Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Reiniciando Core i7 2600


vinicos

Posts recomendados

Olá pessoal, estou montando um PC com a seguinte configuração:

 

Core i7 2600

Gigabyte GA-B75M-D3H

2x 4gb Kingston HiperX Fury 1600

EVGA GTX 550 Ti

HD WD Blue 500gb

 

Destes ítens, somente o que eu já tinha e usava em outro PC antigo são o HD e a VGA. As memórias e a placa mãe comprei novo, lacrados, e o processador comprei usado.

 

Pois então, montei tudo, instalei o windows 7 64, instalei os drivers da placa mãe e da nvidia e fui rodar o Índice de experiência do windows. Uns 10 segundos após o início do teste com o processador o pc reiniciou. Instalei o HW Monitor para verificar as temperaturas: idle: ~33º / full: ~63º. Desabilitei reiniciar automaticamente quando houver falha, rodei o teste de novo e acabou reiniciando sem tela azul novamente.

 

Fiz o diagnóstico de memória do windows: sem falhas.

 

Removi um pente de memoria, inverti eles e nada. Removi a 550 Ti, liguei o monitor direto na placa mãe, instalei os drivers intel hd e deu tela azul no boot, após carregar os drivers, no momento em que iria aparecer a tela com usuário e senha.

STOP: 0X0000000A (0XFFFFFA7FFFFFFFE0, 0X0000000000000002, 0X0000000000000001, XFFFFF80002F7B42C)

Removi os drivers intel hd, e com o driver de adaptador padrão vga consegui usar o windows normalmente.

 

Removi o processador, reapliquei pasta térmica, temperaturas se manteram semelhantes, mesmos problemas. Instalei novamente a geforce, instalei 3dsmax, abri uma cena qualquer, criei um zilhão de geometrias, mexendo na viewport e o pc reiniciou. Fui novamente no 3ds max, Abri uma cena complexa, mandei renderizar em 4k, em torno de 2 horas com o processador a 100%, perfeito, sem problemas, temperaturas atingiram pico de 65º.

 

Detalhe 1: estas memórias não estão listadas como sendo suportadas pelo fabricante da placa mãe para este modelo.

Detalhe 2: não tenho um pente diferente de meória ddr3 para testar, não sei como conseguir.

 

Agradeço muito se alguém der uma luz, ainda tenho que decidir se fico ou não com o processador. Sinceramente, gostaria muito que fossem as memórias hehe, não quero perder esse processador.

 

Abraços!

 

Edit 1: Atualizei a bios e nada.

Edit 2: Desativei vga on chip na bios e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro, a fonte é uma Antec NEO ECO 400W, também já a utilizava no pc antigo, valeu!

 

Também esqueci de mencionar que logo na primeira tentativa de ligar o pc ele não deu nenhum sinal, só apitava sem parar. Fui fazendo alguns testes e consegui ligar com estabilidade mexendo nos pentes de memória RAM. Esse problema se repetiu mais uma vez quando retirei um dos pentes de memória para tentar solucionar o problema da reinicialização.

 

Consigo usar o pc por horas sem problemas, inclusive em situações mais pesadas como render no 3ds max. Porém ao manipular objetos na viewport, o que não exige muito do processador, o pc reinicializou.

 

Resumindo, foram 3 situações de bug:

 

1- Reinicializando sempre no mesmo ponto no índice de experiência do windows. (~15s após início do teste com processador, independente de estar usando vga on ou off board)

2- Tela azul na inicialização do windows ao com os drivers intel HD instalados. Consigo utilizar o windows com drivers de adaptador VGA padrão.

3- Reinicializou quando estava criando geometrias complexas na viewport do 3ds max, usando a geforce 550 ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0xa é dispositivo e ou driver defeituoso. Teste restaurar o sistema para um ponto anterior, desinstala os drivers de vídeo e use os genéricos, atualize os drivers de chipset, audio e lan. Após isso sem erros pode instalar os drivers de vídeo. Uma dica, use o ccleaner para limpar rastros de drivers antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0xa é dispositivo e ou driver defeituoso. Teste restaurar o sistema para um ponto anterior, desinstala os drivers de vídeo e use os genéricos, atualize os drivers de chipset, audio e lan. Após isso sem erros pode instalar os drivers de vídeo. Uma dica, use o ccleaner para limpar rastros de drivers antigos.

