Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda - Modulo para som Automotivo


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Pessoal,

 

 Eu sou iniciante na questão de som automotivo e gostaria de ajuda para escolher os equipamentos corretos para o meu carro.

 

 O meu carro usa 6x9 nas laterais traseiras, 6 1/2 nas portas e tem lugar par um Twitter de 2 1/2 no painel. Eu quero instalar um som de qualidade e com uso apenas para dentro.

 

 Eu decidi instalar, nas laterais traseiras, um conjunto de 6x9 para manter a mesma estrutura do som original então eu já comprei e instalei um par de JBL GTO 938. Escolhi estes falantes pelas boas avaliações, mas também por causa da profundidade de montagem. Qualquer falante mais alto que este acabaria pegando na lataria do carro. Como características principais elas têm 100 Watts RMS (cada falante) com impedância de 2 Ohms (pelo menos segundo as especificações).

 

  Com relação aos falantes frontais, eu pensei em manter a mesma serie da JBL mas também tentar ganhar um pouco mais de qualidade de som. Com isso eu pensei em instalar, nas frontais, um kit de 2 vias da JBL GTO608C com 70WRMS (cada falante) em 2 Ohms (pelo menos segundo as especificações).

 

   Quero instalar um sub no porta malas (o carro é hatch/coupe) mas vou coloca-lo atrás do banco traseiro. O espaço é bem pequeno, e eu devo instalar um sub de 10 polegadas. Se couber um de 12 depois eu posso redimensionar, mas acredito que só dê para colocar um de 10.

 

    Dito isso estou pensando em deixar as 6x9 traseiras praticamente para os passageiros de trás. Pelo que eu já pesquisei elas iriam acabar piorando a qualidade de som dos falantes de 2 vias frontais. Pesquisando na net de forma "leiga" eu entendi que poderia chegar neste objetivo de algumas formas diferentes:

 

1 - Ligar um Amp de 4 canais e regular, via a HU para que o som nas 6x9 seja praticamente imperceptível para quem vai na frente. Teria que comprar também um amp para o subwoofer

2 - Ligar um amp em 3 canais (2 + Bridge), deixando os falantes dianteiros em um canal, os traseiros em outro canal e o bridge para o subwoofer. Regularia o ganho para deixar os falantes traseiros apenas para quem vai atrás

3 - Ligar um amp em 2 canais (1 + Bridge), ligar as frontais no modulo, o sub em bridge no modulo e ligar as 6x9 traseiras direto na saída amplificada da HU. Mais barata das opções acima mas com menor possibilidade de regulagem.

 

As HU que eu tenho disponíveis aqui em casa:

  Sony: CDX GT-827UX - 4RCAs (FR, FL, RR, RL) + Saída para o Subwoofer em RCA Independente - 4 x 23,2W @4 Oh, 1kHZ, 10%THD

  Sony: CDX M8807 (Antigo Active Black) - 4RCAs (FR, FL, RR, RL) + Saída para o Subwoofer em RCA Independente - 4 x 23,2W @4 Oh, 20Hz-20kHz, 5%THD

  Pioneer: AVH-p3180DVD - 4 saídas RCA: FL, FR, SW(RL), SW(RR) - (ou seja, ou usa as RCAs traseiras para falantes traseiros ou para o subwoofer).  - 4 x 22W @4 Oh, 1kHz, 5%THD

 

Nem entrei em outras funcionalidades por que a decisão principal é a qualidade sonora e o tipo de instalação. De qualquer maneira o Pioneer toca USB com mp3 e Divx. O Sony 827 toda mp3 do USB e o 8807 toda mp3 apenas gravada em CD.

 

Quando aos módulos, achei as seguintes opções na faixa de 400 a 500 reais:

 

- Audiophonic Club-800.4 4x200W @ 2ohm (AB)

- Audiophonic HP4000 Sensation (Digital) - 4x100W @ 2ohm

- TS-700.5D (Digital) -  4x 100W + 1 300W @ 2ohm

- JBL GTO A804ez (AB) - 4x 100W @ 2ohm.

