Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença do retificador para regulador de tensão


c3po2

Posts recomendados

Para uma tensão senoidal de entrada, um retificador de Graetz (ponte de diodos) apresenta em sua saída uma tensão contínua pulsante como esta:

 

 

 

2_16_0_11.png

 

 

 

A etapa de filtragem elimina a ondulação da saída do retificador, o que a aproxima de uma tensão contínua constante (retilínea) F5Rua4D.gif.

 

 

 

Contudo, ao aproximar o circuito eletrônico até o filtro a um circuito linear, tem-se um equivalente de Thévenin com impedância de Thévenin não-nula, ou seja, dependendo da carga que fosse conectada a tensão a plena carga não seria mais a mesma tensão a vazio. O propósito de um regulador de tensão é justamente garantir uma tensão fixa sobre os terminais de qualquer carga.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A situação da carga sem um regulador seria como a de R2 no divisor de tensão deste site:

 

 

 

http://www.learningaboutelectronics.com/Articles/Voltage-divider-calculator.php

 

 

 

Se R2 aproxima-se do infinito, VOUT tende a igualar-se a VIN pelo fato de a corrente tender a zero, o que causaria uma queda de tensão nula em R1. Isso continuaria aproximadamente válido enquanto R2 fosse muito maior que R1 em valor F5Rua4D.gif.

 

 

 

Porém, no caso de R2 igual a R1, por exemplo, já ocorreria divisão de tensão e VOUT passaria a ser igual a VIN/2, não igual a VIN. Perceba que a tensão de saída VOUT tenderia a ficar menor quanto menor ficasse R2 em relação a R1.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesricardo,

 

Não sei se entendí direito, vou tentar responder de maneira mais prática.

 

Um retificador de tensão tem a função de receber uma tensão alternada, e em sua saída entregar uma tensão contínua, isto é, que não inverta nunca a sua polaridade. Essa tensão pode ser pulsante ( que é o que ocorre quando não usamos nenhum filtro na saída ) , ou pode ser filtrada e apresentar um nível DC constante.

 

Já um regulador de tensão tem como objetivo manter uma determinada tensão em sua saída. Por exemplo, nos automóveis mais antigos existia um regulador desse tipo, que recebia uma tencão alternada vinda do alternador, retificava essa tensão, e ainda regulava de maneira que ela não ultrapassasse 13,8 Volts.

 

Usamos muito hoje em dia reguladores integrados de tensão, como um LM7805, o qual recebe em sua entrada uma tensão que pode variar bastante entre um certo mínimo e um certo máximo, mas em sua saída sempre vai apresentar 5 Volts.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Retificadores, filtros, e mesmo transformadores, na prática são reais e não ideais.. Isso é, eles se comportam diferentemente se as correntes deles exigidas variarem..

Isso acaba fazendo com que a tensão de saída de um conjunto transformador, retificador e filtro fique variando conforme a corrente dele variar..

Já um regulador, através de um laço fechado de realimentação opera de um modo a compensar e buscar sempre entregar uma mesma tensão de modo independente das correntes dele exigidas, dentro de uma determinada faixa de corrente..

Um desses conjunto somente retifica.. O outro toma essa tensão mesmo variável e regula essa tensão de modo a entregar sempre uma saída com determinada tensão, de valor fixo, independentemente da carga que nele se aplique..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"O outro toma essa tensão mesmo variável e regula essa tensão de modo a entregar sempre uma saída com determinada tensão, de valor fixo,..."

 

E como ele faz isso? Pega uma amostra da saída e realimenta um comparador que fica comparando com uma outra tensão de valor fixo - a referência. Se estiver acima, manda baixar. Se abaixo, manda aumentar. Claro isso bem rápido que você (ou o circuito sendo alimentado) nem percebe.

Numa comparação meia tosca, seria algo como você ajustando a temperatura do chuveiro no registro misturador de água. Se quente você abre a fria ou fecha a quente, se frio... vice versa

 

Uma comparação tabém tosca com retificador  seria uma válvula de poço ou válvula de retenção. A água vai pra um lado só. Se tenta retornar a valvula fecha

 

Tem uma outra em que comparo capacitor de filtro com caixa dágua, mas esta deixo pra você pensar. Já me molhei demais por hoje...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendo quando você diz "dependendo da carga que fosse conectada a tensão a plena carga não seria mais a mesma tensão a vazio". Como estou estudando, ainda não tenho total domínio técnico

 

LEI DE OHM

 

Realmente, acho que está iniciando, mas procure no titio google a "lei de ohm".

Saberá que não há 1 dessas 3 grandezas elétricas sem as outras 2.

Vou te ajudar:

http://www.ohmic.com.br/site/produtos-lei-ohm

Mas vá com calma!

Uma coisa de cada vez.

Primeiro aprenda o que faz funcionar e depois saberá o funcionamento das coisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe mas não estou vendo desenhos. Só texto. você deve estar confundindo diodo com led (y otras cositas más). ok led é um diodo iluminado e sim este meio que "precisa de um resistor". Zener também é um diodo mas um especial: ao aplicar tensão inversa, ele segura a tensão na "tensão zener". Neste caso este sim "precisa de um resistor" pois ele segura tensão mas não corrente. O resistor 'resiste' à corrente pra ele.

Lá vem água... Um zener pode ser comparado ao limite causado pela boia da caixa dágua. Ao atigir o limte, fecha a entrada


xei de erro de digitação. preguiça de ativar o corretor do firefox. a qq mom faço isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa fonte de alimentação por exemplo. O zener, que fica no último estágio, apenas remove a ondulação da filtragem. Pois após a filtragem a fonte já está com 12v e em tensão contínua, só que com pequenas variações. No caso o zener serviria apenas para remover essa ondulaçãozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gomesricardo

 

 

 

Parece que um diodo Zener em paralelo após a etapa de filtragem só serve para isso, mas não. Ele na verdade constitui um regulador Zener, o mais simples, mantendo sempre a mesma tensão de saída para uma faixa de valores diferentes de carga.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso ajuda?

ABAAAezPAAJ-13.jpg

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAezPAAJ/diodo-zener-assunto-1

 

http://baudaeletronica.blogspot.com.br/2011/09/diodo-zener.html

 

Agora respondendo a pergunta do tópico:

retificador x regulador de tensão

 

Bem, os nomes já dizem:

O primeiro retifica, ou seja, deixa um polo sempre positivo em relação ao outro polo.

 

O segundo regula, ou seja, não deixa ultrapassar a tensão a qual se deseja conforme o ZENER utilizado.

 

Pra finalizar, utiliza-se um capacitor para filtrar. na maioria dos casos, os 60Hz, ou seja de novo, para deixar uma tensão contínua uniforme e não pulsante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...