Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito temporizador luz de cortesia


Posts recomendados

Olá, gostaria de um circuito para controlar uma lâmpada interna de um veículo. O circuito tem que ter as seguintes características:

 

- Abriu a porta a lâmpada ligou;

- Ao se fechar a porta, após alguns segundos a lâmpada se apaga gradativamente (vamos chamar essa temporização de T1);

- Se a porta ficar aberta por mais de alguns minutos, a lâmpada é desligada  (vamos chamar essa temporização de T2);

- Se a chave de ignição estiver ligada, não a temporização T1 não ocorre (A lâmpada liga e desliga imediatamente após abrir ou fechar a porta, para não atrapalhar o condutor);

 

- A lâmpada não vai ter mais que 1A;

- O interruptor da porta é ligado na massa do carro (envia sinal negativo);

- 12V

- O consumo do circuito em standy-by deve ser baixíssimo;

- Se possível, não usar relê, e muito menos PIC;

 

Bom, na internet tem muitos circuitos do T1. Com relação ao T2 não achei nada (existem aqueles circuitos com 555, porém, esses circuitos funcionam na base de pulso em uma chave, e como nós sabemos, o interruptor da porta de um carro é equivalente a ficar pressionando essa chave, não havendo assim um pulso - em resumo o 555 serviria para mais para o T1 e não para o T2) . 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente o assunto de temporização foi discutido aqui no fórum F5Rua4D.gif:

 

 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1130726-circuito-para-manter-um-refletor-acesa-por-230-minutos/

 

 

 

Estude o circuito que publiquei no tópico acima. As respostas em exponencial e em degrau dele devem orientar você quanto às temporizações T1 e T2, respectivamente.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola rjj,

 

Dei uma olhada no seu projeto: Tentei simular no proteus, não encontrei nele o diodo zenner 1n5817 e o Amp-Op LM358 tá dando um erro na hora da simulação (algo relacionado á "select model"). Bom, olhando os espectros que você mandou, percebi que é o contrario que eu preciso: Com relação ao T2, o contato da porta vai ficar mandando continuamente nível alto para a lâmpada, após alguns minutos, o circuito corta a alimentação da lâmpada, passando para nível alto. o Seu circuito depois de ficar algum tempo em nível baixo, ele passa para nível alto.

 

Volto a dizer: O T1 eu tenho ideia de como fazer, o T2 não...

 

Mas valeu mesmo assim...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

acho que o T2 é resolvido por um 555 monoestável

555mono.jpg

Considere a chave trigger como a da porta e coloque um capacitor chute 100nF em série com pino 2 do disparo.

O lance da chave temos que pensar um pouco. Mas creio que uma lógica OR ou AND com diodos podem dar alguma solução. Preguiça de pensar agora ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Isadora!

 

Por favor, da uma olhada se coloquei o capacitor de 100n no lugar certo. Bom nesse lugar que eu botei, o circuito não funciona: a lâmpada fica ligada direto. E tirando o capacitor (seguindo a exatamente a imagem que você mandou) se eu manter a chave pressionada (equivalente a porta aberta) a lâmpada vai ficar acesa até que eu solte a chave (equivalente a porta fechada) a temporização ocorre depois que eu solto a chave ( equivalente a temporização ocorrer depois que eu fechar a porta).

 

Eu preciso de um circuito que inicie a temporização enquanto o botão está pressionando, e quando atingir o tempo programado, desligue a lampada (mesmo que o botão ainda esteja pressionado).

 

Pense assim: Você acende a lâmpada do seu quarto com um interruptor comum, um circuito conta 5 minutos e apaga a lâmpada, mesmo o interruptor ainda estando na posição ligado. 

post-755274-0-37550300-1441227814_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo, faltou o resistor 10k entre pino 2 e vcc.

O que deve ocorrer é algo assim: ao abrir a porta vai acender por 'RC' segundos e apagar. Mesmo se manter aberto deve apagar. Mas ao fechar, também deve acender pelo mesmo tempo... acho. Um contorno pra isso seria um diodo em serie com capacitor mas deixa isso pra outro momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso mesmo, o pino 2 não pode nem deve ficar a toa, sem nenhuma referência.. Um resistor de 100k ai ficaria melhor que um de 10k.. Do pino 2 ao Vcc. Sem ele, na teoria a operação fica errática e não se tem a garantia dessa operação. Esse tipo de arranjo se chama de diferenciador, onde um sinal de massa aplicado a entrada do capacitor faz com que apareça somente um impulso de terra no pino 2..

 

O potenciômetro ligado como está, direto no Vcc é uma convite para operação one shot (aquela em que o CI opera uma só vez e queima) :D

 

O pino 7 é o coletor de um transistor, dentro do CI, cujo emissor está na massa. Se o potenciômetro, na vida real, estiver todo para o lado do Vcc, ao final do período de temporização, quando esse pino vai a potencial de massa, o CI estoura, o potenciômetro também...

Um resistor em série com o potenciômetro, até o Vcc resolve o problema Pode ser um resistor de 220 ohms..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante esse diferenciador, realmente não tinha conhecimento sobre ele. Com relação ao resistor em série, eu botei só o potenciômetro só para simular o circuito, para eu não ficar horas esperando a lampada não demorar muito em apagar, não vou usar o potenciômetro no circuito final, mas muito obrigado pelo aviso.

 

Ta funcionando direitinho, mesmo eu segurando o botão a luz apaga.

 

Porém ao dar um pulso no botão a temporização também ocorre, então, para ficar perfeito, alguém tem alguma ideia de: "ao sotar o botão, a lâmpada apagar (mesmo que a temporização não tenha chegado ao fim)"?   

post-755274-0-10041000-1441237889_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O pino 4 pode fazer esta função. Se ele for pra zero, zera a saída. Então há de se pensar num sistema onde ao voltar a chave pro gnd, dê um pulso zero no pino 4. Tenho um na mente mas não consigo desenhar com palavras. Algo como o coletor de um bc npn no pino 4, R pro vcc, emissor no gnd, e na base um R pro vcc e capacitor pro botão de cortesia. Se um dia achar um desenho like this no google imagens, talvez eu publique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino 4 pode fazer esta função. Se ele for pra zero, zera a saída. Então há de se pensar num sistema onde ao voltar a chave pro gnd, dê um pulso zero no pino 4. Tenho um na mente mas não consigo desenhar com palavras. Algo como o coletor de um bc npn no pino 4, R pro vcc, emissor no gnd, e na base um R pro vcc e capacitor pro botão de cortesia. Se um dia achar um desenho like this no google imagens, talvez eu publique

 

 

Seria algo asim:? (certamente não, pois a lâmpada não liga, hehe) 

post-755274-0-04632000-1441316285_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire o R6 fora

Ligue um resistor de 100k da base do transistor até a massa (gnd). Agora teste..

 

Esse novo é um diferenciador também, mas referenciado a massa..

 

Funcionou muito bem! Valeu!!

 

Quero agradecer a TODOS que me ajudaram, pela simulação no proteus funcionou muito bem. Aprendi muito, principalmente sobre diferenciador (vou inclusive pesquisar mais sobre como isso funciona). 

 

Resta agora montar no proto-board com os valores dos componentes para o tempo correto.

 

Segue abaixo o esquema final, se alguém por acaso avistar algum erro ou uma melhoria que pode ser feita...

post-755274-0-14317300-1441330426_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...