Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Garantia negada com base em laudo inconsistente


Posts recomendados

Boa dia pessoal!

 

Venho aqui para pedir a opinião sobre um caso que esta acontecendo comigo. A 6 meses comprei uma placa de vídeo (Sapphire Radeon R9 280 Dual-X) que parou de funcionar, ligando porém não enviado sinal de vídeo.

 

Ao enviar para garantia retornou com o seguinte laudo: 

 

"Placa possui acúmulo de partículas de poeira no dissipador de calor da GPU, causando o superaquecimento e avariando o produto de forma irreversível, portanto, sua garantia será negada."

 

Deixo a seguir umas fotos tiradas da placa no estado que foi enviada para garantia e outra do jeito que estava usando meu gabinete para manter bem refrigerado e evitar o sobreaquecimento de algum componente. 

 

Fico no aguardo de suas opiniões sobre o caso, do meu ponto de vista o motivo da avaria da placa não foi causado por estas poucas "partículas de poeira" que podemos apreciar nas fotos já que a mesma placa tem um ótimo sistema de refrigeração.

 

post-779499-0-89233400-1440854965_thumb.
post-779499-0-78675600-1440855013_thumb.
post-779499-0-10593700-1440854989_thumb.

post-779499-0-29480700-1440855040_thumb.

 

Aqui o modo como uso o gabinete em casa

post-779499-0-25300800-1440855042_thumb.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais que evidente que na maior parte do Brasil uma das maiores causas de danos a equipamentos é o excesso de poeira ( principalmente em tempos de seca e vento)

não sei se no sul do País ocorre o mesmo.

Mas não sei se uma garantia poderia ser negada por esse motivo.

exemplo: eu comprei um computador a alguns meses..... se abrir o mesmo para limpeza ( perco a garantia) mas se a poeira danificar algo.....( perderei a garantia por falta de limpeza ? )

É um caso a se pesquisar ( buscar informações: juízado de pequenas causas, procon, etc....)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixar o cpu aberto é pior pois deixa mais poeira entrar, no entanto a temperatura cai bastante e pelas fotos acho muito difícil uma placa desse porte queimar tão rápido e nem tem taaanta poeira assim que impeça a ventilação até a gpu, o negócio é tu abrir ela e verificar mais por dentro e ver se realmente tem um acúmulo de poeira ao ponto de fazer esse estrago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cdmg1987

 

"Placa possui acúmulo de partículas de poeira no dissipador de calor da GPU, causando o superaquecimento e avariando o produto de forma irreversível, portanto, sua garantia será negada.

 

Se não houve outro motivo causado por você para o dano na GPU, tais como:

-Montar a placa no slot, sem alinhar perfeitamente.

-Trabalhar com a placa em temperaturas acima das recomendadas pelo fabricante.

-Tocar partes da placa com as mãos, sem a devida descarga de eletricidade estática.

-Forçar a placa com energia e frequências superiores as recomendadas pelo fabricante com overclock excessivo.

-Entregar à placa energia de má qualidade, devido a fonte de alimentação ruim ou defeituosa.(Qual é sua fonte de alimentação - marca e modelo?)

-Devido ao gabinete sempre estar aberto, algum líquido ter caído sobre a placa.

Se nada disso ocorreu e está consciente deste fato:

 

-Seria muito bom você informar quem está negando a garantia a você pois, o mínimo que podemos fazer é deixar de comprar neste seu fornecedor e/ou do fabricante que se nega a atendê-lo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

Foi por isto que no setor de TI onde trabalho, quando limos o laudo e olhamos a placa de vídeo caímos na gargalhada.

 

@Manjaro

 

Pensei exatamente o mesmo que tu, já fui no juizado das pequenas causas e foi marcada a audiência para o dia 22. Agora estou coletando informações para usar contra eles.

 

 

@Edulink

 

Já verifiquei em toda a placa sem remover a poeira e o maior acumulo e no canto superior direito como está aparecendo ali na primeira foto.

 

 

@WETON

 

Usei a placa durante 6 meses inclusive em dias muito quentes lá por março abril e as temperaturas nunca passaram dos 65º, o overclock dela e automático só aumenta quando requer esse aumento. Realmente estou querendo opiniões de terceiros para poder apresentar como prova do ato desleal da parte deles.

 

 

Agradeço a contribuição de vocês pois será útil pra mim. Obrigado e vou aguardar mais pessoas se posicionarem ao respeito. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Placa possui acúmulo de partículas de poeira no dissipador de calor da GPU, causando o superaquecimento e avariando o produto de forma irreversível, portanto, sua garantia será negada."

 

É de uma ignorância sem precedentes, certamente não foi a Sapphire que fez a alegação descrita, qualquer placa de vídeo depois de alguns meses terá o acúmulo de partículas em maior ou menor proporção, se você teve essa posição da revenda da placa acione a Sapphire relatando o ocorrido e pedindo uma posição em caráter de urgência, de preferência o relato ao suporte técnico da fabricante deve ser feito em inglês para que a resposta seja fornecida em menor tempo possível, se tiver dificuldade pode usar o tradutor do google.

