Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não reconhece HD, e no setup: hd não detectado.


Posts recomendados

Liga normal tudo, placa, driver de cd/dvd, cooler. Eu o usava normalmente, já olhei os cabos, mais ele não é reconhecido, no setup aparece: não detectado. Já esta com o windows instalado. O que pode ter causado o problema ?.

 

Aparece aquela mensagem clássica : reboot and select proper boot device. Mais isso ocorre por que ele não aparece, então eu posso dar boot pelo cd do windows , mais quero usá-lo normalmente. Fonte ? Cabos ? Queimou ?  :confused:  :confused:

 

Agradeço a ajuda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um PC doméstico comun :

Motherboard VSG31tt-M VScompany

Intel Pentium Dual Core E5300 3.60 GHZ

Regravadora CD/DVD RW LG

Memoria Ram 2GB 800 MHZ

HD SATA 2 320 GB Seagate

Card Reader

Fonte 500w Bivolt

 

Eu digo que troquei os cabos, quando troco os cabos de dados e alimentação com o drive de CD. Pois ele esta funcionando normalmente, então já inverti os 2 cabos sata assim: 

 

tem 2 espaços para sata então. Sata 1 e Sata 2. Peguei o cabo de dados e ja conectei nesses 2 e coloquei no HD. Também já utilizei os 2 cabos sata de alimentação e usei no Hd.


@marcioduque olá. Primeiramente poste toda configuração do teu PC para 

todos verem. 

 

2ª você trocou os cabos de força, e dados do HD, e mesmo assim não é reconhecido 

na BIOS?

Cara , tem algo importante que tenho também a dizer. Ontem troquei o fusivel da fonte, pois dias atrás ele queimou pois, colocaram o pc direto na tomada sem mudar de 110v para 220 (minha cidade é 220), então olhei toda fonte perguntei aqui no forum varias coisas e tal.

Agora acho que pode ter uma relação direta com essa fonte. Meu HD acho que não está queimado pois não fiz nenhum procedimento errado nele, eletricidade estática, pancada, queda de energia, essas  coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um PC doméstico comun :

Motherboard VSG31tt-M VScompany

Intel Pentium Dual Core E5300 3.60 GHZ

Regravadora CD/DVD RW LG

Memoria Ram 2GB 800 MHZ

HD SATA 2 320 GB Seagate

Card Reader

Fonte 500w Bivolt

 

Eu digo que troquei os cabos, quando troco os cabos de dados e alimentação com o drive de CD. Pois ele esta funcionando normalmente, então já inverti os 2 cabos sata assim: 

 

tem 2 espaços para sata então. Sata 1 e Sata 2. Peguei o cabo de dados e ja conectei nesses 2 e coloquei no HD. Também já utilizei os 2 cabos sata de alimentação e usei no Hd.

Cara , tem algo importante que tenho também a dizer. Ontem troquei o fusivel da fonte, pois dias atrás ele queimou pois, colocaram o pc direto na tomada sem mudar de 110v para 220 (minha cidade é 220), então olhei toda fonte perguntei aqui no forum varias coisas e tal.

Agora acho que pode ter uma relação direta com essa fonte. Meu HD acho que não está queimado pois não fiz nenhum procedimento errado nele, eletricidade estática, pancada, queda de energia, essas  coisas.

neste caso de por em tensão errada maior, só na cessão de eletrônica, para 

falar sobre a fonte, ou o colega @faller podes citar algo, sobre o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se:

1) O HD era reconhecido antes e agora não é mais, porém o gravador de dvd continua sendo reconhecido;

2) Os cabos de dados e de energia estão ok;

3) As portas sata da mobo estão ok (trocando o gravador de dvd de porta com o hd, você verifica essa mudança na bios)...

 

O seu HD deve ter ido para o brejo.

Em um HD que não seja reconhecido pela bios, não é possível fazer nada que custe mais barato do que outro hd de 320 Gb.