 

   O TS é o que sairia no melhor custo beneficio, pois serviria para ligar os falantes e também o Subwoofer. Porém, pelo que eu li, é o de pior qualidade de som.

 

    O Audiophonic Club 800 parece ser o de maior qualidade de som (AB), e os falantes estariam com sobre de potencia (frontais tem 75W e as traseiras 100W) mas entendo que tudo vai depender da ligação. Não sei se é possível ligar o Club em 2 canais + Bridge e nem como funcionaria a questão da resistência. É ai que meu limite de leigo chega. Não sei o que acontece se eu ligar os falantes de 2 ohm em serie, nem se eu consigo ligar 2 canais + 1 bridge para o subwoofer. Fico na duvida se não seria potencia demais para esta configuração.

 

   O HP4000 parece ser uma boa opção digital, mas o preço esta próximo ao do Clu800.4 A vantagem seria consumir menos e menor espaço. Também não sei como funcionaria a ligação

 

JBL GTO A804ez parece ser bem simular ao Club, mas normalmente é mais caro e tem metade da potência do Sub

 

E isso concluir todo o conhecimento que eu tenho com relação a som automotivo. Preciso de ajuda para decidir:  1) Qual amplificador, 2) qual esquema/configuração de montagem e 3) Qual sub comprar.

 

Obrigado   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite DandareBR

 

você começou nem com o pé direito e nem com o esquerdo você começou com os dois ao mesmo tempo rsrsr, para conseguir um sistema com um qualidade boa além da qualidade do equipamento, vai muito da instalação e regulagem em si.

Na parte da pesquisa você acertou em cheio para quem procura qualidade kit duas vias é a melhor indicação (esqueça aqueles selenium e bravox os modelos mais baratinho não são muito bons experiencia própria), 6x9 esquece alem de estragar o tampão do carro ou o lugar aonde esta instalado ele se destaca muito em relação aos falantes da frente.

Agora se você realmente faz questão de som atrás instale os que ficam no lugar orginal normalmente de 4", 5" e ligue direito na saída do cd player usando as saída rear assim ele continuam tocando mais bem baixo em relação aos falantes da frente.

Eu possuo uma audiophonic 800.4 no meu carro excelente qualidade de audio, entre os modelos que você passou sou mais a 800.4 ou  JBL GTO A804e, não sou muito fan de amplificador digital eles não deixam o som natural e gostoso de ouvir fica algo meio que artificial principalmente para médios e agudos.

A unica parte boa dos digitais que consomem menos bateria e são menores.

Sou mais um de 10" em uma caixa selada do que um de 12", um de 10" consegui uma resposta mais rápida de precisa por ele ter um cone mais leve.

Eu sei que você não queria deixar os furo de 6x9 a toa mais um bom instalador vai conseguir tampar esse furo.

Resumindo:

Cd player qualquer um deles sony tem um som mais flat (plano) os pioneer costumam tem um pegada a mais nos graves.

Amplificador audiophonic 800.4 ou  Audiophonic Club-800.4 usando essa ligação canais 1 e 2 só para o kit duas vias  (esquerdo direito), saídas 3 e 4 para osub no modo briged.

amp800.png 

 

Sub de preferência pelo de 10" ao invés de 12".

6x9 de tente trocar pelos falantes que são usando nos lugares original na parte de trás de 4" ou 5" e ligue direto na saída do cd player sem passar pelo amplificador.

 

Abs Edvaldo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edvaldo, bom dia.

 

   Antes de mais nada, obrigado pela ajuda.

 

   Eu não sabia que dava para ligar o Club 800.4 nesta configuração de 3 canais. Uma questão que ainda não está muito clara, para mim, é a questão das diferenças de resistência nos falantes e no amplificador. Neste exemplo que você mostrou, da Club 800.4, o sub fica configurado com com 400RMS @4ohm e os falantes 200rms @ 2ohms. Se eu usar um falante de 4 ohms a diferença seria apenas o fato que a potencia cairia para 100W @ 4ohms? Ou esta configuração poderia ser utilizada exclusivamente com falantes de 2 ohms?

