Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe Z97 para jogos e overclock


Visitante

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Há pouco comprei uma placa mãe para jogos, quase perfeita, porém com apenas 4 fases (só depois de montar que criei conta aqui no Fórum...).

 

Como pretendo fazer over quando meu pc começar gargalar com jogos novos (isso não acontece hoje), vou vender minha placa mãe e adquirir uma que se enquadre melhor no meu perfil, antes que saia da garantia e fique mais difícil repassa-la.

 

Dei umas pesquisadas e vi algumas Z97 com preços variados:

 

AsRock Z97 Fatal1ty Killer = em torno de R$600

Asus Z97-A = R$900

Maximus VII Hero (Devia se chamar "Maximus Preço") = pouco mais de R$ 1300

Gostei da AsRock Z97 OC Formula, mas não vejo à venda no Brasil e nem sei o preço.

 

Não faço SLI (pode conferir minha configuração abaixo), só preciso de rede e som topo e suporte às tecnologias atuais, e claro, uma VRM decente com no mínimo 8 fases.

 

Valeu galera, grande abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pela contribuição!

 

Sim, eu não planejo "viver no overclock", só queria poder prolongar mais o poder do meu pc, fazendo um over quando os jogos se tornassem mais pesados que meu cpu em stock consegue dar conta.

 

Já ouvi gente colocar 7GHz no 4790k, e pelo que li da minha placa, ela consegue colocar 4.7 estáveis. Mais do que isso parece que ela já chia.

 

Se 4.7 no 4790k rodar jogos no ultra no minimo uns 5 anos, tudo bem, mas se começar a gargalar no terceiro ano... essa é minha preocupação entende? 

 

Não queria ter que trocar todo o hardware a cada jogo pesado que for lançado (até por que nao sou rico se eu pudesse faria rs)

 

você acha mesmo que devo ficar com a placa? To quase vendendo pra um cara e comprando uma Z97 Fatal1ty Killer, pois é uma placa de preço semelhante e com 8 fases. Qual sua opiniao, por favor?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então fica ligado no que a galera vai postar aqui pra tu saber como ficará tua configuração.

 

Cara, no meu entendimento, no 4790k, 4.5GHz já é um over, porém um over "light".

 

Na minha opinião, um bom over dessa cpu ficaria em torno de 4.8-5.0 ghz, com todos os cores e HT ligados.

 

porém, se der a sorte de ter pegado um chip bom, que permita um over a partir de 5.0 GHZ, eu consideraria a partir disso um over alto

 

sobre os over de uns 6.0-7.0 GHz, isso eu consideraria um over extremo, coisa que só quem entende (como os overclockers profissionais) como se fazer um overclock desses consegue fazer, penso

 

A partir de 7GHz nessa cpu, eu nunca li e nem sei se ela consegue ir além

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então fica ligado no que a galera vai postar aqui pra tu saber como ficará tua configuração.

 

Cara, no meu entendimento, no 4790k, 4.5GHz já é um over, porém um over "light".

 

Na minha opinião, um bom over dessa cpu ficaria em torno de 4.8-5.0 ghz, com todos os cores e HT ligados.

 

porém, se der a sorte de ter pegado um chip bom, que permita um over a partir de 5.0 GHZ, eu consideraria a partir disso um over alto

 

sobre os over de uns 6.0-7.0 GHz, isso eu consideraria um over extremo, coisa que só quem entende (como os overclockers profissionais) como se fazer um overclock desses consegue fazer, penso

 

A partir de 7GHz nessa cpu, eu nunca li e nem sei se ela consegue ir além

 

abç

Sim, mas lembre que 7GHz deve ser com nitrogênio Liquido. E fique tranquilo em relação ao seu processador amigo, pois ele vai aguentar sim uns 5 anos, olhe os i7 de primeira geração aguentando de boas ainda, e de lá pra cá teve boa evolução, se eu fosse você, só fazia algum upgrade no sistema quando lançarem logo a próxima arquitetura depois dos 14 nm do Skylake, que deve ser os 10 nm, ou até esperar os FX com núcleo Zen em 22 nm(se confirmar, pode ter um grande boost em relação aos 32 nm) aí sim vai valer a pena a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha visão, se eu alcançar 5GHz com uma placa de custo como a Fatal1ty Z97 Killer + waterCooler, está muito bom.

 

Claro, eu esperaria mais se adquirisse uma placa como a Z97 OC Formula, que tem 12 fases e é mais cara.

 

Povo, to quase trocando de placa, por favor contribui aí!!

