se não funcionar, pode existir algum problema relativo a privilégios de administrador em sua máquina (tente executar o programa com privilégios de administrador e também sem). Caso não funcione de nenhuma forma, investigue o problema usando o editor de registro nos passos acima. É para funcionar. Testei tudo novamente agora aqui no Windows 10 e funcionou perfeitamente, tanto pelo programa quanto pelo editor de registro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Você pode personalizar isso usando o Editor de Registro (regedit), em:

 

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\FileExts\extensão\OpenWithList

 

Mas existe um freeware chamado Default Programs Editor (download) que contém uma opção para editar mais facilmente. Abra o programa, clique em 'File Type Settings' e depois em 'Change Open With programs'. Selecione a extensão e pronto, é só editar os programas que deseja incluir ou remover da lista.

Viny,  você é salvador de vidas, muito obrigado! pela dica deste programa, era o que eu precisava e funcionou liso no meu win 10.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...