 

   O mesmo vale para as 6x9. Sei que a maioria das HU falam a potência em 4 ohms. Se eu ligar as 6x9 de 2ohms na HU de 22w RMS o que pode acontecer? A potencia "subiria" para 44W ou eu teria algum tipo de problema (possibilidade de queimar a HU ou ou os falantes 6x9) pela diferença de resistencia. Ou seja, a resistencia é apenas um parametro comparativo para você calcular a potencia ou é um limite que deve ser seguido dependendo do caso (por exemplo, nunca ligar uma HU de 4ohm em falantes de 2ohms)?

 

  E a questão de usar a saida amplificada e a RCA simultaneamente tem alguma "pegadinha" ou é só conectar? muda alguma coisa na configuração da HU?

 

 Será que, nestas opções, vale a pena continuar usando os falantes JBL para as frontais? Vi algumas opções também bem recomendadas tais como o Kit de 2 vias da Hertz e o da Audiophonics? Porém fico com a mesma duvida de antes. Qual impacto de utilizar estes falantes uma vez que eles são de 4 ohms.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde DandareBR

 

Os kit duas vias (também possui amplificador e sub) da Hertz, assim como audiphonic (kit duas vias, amplificadores, mega capacitores e cabo RCA), Nar Audio (fabrica kit duas vias e sub), Questo Audio (fabrica sub), kenwood (fabrica cd-player, kit duas vias ,sub amplificadores, dvd, etc), DAT (fabica kit duas vias e amplificador) são excelentes opções, qualquer um que você pegar você estara usando um excelente equipamentos, agora se você tiver mais grana bala na agulha tem Focal, DLS, JL Audio, Morel, etc e possui kit 3 vias que é o olho da cara e precisa ser instalado por profissional altamente qualificado para fazer sua instalação porque normalment o carro não vem preparado para sua correta instalação.

 

O bacana seria você ouvir tocando para saber qual agrada mais seus ouvido em primeira lugar e seu bolso rsrs, mais pegue o que estiver com o melhor custo beneficio, ou peça ajuda de uma boa loja um bom profissional que entenda do assunto ao invés de tentar empurrar apenas o que esta entulhado na prateleira para vender.

 

Sim esta corrento sua afirmação ao ligar os dois canais de 200WRMS a 2 ohms no modo brigde o resultado será 400WRMS a 4ohms (compre um sub de bobina simples de 4 ohms ou bobina dupla de 2ohms), e as outra duas saídas ao ligar a pena um falante por canal o resultado será 100WRMS a 4ohms.

 

O impacto que vai ter ao usar falantes de 4ohms é que você não vair estar usando o maximo da potencia e com isso o consumo diminui o consumo de bateria e o aquecimento do amplificador, nem sempre colocar mais falantes você vai conseguir o melhor resultado final, pelo contrario quanto mais coisa você coloca mais difícil de acertar.

 

Vai por mim a receita é simples um bom cd-player com no minimo dois pares de RCA (4 volts na saída, quanto maior menos ruido na saida) de prefencia que possua controle de sub, um amplificador de 4 canais classe AB, um bom kit duas vias e um sub de 10" e se você tiver pouco espaço ainda tem opção de 8" esta perfeito, simples fácil de regular .

 

Diversas vezes peguei carros de colegas e amigos a pessoa usando 6x9 no tampão e um sub ligado em um amplificador, e na porta um par de 6" ligado direto no cd-player.

 

Na frente você não escutava quase nada, o som até que tocava razoavelmente bem mais não era algo agradavel de se ouvir.

 

Não dava para diferenciar o que vinha da esquerda e o que vinha da direita, quando você ouve um bom kit duas vias você nunca mais quer saber de 6x9 corneta esse tipo de coisa, a não ser que você realmente  goste e quando não esta de mala aberta você tenha como desligar para não atrapalhar o som que venha da frente.