 

Tá passando tudo pela minha cabeça nessa hora, placas TUF da Asus, Z97-A, AsRock, ROG....

 

Vou acabar comprando uma placa de série gamer (por isso também mais cara) pois não tenho aquele olho laser para discernir o santo do profano em placas...

 

Aproveitando, a série TUF da Asus segura bem games? O arrefecimento delas segura?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Gamer_PC você está quase agindo por impulso, pensando que uma super placa mãe com bastante quantidade de fases vai conseguir levar seu Core i7 em 7GHz. É impossível usar essa frequência 24/7, apenas overclockers profissionais conseguem atingir tamanha frequência, e eles apenas rodam um benchmark para conseguirem uma pontuação altíssima e logo baixam o clock novamente, eles não usam diariamente em seus PCs uma frequência tão alta, pois para atingi-la é necessário elevar muito o vcore, fazendo o CPU esquentar muito mais, por este motivo eles utilizam nitrogênio líquido, você não vai conseguir subir tanto a frequência assim utilizando um water cooler muito menos um cooler a ar.

 

Também vale lembrar que cada CPU é diferente, overclockers podem conseguir chips melhores e assim conseguir eleva-los a altas frequências, enquanto um usuário comum vai ter que ter muita sorte para conseguir subir um CPU em torno de 5GHz. Você pode ter dificuldade em elevar seu Core i7 em mais de 4GHz, enquanto outras pessoas podem conseguirem subi-lo facilmente para + de 4.5GHz, como eu disse, precisa ter sorte no chip.

 

Se você já tem uma placa mãe Z97, não tem necessidade de troca-la, fique com ela e tente elevar seu CPU até um ponto estável, que não gere problemas. Overclock não é a solução para tudo, tem muito processador antigo que era considerado top de linha a anos atrás e hoje até mesmo com OC consegue ter menos desempenho que um CPU de entrada mais moderno. Além do mais, seu Core i7 deve seguir durante longos anos segurando GPUs de ponta, mesmo em stock, então não vale a pena sair comprando a placa mãe mais cara possível pensando que uma super frequência vai fazer seu CPU se igualar a outro futuro CPU top de linha, como eu disse, tem outros fatores que interferem no desempenho de um processador, não apenas o clock.

 

Então fique com a sua placa mãe atual, vá fazendo testes com o seu CPU até conseguir achar o melhor ponto para você, overclock não tem uma receita exata a ser seguida, o que você deve fazer é ir subindo o clock aos poucos e fazendo testes, quando começar a aparecer instabilidades, você sobe um pouco o vcore. Vá fazendo isto até achar o ponto máximo do seu CPU, e quando chegar ao máximo do desempenho dele, então sossegue e tenha em mente que este é o máximo do seu CPU, e que não vale a pena gastar mais dinheiro em uma placa mãe melhor, pois clock não é tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou profundo conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de classe militar (nao sei se todas) e algumas placas até tem ventoinhas sobre o PCH e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG.

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu) e tem a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jgoos pesados com o passar dos anos pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem no seu custo mais de duas AsRock Killer dentro dela!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou profundo conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de classe militar (nao sei se todas) e algumas placas até tem ventoinhas sobre o PCH e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG.

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu) e tem a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jgoos pesados com o passar dos anos pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem no seu custo mais de duas AsRock Killer dentro dela!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou profundo conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de classe militar (nao sei se todas) e algumas placas até tem ventoinhas sobre o PCH e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG.

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu) e tem a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jgoos pesados com o passar dos anos pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem no seu custo mais de duas AsRock Killer dentro dela!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou profundo conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de classe militar (nao sei se todas) e algumas placas até tem ventoinhas sobre o PCH e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG.

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu) e tem a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jgoos pesados com o passar dos anos pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem no seu custo mais de duas AsRock Killer dentro dela!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou grande conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de classe militar (nao sei se todas) e algumas placas até tem ventoinhas sobre o PCH e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG.

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu) e tem a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jgoos pesados com o passar dos anos pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem no seu custo mais de duas AsRock Killer dentro dela!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou grande conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de classe militar (nao sei se todas) e algumas placas até tem ventoinhas sobre o PCH e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG.

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu) e tem a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jgoos pesados com o passar dos anos pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem no seu custo mais de duas AsRock Killer dentro dela!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou grande conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de qualidade e algumas placas até tem ventoinhas sobre o chipset e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG, pra não ter gargalos quanto às necessidades gamer

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu, meu cenário atual) e a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jogos pesados com o passar dos tempos, pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem duas AsRock Killer dentro dela, de cara que é!

