Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

JVC RX508VBK não identifica nem reproduz nenhuma rádio AM/FM


Posts recomendados

Olá, estou com esse receiver que está com um defeito na recepção de rádio. Ele não identifica nem reproduz nenhuma rádio AM/FM (o autoscan não memoriza nenhuma rádio), tudo o que se ouve é um ruído baixo de fundo (hiss), mas nenhum som.

 

O que fiz foi trocar todos os CI's da placa do tuner, porém não resolveu nada e o problema continua.

 

Os CI's trocados foram LC7218, LA1266 e LA3401.

 

Se não for muito complicado, gostaria de consertá-lo, porém para isso preciso da dica do pessoal.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Você testou a alimentação de 15V que alimenta esses vários circuitos?

Testou os transistores amplificadores de RF antes dos CIs?

Part1 do esquema dele:

http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=66037

Part2 do esquema dele:

http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=66038

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sem equipamentos de testes, essa sua tarefa será bem trabalhosa!, mas tem que sair medindo todos componentes entre a antena e os CIs...

Verifique também, se os capacitores de filtro dessas tensões que alimentam o estágio de rádio, não estão esgotados!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, e tem componentes que nem sei testar, como os transformadores, filtros cerâmicos e varicaps. O que eu fiz foi aterrar o pino 1 do LA1266, o que me deu ruído branco na saída de áudio em modo AM, a partir disso, suponho que tanto esse CI quanto o LA3401 estejam funcionando.

 

O próximo passo é trocar todos os eletrolíticos, também desconfio do sintetizador PLL, mas não tenho como testá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas! Vou seguir testando, o que acho estranho é que tanto o AM quanto FM não funcionam, sendo que os sintonizadores são diferentes. O FM usa uma caixinha blindada para receber o sinal, enquanto o AM usa diretamente um varicap.

 

O que verifiquei no varicap foi que a tensão aplicada muda conforme a frequência sintonizada (como deveria funcionar), ao tocar os pinos do varicap, o som de saída muda um pouco, também tentei ajustar os transformadores e bobinas presentes na placa, sem sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! Provavelmente você "Matou" o defeito!

Siga essa linha do pino 20.... Tem a L101, o diodo D116 (troque-o mesmo que no teste esteja bom)... A falha esta ai!...

Pelo que consegui seguir, essa tensão é fornecida pelo processador do painel (Placa frontal com display) IC401 pelos pinos 46 e 47...

Verifique ai a continuidade das trilhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei o post anterior, eu estava confundindo o pino 21 com o 20.  :confused:

 

Pois bem, fiz algum progresso, tentando diminuir o caminho do sinal FM, curto circuitei o pino 1 do LA1266 com a base do Q108, nisso o alto falante começou a fazer uns estalos, aumentei o volume e ao fundo eu podia ouvir a rádio que eu havia selecionado, ocasionalmente um dos estalos (minha teoria) fazia com que o MPX se ativasse, e a rádio tocava a todo volume.

 

Ainda estou investigando por que o sinal não chega ou não é detectado. Desconfio do CF102.

 

------

 

Conseguí fazer a parte de AM funcionar, porém ela para de funcionar novamente, creio que o defeito seja o mesmo tanto em AM quanto em FM.

 

------

 

Quando o circuito AM está funcionando perfeitamente, no LA1266, o transformador entre os pinos 18 e 20 entra em oscilação, tocar o pino 20 com uma ferramenta faz o circuito produzir um ruído semelhante à uma buzina de carro, tocar qualquer conexão entre o varicap e o CI produz um ronco forte na saída. Quando o circuito para de funcionar, nada disso acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O Filtro CF102, é o mesmo usado em todos rádios FM, para testar é só verificar num outro rádio FM funcionando e tirar ele...

 

PS: Esse LA1266 que você trocou, ele esta realmente bom? Em torno dele tem vários capacitorzinhos eletrolíticos!, experimente troca-los...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores já foram trocados, se conseguí sintonizar FM e AM então o sintetizador PLL deve estar funcionando, e pelo mesmo motivo, o LA3401 também deve estar OK.

 

Vou ver se consigo outro LA1266 para testar, enquanto isso vou começar a testar os capacitores cerâmicos e resistores.

 

Quanto ao filtro cerâmico, tenho um outro rádio que usa o LM7001 + LA1265 + BU4052BC que com certeza deve ter um desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os capacitores já foram trocados, se conseguí sintonizar FM e AM então o sintetizador PLL deve estar funcionando, e pelo mesmo motivo, o LA3401 também deve estar OK.

 

Vou ver se consigo outro LA1266 para testar, enquanto isso vou começar a testar os capacitores cerâmicos e resistores.

 

Quanto ao filtro cerâmico, tenho um outro rádio que usa o LM7001 + LA1265 + BU4052BC que com certeza deve ter um desses.

