Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vantagens do overclock


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite amigos, suave?

 

 

Gostaria de debater com você sobre a viabilidade de se ter uma mobo+cpu destravados para overclock.

 

Mês passado criei um tópico com a intenção de receber auxilio para montar meu primeiro PC para jogos e concluímos que o melhor seria uma H97m + I5 4440. Porém pesquisando preços por aqui e acolá encontrei o I5 4690k por R$ 200,00 a mais do que o I5 4440. Também encontrei uma mobo Z97 pelo mesmo valor da H97 que havia escolhido. Durante esse tempo vi alguns usuários que possuíam um I5 2500k que conseguiam segurar bem com overclock e algumas recomendações de computadores mais baratos com um Pentium G 3xxx onde era observado que se fosse feito overclock ele poderia ter desempenho semelhante ao de um I3. 

 

>> Qual meu objetivo hoje ao criar este tópico? Sei que hoje um I5 4440 e um I5 4690k não apresentam diferença de rendimento em jogos, que é a minha principal atividade hoje. Porém vamos pensar no futuro, daqui a uns 2~3 anos o fato de que o I5 4690k possui um turbo clock de 3.9GHz comparado com um de 3.3GHz podendo chegar a 4.3GHz(?) com overclock faria diferença?

 

Tenho pensado sobre isso, sei que hoje qualquer I5 4xxx segura uma configuração de boa, mas quando um 4440 com seus turbo 3.3GHz começasse a ser o gargalo da configuração um 4690k com seus 4.3GHz overclockado(?) ainda conseguiria ser útil? É 1.0GHz a mais, até que ponto isso faz diferença? <<

 

 

Serei muito grato caso usuários que possuam experiencia neste assunto possam me ajudar, particularmente tenho o desejo de aprender mais sobre overclock e até de ter uma configuração com tal, mas queria saber se realmente fará alguma diferença...

 

Vou colocar peças e preços.

 

I5 4440 + GA H97m Gaming 3 R$ 1175,00 (configuração atual)

http://www.boadica.com.br/produtos/f22/113217.html

http://www.boadica.com.br/produtos/f532/124256.html

 

I5 4690k + Z97 (3 opções) R$ 1380,00 ~ R$ 1440,00

http://www.boadica.com.br/produtos/f22/123211.html

http://www.boadica.com.br/produtos/f710/132255.html

http://www.boadica.com.br/produtos/f8/124428.html

http://www.boadica.com.br/produtos/f532/122549.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe-me pegar minha...

bola-de-cristal.jpg

.. e prever como os jogos vão ficar no futuro.

 

 

...

 

Sério, não tem como saber. Não vai acontecer nenhuma revolução de um dia para o outro, "a partir de hoje o os i5 4xxx não rodam mais direito"; e mesmo que acontecesse, todos os jogos lançados antes disso continuariam sendo excelentes e rodando do mesmo jeito. Tanto software quanto a tecnologia das GPUs ainda tem que evoluir muito antes de processador se tornar um problema, e quando vier a ser, aposto que OC nenhum vai resolver; vai ajudar a segurar, mas ainda não vai ser lá essas coisas.

 

Mas, já que a diferença de preço  é pequena, eu pegaria logo o 4690k + Z97. Divirta-se controlando as voltagens, para tornar seu PC mais eficiente, ou então fazendo OC adoidados para conseguir desempenho em outras tarefas que você talvez decida fazer algum dia (tipo uma edição de vídeo aqui, uma stream de jogo ali, quem sabe ajudar em computação distribuída, etc...)

 

Ah, não esquece do cooler. Não precisa comprar um agora, principalmente se você for fazer o undervolt que eu sugeri, mas quando quiser ir atrás do OC, pegue um cooler legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini

 

Na minha opinião, já que não faz diferença atual, não faz sentido fazer overclock agora, muito menos comprar um processador para fazer overclock daqui 3 anos.

Se realizar o overclock agora, daqui 3 anos, o processador não vai ter a mesma estabilidade no mesmo nível de overclock. Terá que ser feito um overclock menos agressivo.

Daqui 3 anos, eu vejo o Core i5 Ivy Bridge, Radeon HD 7850, MB B75, RAM DDR3 vendidos e eu usando um novo computador já com DDR4.

 

Se fosse usar o desempenho extra em tarefas que realmente necessitam de desempenho ou fosse um usuário entusiasta aí sim compensaria.

Comprar para usar no futuro é investir caro em tecnologia que será ultrapassada (experiência própria da minha Gigabyte GA-880GMA-UD2H, enquanto a usava nunca precisei de SATA 3 e USB 3.0. Quando precisei, já estava na B75 e a outra virou lixo tecnológico).

 

Mas isso é meu ponto de vista PENSANDO NO FUTURO, você que tem que decidir para o seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Imakuni, obrigado pela atenção.

 

A questão não é  como os jogos serão no futuro, por que na verdade eu acho que será o mesmo que é hoje, que é do mesmo jeito a já algum tempo. Placa de vídeo tem mais influencia na qualidade dos jogos do que CPU e maiores resoluções gera menos uso de CPU.

 

O ponto é que o 4690k vai ter um clock ~30% maior do que o 4440, então em um futuro upgrade para uma placa de vídeo mais potente talvez o 4440 3.3GHz não seja tão eficiente quanto um 4690k 4.3GHz para aguentar o desempenho dela, logo eu teria que trocar o kit mobo+cpu+memoria enquanto o 4690k teria uma vida maior.

 

Mas ok, não dá pra prever então não da pra prever. Vamos deixar as previsões com a moça do tempo.

 

E como você disse, já que a diferença de preço é pouca acho que vou nele mesmo, espero encontrar um pouco mais de diversão. :)

 

 

@agnaldoreis, obrigado por compartilhar seu ponto de vista e sua experiência com a mobo. 

 

Existe um pequeno conflito pessoal onde meu coração é entusiasta e meu bolso conservador, mas algo que eu gostaria que fosse levado em conta também é que não haverá uma grande variação de preço entre as duas configurações mas talvez haja um aumento de desempenho e ela consiga segurar uma boa placa de vídeo por talvez uma geração a mais do que o I5 4440 devido a diferença de clock.

 

Sei que há de chegar o dia em que tudo será vendido para se obter novas tecnologias, mas a questão é se isso tudo que eu estou falando realmente fizer diferença, talvez o I5 4690k seja melhor custo beneficio, por que se ele aguentar por uma geração a mais de placa de vídeo (que acontecem de ano em ano eu acho) se comparado ao 4440 esses R$ 200 serão um bom investimento se calcularmos o preço/tempo de uso.

 

@Imakuni e @agnaldoreis

 

Sim, entendo que é complicado. Não quero que vocês me deem uma certeza absoluta, mas que opinem se acham que "sim, ele provavelmente vai aguentar mais uma geração de VGA devido ao aumento do clock" ou "não, isso não faz nenhuma diferença hoje e provavelmente nem fará amanha"

 

 

 

Vocês são os melhores, estou aberto para mais comentários. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...