Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponto a Ponto


Posts recomendados

Olá gostaria de saber como eu faço para fazer um ponto a ponto sem correr risco de multas e inspeções da Anatel.

A distancia entre um ponto e outro é de 2,500 km (de acordo com o Google Maps).

Eu ja possuo uma Ubiquiti AirGrid M5 de 23 dbi e 5.8ghz.

Até onde eu sei dizem que precisa de uma antena visada para transmissão do link.

Mas no meu caso não usarei link dedicado usarei apenas uma internet DSL.

É possível transmitir uma internet DSL ?

Qual antena vocês me recomendam para transmissão se possível ?.

Agradeço a ajuda qualquer ajuda é bem vinda.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para compartilhar a internet, teria que ter uma permissão da operadora dsl. Com isso teria que vender a rede, a faixa de transmissão deve estar acima ou igual a 2.4GHz se eu não me engano, todos aparelhos certificados pela Anatel. A empresa dsl oferece um pacote usuário que tu pode apenas transmitir para toda sua casa ou terreno, para compartilhar teria que pedir o pacote de empresa, que a estrutura vira com fibra ótica até o seu portão (dependerá da velocidade e o suporte da região), assim, poderá compartilhar ou comercializar. Existem taxas para esse tipo de serviço e para compartilhar para pouca gente fica pesado.

Por que tu queres transmitir a internet via radio e para que?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu quero transmitir da casa da minha tia, la tem NETCOMBO, e eu tenho apenas "2 mb" em casa, pago uma fortuna, e nunca chega o contratado sempre apresenta problemas e muita instabilidade, ai eu gostaria de transmitir apenas para mim, não desejo revender ou algo do tipo. sim todos aparelhos que tenho são homologados pela Anatel porém como dito não sei se precisarei de antena visada para a transmissão da internet e sobre a permissão de compartilhamento conversarei com o gerente que fornece para minha tia para ficar tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, teria que montar um wireless cliente composta da antena direcional e um router com viabilidade de ap cliente. E um router com antena externa omni direcional ou direcional para onde vai enviar sinal. Citei router pois os roteadores melhores tem atenas descartáveis e podem ser usados.

af972aa709922218c464ac05652857fd.jpg ominidirecional

35deb89b25d099abe658877c3d0f8f5b.jpg direcional

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Para estabelecer o link, você necessita de visada livre. Lembrar da zona de fresnel. (Para entender porque geralmente os links ficam em locais elevados)

 

2. Se for um link para uso pessoal não existe problema. Quando se torna prática comercial, como um provedor de internet, sim porque necessita de licenças da ANATEL, bem como links dedicados de Internet.

 

3. Então para estabelecer o link, o ideal seria adquirir outro UBNT de 5GHz.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode usar 2 antenas preferencialmente direcionais. Não existe isso de "antena visada". Esse termo quer dizer que você precisa que as 2 antenas tenham a visada, que nada mais é do que espaço livre entre as antenas, elas precisam literalmente se ver mas não só isso, precisam ter a visada, que é uma antena ver alem da outra uma boa área livre ao redor delas. 

De toda forma, isso ainda é ilícito. Por mais que você não esteja revendendo o sinal, está de certa forma roubando ele. A lei é que cada casa deve ter seu contrato e sinal de uma operadora. MAS...  a lei não está muito clara quanto ao compartilhamento de wifi. Se você na sua casa ou comercio libera a internet wifi, as pessoas podem acabar usando e até hoje pelo menos, ainda não é crime. Como você quer fechar um ponto-a-ponto com wifi a coisa fica naquela área cinza que pode render processo, afinal é um wifi (Ok), mas está direcionado para outra casa(ilícito). Ai so um juiz desses que pensa que é Deus vai decidir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...