Beleza, estou torcendo para que consiga!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma novidade, troquei o filtro cerâmico pelo de um rádio que eu tinha aqui, coloquei o receiver no modo de busca automática e comecei a mexer na placa, então o rádio começou a emitir um som muito agudo que acompanhava a mudança de frequência, mexendo no cabo do PLL na ponta conectada à placa principal, o barulho piorava ou sumia, parei a sintonia numa rádio qualquer e o ruído continuou, então toquei o transformador T107 e ele estava oscilando, o ruído mudou.

 

Ao que parece, é uma solda fria no cabo do PLL, mas mexendo nele e sintonizando uma rádio não conseguí recepção nenhuma. O problema é que para resoldar o cabo, terei que desmontar todo o receiver, que é uma coisa gigantesca, vai dar trabalho.

 

-------------

 

Deixando o cabo do PLL numa dada posição, conseguí fazer o rádio AM funcionar como deveria, ajustando as bobinas e transformadores conseguí fazer a busca automática funcionar, na tela aparece o indicador "Tuned" quando uma rádio é encontrada. Até agora não parou de funcionar, mesmo mudando para AM/FM e desligando e ligando o receiver.

 

------------

 

Resoldei o cabo do PLL e o defeito do mal contato sumiu, o rádio AM está 100% agora. Mas o FM continua sem sinal, estou desconfiando do "front end".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abrí o front-end (caixinha blindada) e medí varicaps e transístores e aparentemente estão bons.

 

Com o pino 1 do LA1266 ligado na base do Q108, conseguí sinal FM. Comecei a passar os dedos nas soldas do front-end para saber o que causava interferência, ao passar o dedo sobre uma bobina e o varicap, conseguí sinal da rádio FM sintonizada. Se minha teoria estiver correta, a capacitância do meu dedo fez o circuito oscilar mais ou menos corretamente, tanto é que depois de um tempo o sinal sumia, lembrando que o botão de volume estava na metade.

 

O varicap em questão é um 1SV103 (são dois deles), não achei outro para colocar no lugar.

 

------------

 

Hoje de manhã a rádio AM parou de funcionar novamente, não sei mais o que fazer.  :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer o seguinte, quando eu puder, vou comprar e refazer toda a parte do LA1266, se der certo o problema deve sumir.

 

---------------------

 

Resolví o problema, refiz as soldas do LA1266 e quando liguei, a parte do FM e AM estava funcionando, sintonizando as rádios perfeitamente com qualidade ótima de som.

 

Agora preciso de ajuda para ajustar a parte de FM, a busca automática não está funcionando, e quando uma rádio é sintonizada, não há indicação "tuned" nem "stereo" no painel, mesmo habilitando a função "fm mode/auto".

 

A mesma função funciona perfeitamente no AM, ajustando T101, TC105 e T103, é possível melhorar a recepção das rádios (melhora umas e piora outras), o "tuned" aparece quando a recepção é boa, ajustar o T107 faz com que a recepção melhore ou piore de modo geral.

 

A únicas peças ajustáveis do FM são as duas bobinas do detector de FM, T105 e T106, ajustá-las torna a recepção melhor ou pior, porém sem efeito quanto ao estéreo ou "tuned". Ao pressionar o botão "fm mode/mute", a recepção estéreo inicia e rádios fracas ou rádios em mono ficam mudas, porém, nesse modo nenhuma rádio funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Boa noite a todos! Vim de novo à esse tópico para informar aos colegas qual foi a solução definitiva.

 

Depois desse post ali em 21 de setembro de 2015, a função de rádio funcionou por uns 2 dias e parou totalmente, porém, não tive tempo para mexer, então usei o receiver durante todo esse tempo apenas como amplificador para a TV, até que o receiver começou a apresentar defeitos secundários intermitentes cada vez piores, até literalmente parar de processar qualquer áudio.

 

Em paralelo à outro rádio que estava consertando (um Philips 06 rl 302), me animei para efetuar o diagnóstico do receiver já que estava aprendendo muitas coisas novas sobre rádio superhet, e embora o Philips usasse diodos e transistores de germânio, os princípios básicos são os mesmos para o PLL.

 

Dentre os problemas que o receiver possuia:

1 - Rádio AM/FM inoperante.

2 - Estouros aleatórios no alto-falante.

3 - Relê de saída operando erraticamente (do protetor), cortando o sinal para o alto-falante.

 

Os problemas 2 e 3 são causados pelo mesmo defeito, solda fria, na verdade fui obrigado a fazer uma revisão total em todas as placas, encontrei mais de 50 soldas frias!

 

O problema 3 era causado especificamente pela solda fria no RY901, acionado pelo IC901, que fornece várias proteções para os alto falantes.

 

O problema 2 era causado especificamente pela solda fria no Q805, parte do regulador +15V, pois a ausência dessa tensão mesmo que momentariamente, faz com que apareça +50V DC na saída do amplificador de áudio, sendo enviado diretamente aos alto falantes.

 

Já o problema 1, vou detalhar o diagnóstico pois me deu trabalho, e a causa foi algo que eu não esperava.