Se o hd não é mais reconhecido, o jeito é partir para outro, pois qualquer software precisaria, primeiro,"enxergar" o hardware para  depois poder fazer alguma coisa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... só matando umas duvidas, este hd é reconhecido se usado como secundario - slave? Ou ele não é reconhecido de forma alguma? Qual o modelo dele? Você disse que consegue iniciar pelo CD e nem ai ele é reconhecido? Gerenciador de discos também não aparece?

secundário ? slave ?. Assim cara eu renho o hirens boot cd antiguinho, ai tem o windows mini xp.

Se:

1) O HD era reconhecido antes e agora não é mais, porém o gravador de dvd continua sendo reconhecido;

2) Os cabos de dados e de energia estão ok;

3) As portas sata da mobo estão ok (trocando o gravador de dvd de porta com o hd, você verifica essa mudança na bios)...

 

O seu HD deve ter ido para o brejo.

Em um HD que não seja reconhecido pela bios, não é possível fazer nada que custe mais barato do que outro hd de 320 Gb.

Se o hd não é mais reconhecido, o jeito é partir para outro, pois qualquer software precisaria, primeiro,"enxergar" o hardware para  depois poder fazer alguma coisa.

1. Se o HD não tiver mais jeito de prestar eu queria poder salvar os arquivos

2.Cara se você souber por favor me diz os motivos do hd ter queimado, ou ter adiquirido esses defeitos. Os que eu sei são pancada nele  e eletricidade estatica. Eu realmente só tirei a fonte consertei e coloquei novamente no gabinete.

 Obrigado ai pela ajuda

Se a fonte estiver mandando energia menor que a normal ou maior que a normal , vocês acham que pode levar a queimar o HD ? :confused: :confused:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele não é mais reconhecido por nenhuma porta da placa mãe, mesmo as portas da mobo estando ok, então você terá que leva-lo a uma empresa de recuperação de dados ou de reparo de HDs, dependendo do que você pretende fazer.

Mas, fora recuperar os seus dados, acho que não vale a pena você investir em um HD de 320 Gb que deu defeito.

No seu lugar, eu partiria para outro HD, ou para um SSD.

Quanto ao defeito, ele pode ter muitas causas, por exemplo, um pulso de tensão ter danificado a placa lógica.

Assim como uma TV ou um aparelho de som podem "pifar" sem motivo aparente, também pode ocorrer o mesmo com qualquer equipamento eletrônico, por exemplo: a placa lógica de um HD.

Esse é o tipo de coisa que não compensa consertar, a menos que você tenha algum amigo que mexe com "desmanche" de computadores e possa te conseguir outra igual, para fazer um teste.

E a placa lógica é apenas uma possibilidade, imaginada pelo que você falou.

Mas também não é certeza que seja ela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcioduque você já tentou plugar este HD como secondary pra ver se ele é reconhecido ?

 

existe também a opção de você utilizar uma case para HD e ver se em outro computador este HD é reconhecido (caso sim, bom que você já poderia ao menos fazer um backup dos seus dados)

 

 

assim como já citado pelos amigos, se o HD estava funcionando e mesmo você trocando ele de porta sata na placa-mãe ele nao foi reconhecido grandes chances dele ter queimado ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geniodanet vou fazer aqui o da case e como faço pra colocar como secondary ? ( No setup você fala ? ).

 

Na verdade combinado setup e jumper do HD (caso ele tenha) .... alguns HDs tem um jumper pra setar modo secondary neles ...

 

Sá fazer uma observação que pra caso de hds de 3,5 provavelmente você vai precisar de uma case com alimentação externa para liga-lo na USB e funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geniodanet vou fazer aqui o da case e como faço pra colocar como secondary ? ( No setup você fala ? ).

Na verdade combinado setup e jumper do HD (caso ele tenha) .... alguns HDs tem um jumper pra setar modo secondary neles

Os HDs SATA não tem mais esse lance dos jumpers master / slave / cable select e também nem faz diferença entre ser primary ou secondary na mobo. Cada porta é independente e você tem que verificar apenas se a porta escolhida está funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!