 

http://www.sapphiretech.com/support.asp?lang=eng

 

A conclusão é meramente uma presunção de uma empresa que quer uma desculpa para não substituir a placa, descabível e mesquinha merecendo uma reclamação de cunho "difamatório" em sites especializados em denúncias como o Reclame Aqui, não deixe de postar uma reclamação e pesquisar se a revenda possui outras queixas do tipo, acesse o link abaixo:

 

http://www.reclameaqui.com.br/

 

Observe que a maioria das empresas respondem as queixas dos consumidores, a empresa não é "punida" como seria no Procon mas pode ficar mal falada, se nada resolver acione o Procon, não deixe passar batido!

 

Se a placa teve o processador gráfico queimado sempre será mais difícil a troca, chipset queimado pressupõe mal uso já que não existe possibilidade de sair assim de fábrica, também não queimará sem uma ação direta ou indireta do utilizador, exemplos: fontes de alimentação inadequadas, falha no cooler, desmontagem inadvertida e etc.

 

É válido entrar novamente em contato com a gerência da loja/revenda e explicar a sua posição, não havendo acordo acione o orgão competente porque eles irão perder! - Não é necessário gastar com assistência jurídica, basta procurar o Procon da sua cidade com a nota fiscal que eles entrarão em contato com a loja, é gratuito!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dimistriusbueno

 

Fiz a reclamação no Reclame Aqui e até achei outra pessoa que passou pelo mesmo que eu, somente que este enviou a placa com defeito na saída HDMI e retornou com o mesmo laudo que a minha, no Reclame Aqui ainda não obtive resposta, no dia que chegou a placa pelos correios fui ao Procon e fui encaminhado ao Foro da cidade no setor de pequenas causas, onde já foi feita a queixa.

 

Agora estou no aguardo do vídeo que os mesmos fazem quando verificam o produto, porém achei este vídeo:

 

 

Podemos ver claramente que o técnico nem testa o equipamento, apenas lauda baseado no pó acumulado condenando o equipamento. E triste ter esse tipo de atendimento e considero uma falta de respeito ao consumidor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Podemos claramente que o técnico nem testa o equipamento, apenas lauda baseado no pó acumulado condenando o equipamento. E triste ter esse tipo de atendimento e considero uma falta de respeito ao consumidor.

 

É um Julgamento feito a partir de "indícios", hipóteses ou aparências, qualquer equipamento eletrônico fechado sob determinada estrutura e que trabalhe com dissipação térmica atrai poeira, imputar isso como a causa de falha para toda peça que retorna alegando defeito é ato de má fé, por isso eu lhe recomendei estabelecer contato com a fabricante do hardware, se a postura não é incentivada pela Sapphire ela de pronto poderia intervir junto à revenda, de posse da resposta da fabricante com a texto original e versão traduzida seria possível anexá-la junto a ação nas pequenas causas para derrubar a presunção da revenda.

 

O usuário chega na loja com uma placa avariada, o defeito preliminar é um capacitor vazado, alimentando uma postura maldosa e de consciência praticada o técnico visualiza depósito de poeira e já estabelece a perda de garantia, outro leva seu hardware para a substituição já que no período vigente o mesmo começa a reproduzir artefatos na tela, pois lá teremos novamente um "pouca prática" apontando como causa o achismo que tem impregnado no raciocínio, assim sucessivamente. As fotos que você postou não indicam excesso de partículas, é uma situação de normalidade que foi levada ao extremo na base da teorização fundada no subjetivismo do: "eu acho que", eu espero que você resolva a situação o quanto antes, como eu lhe disse muitas empresas respondem as queixas do reclame Aqui, isso pode demorar alguns dias ou uma ou mais semanas, se for enviar solicitação de suporte para a Sapphire pode fazê-lo em português e mandar o tradutor do google fazer a tradução para o inglês, se tiver fluência no idioma faça e envie direto com o relato e foto como demonstrou aqui.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que:

- Se é assim, eles deveriam colocar um aviso bem grande: esta placa só funciona se não houver NENHUM tipo de sujeira no cooler, deve ser usada em uma sala isolada com controle de partículas no ar.

 

- Como ninguém mora m uma indústria farmacêutica de ponta, então, deveriam haver mecanismos de salvaguarda no equipamento para que ele não superaqueça, coisa que eu imagino que a placa tenha e, se sua placa fritou, foi por falha deste mecanismo.

 

Ainda é culpa deles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

A placa não apresenta sinais de algum tipo de avaria por queima pois olhei de pés à cabeça e está tudo certinho, nem tem ao menos um capacitor estufado. Não sei ao certo mas deve ser algum problema em um dos tantos circuitos da mesma, já vi várias placas com estes sintomas, mas sempre achei algum defeito visível. Vou seguir o conselho do @Dimitriusbueno e enviar um e-mail para o fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cdmg1987

 

Vamos tentar mais alguma coisa?

