Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Congelamentos intermitentes e frequentes.


Posts recomendados

Bom dia, pessoal.

 

Tenho um computador com as seguintes configurações:

 

AMD FX 8350 4.00 GHz

2 Pentes de memória G.Skill 1600 de 8GB cada

Placa mãe AsRock 970 extreme3 R2.0

HDD Western Digital de 2TB

Fonte MODXSTREAM2 OCZ700MXSP - 700W

Nvidia GeForce 9800 GTX+

Windows 8.1 Professional/Windows 10 - ambos 64 bits.

 

O computador foi montado por mim mesmo. Na época, a única coisa que não comprei foi a placa de vídeo, até porque não jogo e nem exijo nenhuma performance de vídeo.

 

O computador sempre funcionou muito, à exceção de alguns problemas de drivers que tive (essa AsRock é complicada em relação a drivers para Windows 8 adiante). Se bem me lembro, congelamentos mesmo tive um ou dois em mais de um ano de uso, ou seja, não era uma coisa frequente.

 

Recentemente, fiz o upgrade para Windows 10 e tudo corria a mil maravilhas, mas quando atualizei o driver da minha placa de vídeo, o computador começou a apresentar travamentos (leia-se congelamentos, que não se consegue fazer nada e o som fica numa espécie de looping infinito com ruídos). Restaurei o driver de vídeo antigo e tudo 

funcionava bem. Entretanto, de uns 3 dias para cá, o computador começou a travar muito (leia-se de hora em hora, praticamente), apresentando um padrão totalmente aleatório. Também, as telas azuis começaram a surgir frequentemente (CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT, SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED). Algumas vezes, com pouquíssimo uso, outras com um tempo maior. Analisei todos os drivers, reverti alguns e nada. Resolvi então fazer o downgrade para o Windows 8.1, mas, para isso, tive que formatar a máquina. Entretanto, o problema persiste.

 

Rodei o teste de memória estendido do Windows e nenhum problema foi apontado nas memórias, pensando eu que poderia ser algo relacionado a um dos pentes, tendo em vista que já passei por esse problema antes e era exatamente isso.

 

Pelo Aida64 Extreme, rodei o teste de estabilidade e curiosamente, quando colocava para testar todos os parâmetros juntos (CPU, FPU, memória, GPU e HD), o teste parava rapidamente, apontando alguma falha de hardware. Pesquisei e alguns apontavam como erro do programa e que uma atualização no mesmo seria necessária. E o fiz. Rodei novamente o teste de estabilidade com todos os parâmetros e dessa vez surgia uma tela azul de NTFS_FILE_SYSTEM. Pesquisei um pouco e verifiquei que poderia ser badblock no disco, disco corrompido ou falha na memória. Rodei o Scandisk com /r /f, demorou horas e nenhum problema foi apontado no HD.

 

Alguém tem mais alguma sugestão? As temperaturas estão normais:

 

CPU variando entre 17 e 25ºC.

GPU uns 46ºC.

Placa mãe 37ºC.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o cmd, digite chkdsk /f /r

No aida64, retire o HD do teste e execute por meia hora.

Faça o teste no aida64 acrescentando o HD e retirando a gpu.

Poste os resultados. O resultado do chkdsk vai ficar gravado na raiz do HD.

 

Bom dia, Lauro.

Em primeiro lugar, obrigado pela ajuda.

 

O resultado do scandisk não está na raiz, não sei o porquê. Ontem ficou cerca de 5 horas executando e depois o computador iniciou normalmente. Logo, creio que o processo foi finalizado.

 

Em relação aos testes de estabilidade, aconteceu o seguinte:

1) Com cerca de 5 minutos congelou totalmente, realizando o teste com todos os parâmetros, exceto HD.

2) Com cerca de 1 minuto congelou totalmente, realizando o teste com todos os parâmetros, exceto GPU.

 

Agora vou abrir o computador, retirar a poeira e limpar os conectores das memórias e GPU.

Está complicado. Estou com medo de ser processador ou memória e aí a facada vai ser grande.

 

Abraço.

Desinstalei o driver de áudio Realtek que tinha atualizado ontem e deixei o padrão da Microsoft.

Realizei novamente o teste com todos os parâmetros no AIDA64, mas sem o HD.

O teste falhou em poucos segundos, conforme se pode observar na imagem anexada.2MoRxQ.png

Tentei o teste retirando a GPU e colocando o HD, e o computador chegou a congelar, em poucos segundos, e depois reiniciou automaticamente.

 

Agora, vou limpá-lo e testar cada pente de memória isoladamente. Aguardo mais sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste com o aida64 só que desta vez sem as memórias e outra sem processador e poste os resultados. O Scandisk com aquela tela de fundo azul não deixa resultados mas só o do modo promt(cmd).

 

Segue o teste somente com memórias, GPU e HD. Rodou durante 30 minutos e não travou, mas assim que parei e fui anexar o arquivo aqui no fórum, congelou novamente.

 

O resultado do teste segue anexado.

 

SFR0A5.png

 

Agora vou tentar rodar somente processador e ver no que dá. Em breve posto novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fpu e cpu depois pois são partes da mesma cpu.

 

Certo. Testei CPU, FPU e CACHE juntos.

 

Novamente, não houve congelamento durante o teste. Após ter parado o teste, o computador ficou sem responder por alguns segundos, mas se estabilizou, até então.

 

Resultado anexado.GXeJa0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, não é hardware, passou o chkdsk?

 

Só consigo passar o chkdsk se for após o boot, antes de inicializar o sistema. Quando tento no próprio cmd fala que o volume está em uso e pergunta se quero agendar para a próxima vez que o computador foi reiniciado.