 

Pois então Lauro, logo após instalar o windows instalei todos os drivers da placa mãe, chipset, lan, audio, usb3. Estava com a gtx550ti instalada, então instalei os drivers da nvidia e rodei o teste do índice de experiência do windows, foi quando o pc reinicializou pela primeira vez. Após algumas tentativas frustradas, removi a placa de vídeo e tentei instalar os drivers intel hd para usar o vídeo direto na placa mãe, foi quando apareceu a tela azul na inicialização do sistema. Fiz a restauração para um ponto anterior e consegui rodar o windows, porém com os drivers adaptador vga padrão do próprio windows. Tentei mais uma vez instalar os drivers intel hd mas a tela azul na inicialização persistiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, instalei o windows 8.1, instalei os drivers da placa mãe, placa de vídeo, descobri que não existe teste do índice de experiência do windows no windows 8.1, mas descobri um link pra baixar:

 

http://winaero.com/download.php?view.79

 

Rodei no computador e deu o mesmo problema! Exatamente no mesmo momento, alguns segundos após o início do teste com o processador o PC reiniciou.

 

Não fiz mais nenhum teste, estou usando meu note pra trabalhar, mas muito frustrado com o PC novo parado, se alguém tiver alguma dica... valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pude notar usa estabilizador, certo?

Se sim, não tem dó de seu computador?

Remova-o imediatamente.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

Olá Vinícius, não uso estabilizador, somente um filtro de linha de boa qualidade, embora não tenha aterramento.

 

Atualizando: instalei o 3ds max e deu o mesmo problema novamente... :( muito frustrante... ainda não sei como, mas vou tentar conseguir um pente de memória ddr3 emprestado aqui em Porto Alegre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixe o hdtune e na aba health veja como esta a saude de seu hd.

Baixe o memtest86 e teste sua memoria.

Se falhar na memoria, limpe os contatos da memoria com uma borracha branca e teste novamente.

Se falhar no hd poste fotos da aba do hdtune.

Baixe o aida64 e use o stress dele para efetuar testes:

-stress sem o processador e os outros marcados.

-stress sem a gpu e os outros marcados.

-stress sem o hd e os outros marcados.

-stress sem a memoria e os outros marcados.

Testes no máximo de vinte minutos. Poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que entendi você não testo os dois pentes de memória separadamente .

eu moro em viamão tenho um i5 2500 qual quer coisa posso testa sua cpu 

 

Obrigado irmão, acho que vou conseguir um pente de 2gb amanhã de manhã, mas qualquer coisa aviso!0

 

Atualizando, resolvi realizar os procedimentos que o Lauro descreveu.

 

Segue print do HDtune, não sei se era essa a tela pra fazer o print, em anexo.

 

Rodei o memtest e vi que tem uma opção de testar o processador. Quase 3 horas depois está ainda na metade, não sei se vai resolver alguma coisa, mas vou deixar rodando. Depois desse teste vou rodar os de memória. Alguém sabe se o memtest gera log após os testes? Segue foto da tela...

 

Obrigado a todos por enquanto, quero tentar resolver tudo até amanhã no máximo, valeu!

Qual era seu kit anterior por curiosidade...?

 

Hausak, era um phenon II 945, se não me engano, e uma placa mãe asus que não lembro o nome, vendi a placa mãe, memória e processador pra um amigo há mais de um ano, fiquei com o resto das peças parados em casa. 

post-547929-0-68648300-1441326538_thumb.

post-547929-0-26795200-1441326671_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editando, na verdade ontem fiz o teste completo em 4 passes selecionando somente a cpu 0, que terminou conforme a foto da tela que postei, agora estou anexando o relatorio gerado em html. Bem de acordo com o relatório pelo que eu entendi só foi testado um dos núcleos, mas ok, indo ao próximo ponto.