 

Abraços


Valeu mano pela ajuda!

 

Como podem ver, eu não sou grande conhecedor, mas como um que conhece pouco eu diria que uma TUF aguenta o tranco já que possuem dissipadores nas VRM's, componentes de qualidade e algumas placas até tem ventoinhas sobre o chipset e no backplate. 

 

Mas acho que se eu for pagar caro numa TUF, eu subo mais um pouco e pego uma ROG, pra não ter gargalos quanto às necessidades gamer

 

Estou agora entre a Z97 Fatal1ty Killer (que só é boa para uma gpu, meu cenário atual) e a Z97 olhos da cara, a Maximus VII Hero, ambas com 8 fases. Não sei se compensa investir na Hero, temo precisar de um recurso no futuro que não tenha nessa AsRock e depois... perturbar vocês de novo pra trocar de placa.

 

Tô gostando da Killer pois é baratinha e li que um cara colocou 4.7GHz com o 4790k só de mexer na frequencia, então mexendo na tensão talvez se alcance aí uns 4.8-5.0 GHz, penso.

 

Bom, minhas necessidades são: jogar, controlar as ventoinhas do waterCooler pela placa mãe e estender a capacidade de rodar jogos pesados com o passar dos tempos, pelo overclock.

 

Alguém aí poderia dizer se a durabilidade das AsRock é boa como uma Asus ou Gigabyte? Em termos de garantia, tanto AsRock e Asus (pelo menos nas Hero e Killer) oferecem um ano.

 

Temo que a AsRock dure menos, mas pensando.... uma Hero tem duas AsRock Killer dentro dela, de cara que é!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você ainda está comprando por impulso, guarde seu dinheiro.

Releia o que o @ disse acima e repense esse investimento. Se quer realmente fazer uma mudança no seu pc, que espere o skylake e atualize seu kit para o i7 6600k + z170 + 8GB ou 16GB DDR4 3000MHz.

Agora você trocar a placa mãe esperando mandar um over altíssimo, não significar que vai melhorar o desempenho proporcionalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa palavra, entendi tudo. Acho que to agindo por impulso mesmo, baseado num medo de que uma placa de apenas 4 fases como a minha não dará conta do recado. Por isso ainda penso em pegar a AsRock pois ela está muito barata e com isso ganho uma placa de 8 fases. 

 

Sobre o nitrogênio líquido eu estou ligado, não dá pra ficar jogando com mouse numa mão e com aquela garrafinha nirogênio na outra... mas como tenho um H110, julgo que posso alcançar um clock decente... também li sobre a loteria do silício, nem sempre agente vai consegui da loja aquele chip que aceita um bom over.

 

Bom, então, o que vocês acham ainda? E no quesito durabilidade, uma Gigabyte Ultra Durable duraria mais que esta AsRock?

 

Abraço e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mano, acho que vou ficar com a minha mesmo até por que já tá tudo instaladinho bonitinho e para trocar por algo que não ofereça muita diferença de desempenho, acho que não vale a pena tanto trabalho.

 

Grande abraço galera, e muitíssimo obrigado por todas as colaborações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

seguindo os muitos conselhos, desisti da venda da minha placa (até por que já tá tudo instalado e configurado) e também por que eu não preciso de overclock hoje, e talvez nem precise no futuro.

 

Meu conselho é, se eu fosse montar um pc para jogos HOJE, eu iria por um destes dois cenários de placas mae:

 

--> Custo / Benefício (uma GPU apenas): AsRock Fatal1ty Z97 Killer

--> Dinheiro no bolso pra gastar: Maximus VII Hero (super placa)

 

Ambas tem 8 fases, um ano de garantia, som e rede topo de linha; a primeira custa cerca de 600 e a segunda vara os 1300 (pois tem muito mais recursos, é mais bonita, é da ASUS (nome), tem SLI e um monte de coisas  que você pode vir a precisar... ou não!)

 

E se tu quiser montar um micro gamer mITX, eu iria de Maximus VII Impact... se achar o preço salgado dá uma procurada nas placas da Gigabyte e MSI... se não quiser overclock, procure as de chipset H97 que serão mais baratas que as Z97. O único problemas das H97 é que rodam as memorias no máximo até 1600MHz, o que não creio impactar nos jogos atuais.

 

CPU eu aconselharia um i7 mesmo, 4790k, pois hoje já tem jogos que usam as "oito cpu's" deste processador (ja vi AC unity usando os 16 cores de um i7 Extreme), e também vários jogos em seus requisitos pedem um i7.

 

Abraços e obrigado mais uma vez pela colaboração de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...