 

Após a tela da BIOS está aparecendo essa mensagem também:

 

"DETECTED ATA/ATAPI Devides...

The system failed to boot several times before.

You may press F2 or DEL to enter SETUP to reconfigure your system.

Or UEFI will continue to boot after X (contagem regressiva) seconds."

 

E inicia normalmente. Na BIOS, tudo certo, inclusive prioridade de boot.

Acabei de atualizar os drivers de rede, usb e áudio, baixando-os diretamente do site da AsRock (até então usava o Driver Update para fazer a atualização de tudo). Aproveitei para atualizar a BIOS, para uma versão do final de agosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá..

Creio que deve tentar com o HDD Regenerator,... se estão achando que é HD. 

Com o Live CD do Hiren´s boot, dê boot e execute o hdd regenerator via DOS, vai demorar ... mais vale a pena,... se for HD,... o teste mostrará e executará de forma segura.

 

Boa noite, Ed.

Obrigado pela resposta.

Eu até tenho o HDD Regenerator bootável. É uma ótima alternativa. Inclusive, já recuperei um HD com ele.

Só estou verificando o restante primeiro, porque esse processo do HDD Regenerator vai demorar quase 1 dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essas telas azuis, lentidão e travamentos, há indícios de "blocos" danificados no seu HD.

Baixe este programa http://www.baixaki.com.br/download/HD-Tune-Pro.htm e rode um "Error Scan" no seu HD, não leva mais do que 4 horas.

Se indicar problemas ("Damaged Blocks"), faça o que o Ed Dourado recomendou. É um procedimento bastante demorado, você vai ter que deixar rodando de um dia para o outro, pelo tamanho do seu HD, serão pelo menos 24 horas.

Abraços e boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o HD e sim algum software do windows ou software driver incompatível ou vírus.

 

 

Por essas telas azuis, lentidão e travamentos, há indícios de "blocos" danificados no seu HD.

Baixe este programa http://www.baixaki.com.br/download/HD-Tune-Pro.htm e rode um "Error Scan" no seu HD, não leva mais do que 4 horas.

Se indicar problemas ("Damaged Blocks"), faça o que o Ed Dourado recomendou. É um procedimento bastante demorado, você vai ter que deixar rodando de um dia para o outro, pelo tamanho do seu HD, serão pelo menos 24 horas.

Abraços e boa sorte!

 

 

Pode ser sim, não descarto sua dica pois ta dando erro ao executar o chkdsk.

 

 

Então baixa o HT Tune e faz um teste logo, para tirar a dúvida de uma vez!

 

Boa tarde, pessoal.

 

Fiz o teste com HD Tune e nenhum badblock foi encontrado.

Reparei que o Google Chrome estava travando frequentemente durante o carregamento da extensão do Guardião do Itaú. Como já tive problemas com ele antes, acabei excluindo a extensão. Entretanto, o Chrome continuou a travar e o desinstalei. Agora, estou com o Firefox e continuarei fazendo testes. Mais sugestões?

 

Obrigado a todos.

 

Segue o teste do HD Tune anexado.JhBQJJ.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Desde o dia 4 de setembro meu computador se estabilizou. Realmente, não sei o que foi. Não sei se era o Guardião do Itaú ou o Chrome. Fato é que já voltei a usar o Chrome (claro, após desinstalação completa) e até então nada.

Agradeço aos companheiros que ajudaram.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, por acaso você acabou descrevendo meu problema. O mesmo acontece comigo depois de um tempo que estou usando o computador, A tela congela e fica um som estranHo no alto falante, você fez algo que o corrigiu?

 

Boa noite, Artur.

 

Tive o problema duas vezes, com computadores diferentes. Na primeira, era um dos pentes de memória que estava danificado. Entretanto, nenhum teste apontava erros, inclusive o Memtest86. Descobri na tentativa e erro, testando cada pente isoladamente (eram dois de 2GB, na época).

Dessa última vez, os travamentos começaram depois que atualizei o driver da placa de vídeo, que foi revertido ao anterior. Entretanto, os travamentos persistiram. Aparentemente, algo relacionado ao Windows 10, que ainda não descobri. Por fim, voltei ao Windows 8.1, só que os erros persistiram. Desconfiei do Guardião e do Chrome. Desinstalei os dois e fiquei um tempo só usando o Mozilla. Voltei ao Chrome, na versão x64, e os problemas cessaram.

Se o seu problema não for software, sugiro que teste os pentes de memória isoladamente, em primeiro lugar. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Artur.

Tive o problema duas vezes, com computadores diferentes. Na primeira, era um dos pentes de memória que estava danificado. Entretanto, nenhum teste apontava erros, inclusive o Memtest86. Descobri na tentativa e erro, testando cada pente isoladamente (eram dois de 2GB, na época).

Dessa última vez, os travamentos começaram depois que atualizei o driver da placa de vídeo, que foi revertido ao anterior. Entretanto, os travamentos persistiram. Aparentemente, algo relacionado ao Windows 10, que ainda não descobri. Por fim, voltei ao Windows 8.1, só que os erros persistiram. Desconfiei do Guardião e do Chrome. Desinstalei os dois e fiquei um tempo só usando o Mozilla. Voltei ao Chrome, na versão x64, e os problemas cessaram.

Se o seu problema não for software, sugiro que teste os pentes de memória isoladamente, em primeiro lugar. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraço

Irei fazer os testes, muito obrigado pela resposta. (:

-------

Era realmente uma das minhas memórias que estava com problema, retirei ela e ontem fiquei 12h direto jogando e o PC não congelou novamente. Terei que trocar de memória né? Ou há alguma forma de arrumar ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...