Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor com chaveamento ultra rápido para conversor de sinal ?


Bebessauro

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Preciso fazer um conversor de sinal TTL para HTL. Ele sera usado para converter sinais de encoders e transdutores lineares e preciso do sinal HTL pois trabalho apenas com CLP e estes por sua vez aceitam somente esse tipo de sinal.

 

porém preciso de um transistor:

 

  • NPN de chaveamento muito rápido superior a 100Khz
  • Excite com uma corrente baixa na base ate uns 300mA
  • Suporte uma tensão entre coletor e emissor ate uns 30V no minimo.

 

Alguem teria alguma sugestão?. Caso consiga esse transistor posso ate postar o circuito pronto para o beneficio de todos

 

Obrigado desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O transistor próprio para chaveamento mais comum é o 2N2222.

Ele trabalha com uma frequência de até 250MHz e existem vários fabricantes.

 

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheets/90/490358_DS.pdf

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/2/N/2/2/2N2222.shtml

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O transistor próprio para chaveamento mais comum é o 2N2222.

Ele trabalha com uma frequência de até 250MHz e existem vários fabricantes.

 

http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheets/90/490358_DS.pdf

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/2/N/2/2/2N2222.shtml

Trabalha com 250Mhz, porém sem ganho nenhum nesta freqüência, com Vce 20V e 20mA.

 

Se tratando de clock digital ou onda quadrada, e ainda considerando no mínimo a 5ª harmônica nas mesmas condições, poderíamos dizer que este transistor trabalha com um clock de até 50Mhz, sem ganho algum. 

 

Mas realmente é um ótimo transistor. 

Se fizer o mesmo teste em 5V, conseguirá 1Ghz sem ganho algum e 500Mhz com algum ganho. 

Em menor tensão o transistor oscila com freqüência maior, pois durante o chaveamento a tensão demora menos tempo para subir até o topo, justamente devido a tensão de alimentação ser melhor hehehe.

 

Por isso que processadores trabalham com tensão tão baixa:

Para conseguirem a freqüência máxima. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ainda na conticao emissor comum, com o sinal saindo no coletor...

Com algumas logicas de polarizacao, da pra obter os 250Mhz, que voce viu que teria ganho de 1, magicamente passar a ter ganho maior que a unidade nessa mesma frequencia, ou melhor, numa frequencia maior que essa ai, bem maior!

E outra, isso so e valido para a regiao linear, se tratando de chaveamento, nao!

Quando o transistor comeca a ir pra regiao dos extremos, cortado e saturado, inclui delays, delays de corte e delays pra polarizar... Ja muda tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal pela força o 2N2222 serviu perfeitamente para minha aplicaçãomais nao consegui comuta-lo em frequencias estão altas como citadas acima mais creio que chegou pelo menos a uns 200Khz nao adiantaria frequencias maiores pois assim os CLP's não coseguiriam ler essa frequencia  o BD139 e um otimo transistor porém necessita uma corrente muito alta para excita-lo.

 

O circuito estou montando o layout no proteus caso queria poderei disponibiliza-lo aqui

 

Valeu pessoal grande abraço e sucesso a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal pela força o 2N2222 serviu perfeitamente para minha aplicaçãomais nao consegui comuta-lo em frequencias estão altas como citadas acima mais creio que chegou pelo menos a uns 200Khz nao adiantaria frequencias maiores pois assim os CLP's não coseguiriam ler essa frequencia o BD139 e um otimo transistor porém necessita uma corrente muito alta para excita-lo.

O circuito estou montando o layout no proteus caso queria poderei disponibiliza-lo aqui

Valeu pessoal grande abraço e sucesso a todos

Esta frequencia ja esta de bom tamanho! Ninguem ou pelo menos eu, falou que é possivel comuta-lo nas frequencias altas, como 200mhz!

A frequencia de transisao nao é comutacao, é o funcionamento do transistor na regiao linear, ele nunca chega ao corte e nem na saturacao, dai ele atinge essas frequencias altas...

Como eu disse, chavear ele, requer corte e saturacao, condicoes bem diferentes que requer outras observacoes!

Mas 200khz chaveado ja esta de bom tamanho eu acho... Com esse transistor você consegue pra cima de 10mhz comutado, ou mais (so depende do seu circuito)... Mais que isso você vai fazer ele trabalhar maks rápido que o transistor de um transmissor de radio FM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...