 

Ontem deixei rodando o teste novamente, desliguei o monitor e fui dormir, quando acordei a tela do monitor não respondia, apertei algumas teclas, nada, reiniciei por ctrl alt del, então veio a novidade, o pc não dá mais boot, dá um beep longo seguido de 3 beeps curtos, algum problema na memória. (http://www.bioscentral.com/beepcodes/amibeep.htm)

 

Consegui ligar o micro retirando um dos módulos de memória, rodei o teste com todos os processadores e na Hammer test o micro reiniciou.

 

Vou tentar mais algumas alternativas aqui, acho que vou conseguir um pente de memória com um amigo ainda hoje.

post-547929-0-02844000-1441340324_thumb.

MemTest86.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico, ainda não consegui resolver o problema mas andei mais um pouco.

 

Desde ontem estou utilizando um módulo de memória de 4gb e 1600mhz da gskill que um amigo emprestou. Os timings também são iguais aos das minhas, e no final os problemas também continuaram os mesmos. Também removi a gtx550ti e estou usando só o vídeo onboard, que dessa vez consegui configurar certinho com os drivers intel hd.

 

O memtest continuou dando o mesmo problema registrado anteriormente, no mesmo ponto, mas agora o pc não reinicia mais, simplesmente congela.

 

Já estou quase convencido de que o problema é mesmo no processador e terei que devolver ele, por mais improvável que seja que quase tudo esteja funcionando e só algumas tarefas ativem algum bug. Ainda estou realizando mais alguns testes para tentar chegar numa conclusão definitiva, até mesmo para poder argumentar com o vendedor.

 

O pc passou nos testes do Aida64 sem problemas, deixei cada parâmetro rodando 25 minutos. No teste da FPU as temperaturas chegaram a um pico de 66º, foi a maior temperatura que vi em qualquer teste até agora, fora isso sem grandes novidades.

 

Agora a noite pesquisando sobre pcs reiniciando no WinSAT, que é o índice de experiência, descobri como rodar o teste pelo prompt de comando, e a partir daí consegui filmar e ver exatamente o ponto onde o pc reinicializa, que é um instante após esta última linha (CPU Assesment '-encryption'). Talvez ajude em alguma coisa.

 

post-547929-0-52156600-1441513072_thumb.
 
Eis o log da sessão inteira:
 

 

Minha cartada final seria conseguir um outro processador qualquer socket 1155 para testar.

 

Obrigado a todos.

 

 

 

 

post-547929-0-52156600-1441513072_thumb.

winsat_erro.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ter erro na unidade aritmética ULA da cpu ou sujeira no socket. Como esse teste traduzido é "avaliação de cpu - criptografia"(cpu assesment - encryption).

Como ultimo recurso, retire o processador e limpe os contatos com limpa contato e o socket. Verifique antes se tem sujeira grossa que de para tira com uma agulha, pedaço de papel, pasta ressecada e entre outros nos contatos e no socket, uma vez limpos e secos, coloque novamente a cpu no socket e teste novamente. Obs.: evite de colocar o dedo nos pinos do processador pois o mesmo é sensível a estática, pegue pelas beiradas e faça a limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a recomendação fiz uma limpeza completa hoje de todo o sistema, inclusive abrindo a Fonte de alimentação para tirar a poeira, limpei cuidadosamente os contatos da cpu, reapliquei pasta térmica... fiz o teste do windows e ainda com o mesmo problema.

 

Perdendo as esperanças, amanhã entro em contato com o vendedor. O processador deveria ter vindo em uma embalagem plastica original, segundo o anúncio, mas chegou enrolado naquele papel espuma, sei lá como se chama aquilo, armazenado dentro de uma caixinha de papelão. Sei que isto por si só não necessariamente danificaria o processador, mas já existe o risco.

 

Uma pena, não queria mesmo perder esse processador... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, só pra fechar o tópico, depois de diversas tentativas e a troca do processador e placa-mãe e o problema persistir, o problema era mesmo da PSU, que já foi substituída e o problema resolvido.

 

Muito estranho que mesmo com um outro modelo de placa-mãe e de processador, o computador continuava reiniciando exatamente no mesmo ponto do índice de experiência do windows (cpu / compression). Foi só substituir a fonte que ele já conseguiu completar o teste, ficando estável em todos os outros testes.

 

Obrigado a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...