 

E quando você for instalar fala para o instalador fazer tratamento acustico nas porta isso muda muito o som, de uma olhada nesses dois videos, a sensação é outra os médios, e médio-graves ganham mais firmeza mais ênfase no som, esse investimento vale muito a pena até mesmo você pode fazer é um serviço um meio trabalhoso mais o resultado vale muito a pena.

 


 


 

Abs Edvaldo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado. Vou fechar em um Kit de 2 vias (ainda estou na dúvida entre o JBL de 70W em 2Ohms e o AudioPhonic de 60W @ 4ohms) + o Audiophonic Club-800.4 + subwoofer de 10" ligado em Bridge no amplificador. 

 

Ultimas dúvidas: 

 

                       Todas a unidades de CD que eu tenho trabalham com faixa de 4 a 8 ohms. Qual seria o impacto de ligar as caixas 6x9 (que sáo 2 ohms) direto no CD Player? O CD tem 22W (4 ohms) e as caixas 100W RMS.

 

                       Pelo que eu entendi, se usar os falantes JBL (2 Ohm) vou ter o dobro da potencia, certo? Então isso j[a é vantagem suficiente para usar os JBLs no lugar dos outros falantes.

                       

                      Os falantes JBL são de 70W, e eu terei 200W no amplificador em cada canal, ou seja, mais que o dobro da potencia. Teria problema? Não vou usar o som no máximo. Pelo contrário, o som é para curtir em volume médio e com boa definicão.

 

                     Por outro lado se eu usar o Kit da AudioPhonics (4ohms) eu terei 100W indo para falante de 60W. Um pouco menos que o dobro.

 

                     A conexão dos falantes de 4 Ohms ou de 2 Ohms, no amplificador, é a mesma? Ligo cada falante no + e - dos canais 1 e 2? A unida diferença é o ajuste no Gain/Sensitivity control?

 

                     Alguém me falou que apensar dos falantes JBL serem de 2 Ohms, que a impedância final na saida do Crossover do kit de 2 vias será de 4 ohms. Procede isso Arnaldo??

 

   Quanto a manta, eu ja troquei o carpete do carro e ja coloquei feltro sintético com alumínio no carro inteiro. Até pensei em colocar manta asfáltica mais ia aumentar muito o peso do carro e, sendo o carro um esportivo, não queria ganhar muito peso. Pode ser que eu coloque a manta asfaltica na porta, mas seria só la. Nas laterais traseiras, e em todo o assoalho (inclusive no porta malas) eu vou deixar o feltro mesmo.

 

                  Tem alguma recomendação de subwoofer de 10?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia

Se você colocar o kit da JBL você vai estar colocando 200WRMS por causa da impedância dele, não tem problema só regular o ganho da maneira correta.

O sub pode ser um questo audio de 10" eu uso no meu carro qualidade fantástica e um ótimo SPL, pode ser um Audiophonic Club10D2 10 já ouvi tocando em um loja e gostei muito, ou um Subwoofer 1022-SW-2 Nar Áudio tenho um sub dessa marca no meu quarto graves muito gostoso de ouvir.

Sobre a manta não vai aumentar quase em nada o peso do carro pois é só nas portas que você vai aplicar, agora sobre o 6x9" por eles serem de 2 ohms se você ligar no cd-player pelo falo de suas saídas serem de 4 e 8 ohms é ligar e alguns minutos entrar em proteção.

Você terá que trocar ele mesmo não tem como usar nesse seu projeto, e mesmo se você liga-se na saída da potencia em paralelo com o kit duas vias o resultado final é 1 ohms muito abaixo do minimo aceito pelo amplificador.