 

- Tensão +B de 15V do sintonizador, gerada pelo Q802 oscilando entre +15V e +30V, a causa foi o diodo zener D814 defeituoso, substituído.

- Calor gerado por R831, R832 e R833, parte do regulador +B de 15V do sintonizador, substituí por três resistores de cerâmica de 5W e 1K cada em paralelo, fixados no dissipador principal.

 

Descrição do problema:

 

Sintonizador totalmente inoperante, tanto em AM quanto em FM, todos os 3 CI's recebendo alimentação normalmente. Pino 2 e 3 do CI LA1266, com 2.5V e 0.6V respectivamente (em FM), juntanto esses 2 pinos, o rádio FM volta a funcionar imediatamente, esses dois pinos estão ligados ao processamento de IF (frequência intermediária) vindas do front end FE101 e do IF do AM gerada localmente. Juntar os dois pinos não tem efeito para o AM. Às vezes, o FM continua funcionando por alguns segundos depois de separar os dois pinos, a tensão no pino 3 variando lentamente entre 2.5V até 0.6V, sendo que o FM para de funcionar quando a tensão diminui abaixo de 1V.

 

O AM emitia fortes roncos inconstantes, medindo as tensões nos pinos 19, 2 e 3 do LA1266, no pino 19 (AM AGC, automatic gain control), a tensão variava entre 0V e 2.5V de acordo com os roncos, pino 2 com 1V constantes e pino 3 variando entre 0.6V e 1V onde quando perto de 1V os roncos se assemelhavam mais ao som de algo sintonizado do que ruído.

 

A tensão no pino 19 me indicou possível problema no AM, sendo o pino 3 um forte indicador pois varia junto com a tensão AGC. Usando outro rádio que usa PLL, injetei o sinal de 10.7MHz (IF) vindo do front end FE101 (pino 1 do LA1266) no outro rádio (que usa o LA1265), que passou a reproduzir a rádio sintonizada pelo receiver, confirmando que o PLL e front end estavam funcionando perfeitamente, fiz o inverso também, pegando o sinal já decodificado pelo LA1265  e injetando no pino 12 do LA1266, sinal esse que foi reproduzido perfeitamente pelo receiver, indicando que o LA3401 (MPX) estava funcionando perfeitamente. O oscilador para o AM controlado pelo LA1266 não estava funcionando.

 

O teste com o AM com a IF de 455KHz falhou, porém injetar o sinal decodificado pelo LA1265 no pino 15 do LA1266 funcionou perfeitamente, ajudando a confirmar que o problema estava na parte do AM.

 

Usando o outro rádio como testador e doador de peças, testei o transformador de IF e o cristal, ambos funcionando. Pesquisando sobre filtros cerâmicos para entender seu funcionamento, descobri que há vários equipamentos antigos que usam filtros cerâmicos da marca "Toko" que estão sofrendo com deterioração. Sendo o transformador do oscilador do AM desta marca (T107) e este tendo um filtro cerâmico integrado, fiz mais algumas medições em volta dele, e quando haviam roncos no AM, aparecia tensão em cima deste transformador e sinal insuficiente e inconstante saindo do filtro cerâmico (pino 18 do LA1266), sem o IF de 455KHz em alto e bom tom não há feedback para o oscilador, e o LA1266 faz o que pode para tentar manter o sinal sem conseguir.

 

Usei o transformador de AM do outro rádio (junto com o seu filtro cerâmico, e imediatamente tanto o AM quanto o FM voltaram a funcionar, tensões no pino 2 e 3 no modo FM perfeitamente estáveis em 2.5V, e no modo AM, estáveis em 1V. Sinal de IF de 455KHz estável e tensão no pino 19 estável.

 

Seguem fotos, área escura, superaquecimento:

110647582_Capturadetelade2021-11-1021-26-59.png.17630012ef2862dc5bf4871b95203638.png

 

Resistores novos:

665824638_Capturadetelade2021-11-1021-13-20.png.134b219266aa548e7676133cc9180947.png1209651334_Capturadetelade2021-11-1021-14-19.png.52e0624f6f8b58a553e3c3521b2f4526.png

 

Transformador T107 original e substituto:

1147566315_Capturadetelade2021-11-1021-19-13.png.cb2910ef3745b53782eca2368b5d43cc.png1420824477_Capturadetelade2021-11-1021-23-40.png.69a0349848b18c62cae1b8b3a26b8f78.png

 

Filtro cerâmico extraído:

1574441092_Capturadetelade2021-11-1021-16-43.png.98931260953a9bac8220263f333957ec.png346330037_Capturadetelade2021-11-1021-16-05.png.bcdb8c7dfed8221caa81e1be7b23568d.png1763824555_Capturadetelade2021-11-1021-16-21.png.4befcb73d822aaf03299af6106c51862.png

 

O receiver está funcionando há 3 semanas sem nenhum problema!

 

Espero que tenha sido útil! 😃

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...