A impedância final do kit quem define é o divisor em caso de duvida faça a medição com um multímetro

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois desta aula está tudo muito mais claro  ;)

 

Então basicamente os falantes 6x9 serão inúteis na maioria dos setups. A única possibilidade de utilização real seria conecta-las no amplificador, uma por canal. Também não esta tendo nenhuma vantagem no uso dos falantes de 2 ohms na frente, pois o crossover jogaria a impedância para 4 ohms. Além disso o uso de falantes de 2 ohms impediria o uso deles em um único canal.

 

 

Então, resumindo, tenho as seguintes opções REAIS:

 

 

1) Conectar o Amplificador nas frontais (1 por canal a 4 ohms), conectar o sub em Bridge e abandonar as 6x9 =  100W por canal frontal + 400W no Sub

     VANTAGENS: Qualidade do som e nenhum custo adicional

     DESVANTAGENS: Nenhum som nos bancos de trás, estaria desperdiçando as 6x9

 

 

2) Trocara as 6x9 por coxiais de 4 ohms, conectar os falantes frontais de 4 ohms em 1 por canal, e conectar os coxiais traseiros direto na saída amplificada do CD Player. Sub em bridge = 2x100 mais 400 no sub e mais traseiras na saída amplificada

      VANTAGENS: Baixo custo adicional com relação à proposta original, som nas frontais e traseiras, muito boa qualidade de som. Regulagem independente em cada falante, oportunidade de upgrade futuro.

       DESVANTAGENS: Trabalho/Custo da troca das 6x9 por coxiais. 

 

 

3) Trocara as 6x9 por coxiais de 4 ohms, conectar os falantes frontais de 4 ohms em em um único canal, os falantes traseiros também em um único canal e o sub em bridge = 2x200W (daria 100W por falante) mais 400 no sub

       VANTAGENS: Baixo custo adicional com relação a proposta original, som nas frontais e traseiras, Melhor qualidade de som

        DESVANTAGENS: Não teria mais regulagem Esquerdo/Direito, Trabalho/Custo da troca das 6x9 por coxiais

 

4) Trocara as 6x9 por coxiais de 4 ohms, conectar os falantes frontais de 4 ohms em 1 por canal, e conectar os coxiais traseiros  também 1 por canal. Comprar um amplificador adicional de 400W para o Sub. 4 x 100 + 1x400

        VANTAGENS: Melhor qualidade de som. Regulagem 100% independente para cada falante.

        DESVANTAGENS: Custo adicional do módulo para o Subwoofer. O custo adicional seria apenas para permitir a conexão dos falantes traseiros que, mesmo sendo coxiais, seriam muito pouco utilizados.

 

Então pelo que eu vi a melhor opção é a “2”. Inicialmente, eu vou comprar frontais de 6,5 polegadas e 4 ohms de boa qualidade mas dentro da faixa limite de custo de 450 reais (Se enquadrariam a AudioPhonics de 60W e a própria JBL de 70W em 2 ohms mas com o problema do cross over). Vou tirar as 6x9 do carro (da um mega trabalho :( . Tenho que soltar até o cinto de segurança) e colocá-las a venda. Quando conseguir vendê-las eu compro os falantes traseiros. Até por que vou ter que fazer adaptação no carro (as 6x9 ficam embutidas na lateral traseira então vou ter que fazer alguma adaptação para instalar falantes de 6 polegadas no lugar).

 

Pelo que eu vi, é vantagens comprar falantes de 4 ohms pois se precisar posso conectar 2 falantes em um único canal, o que daria 2 ohms. Ou seja, a potencia de ligar 2 falantes de 4 ohms em um único canal e a potencia em ligar 1 falante de 4 ohms por canal será a mesma. Só perderei a capacidade de regular o som D/E de forma independente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Faz parte ter trabalho se não perdia graça rsrs, eu mesmo sempre instalei o som do meu carro, e quase tudo deu trabalho rsrsr passar cabo RCA, desmontar porta, puxar cabo de alimentação, etc; eu fiz um esqueminha de como deve ser a ligação

 

Abs

post-285964-0-40573600-1441122885_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...