 

Qual é a marca e modêlo de sua fonte de alimentação? Abaixo coloquei os requisitos mínimos que o fabricante recomenda para seu computador para uso desta placa de vídeo.

 

-Considerando que a placa não apresenta nenhum sinal de dano físico, e considerando também que o técnico nem testou a placa antes de condená-la, seria interessante você testá-la em outro computador, ai fica descartado algum problema também na placa mãe de seu computador, tais como, slot pci-e com problemas, capacitor da placa mãe com problema, etc...

 

Além disso, verifique os conectores de energia da fonte para a placa de vídeo pois, se não passa a corrente certa, é esse o sintoma, a placa de vídeo liga mas não dá vídeo.

 

 Requisitos do Sistema:

® PC baseado em PCI Express é necessário com um slot gráfico X16 disponível na placa-mãe.
2 x 75 Watt conector de 6 pinos PCI Express energia é necessária para o sistema CrossFireX ™.
1 x 75 Watt conector de 6-pin PCI Express de energia é necessária.
4096MBMinimum de memória do sistema.
O software de instalação requer drive de CD-ROM.
Reprodução de DVD requer uma unidade de DVD.
Blu-ray ™ / HD DVD playback requer Blu-ray / HD DVD.
750 Watt Power Supply é necessária.
1000WattPower alimentação é recomendada para o sistema CrossFireX ™.
1 x 150 Watt conector de 8 pinos PCI Express poder é necessária.
2 x 150 Watt conector de 8 pinos PCI Express energia é necessária para o sistema CrossFireX ™.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WETON

 

Minha fonte é uma Wisecase 750w, antes de enviar a placa para a garantia testei em outros micros com configurações similares ao meu. Em todos os casos apresentou o mesmo problema, liga, não passa vídeo e lembro que todos os computadores deram uns 7beeps além disso, se tu tiveres um programa de controle remoto consegue acessar normalmente, mas não tem imagem na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte é uma Wisecase 750w,

A R9 280X tem um nível de reclamações acima da média.. Usar uma fonte dessas, não deve ter ajudado muito.. Sua fonte seria essa?

 

http://www.wisecase.com.br/2015/?page=1&cat=5⊂=49&pid=566

 

 

Ainda assim, concordo com o pessoal, de que usaram de má fé no seu caso.. Se você tirar o cooler pra limpar a poeira, perde a garantia.. Se não limpar a poeira, também perde??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Sim é esta fonte..... Foi a melhor custo benefício que achei dentro do orçamento no dia da compra da placa e fonte. Estive lendo sobre os defeitos, mas isso tem variado muito dependendo das montadoras, a Saphire e Asus foram as que menos reclamação receberam, agora a Gigabyte e MSI se destacaram por ser as mais problemáticas.

 

Estou concordando com todos, vou usar isto no dia da audiência que tenho marcada pra dia 22.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, conforme mais alguns aqui no fórum dirão, essa fonte é uma bomba. De acordo com o fabricante ela suporta maior carga nas linhas de 3,3v e 5,0v, quando o correto é a maior carga ser oferecida na linha 12v, que alimenta entre outras coisas periféricos como a placa de vídeo. Ha testes de modelos similares no topico sobre fontes, que li muito ao montar o meu setup. Tive um gabinete com fonte desse fabricante que não conseguia alimentar um sistema básico sem placa de vídeo, a máquina desligava sempre que exigia se uma alta carga de trabalho. Ela pode ser o motivo de sua placa estar com problemas. Vale conferir. Convém conferir as fontes dos pcs em que você testou a placa, para ter certeza de que eram capazes de alimentar a placa. As vgas baseadas em chip amd tem a desvantagem de terem uma fome de energia voraz... eu mesmo já tive uma 280x da sapphire e ela nunca deu problema. Até onde sei, o cara que está com ela também não tem o que reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronan Lutiane

 

Sim, sei que essa fonte não é a mais indicada, mas até esse o dia que a placa parou, não tinha apresentado nenhum problema e olha que joguei muitos jogos em modo ultra por mais de hora. Testei em outro computador com uma Thermaltake 750w e o problema persistiu por isso descartei a possibilidade de que seja alimentação o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Sim é esta fonte..... Foi a melhor custo benefício que achei dentro do orçamento no dia da compra da placa e fonte.

Vamos analisar a fonte.. De acordo com o site:

 

 

Ref. Number: FNTB0004 | FNWD0006

Modelo: 750W 1X12

Marca: Wisecase

Cor: Preta

Potência: 750W Reais

Fan Cooler: 1 * 12x12 cm

Chave Seletora: Sim

Bi-volt Automático: Não

Entrada AC: AC: 115/230 Vac 50-60Hz

Saídas DC: +3.3V 24A ; +5V 24A ; +12V1 15A ; +12V2 18A ; -12V 0.5A ; +5Vsb 2A

Pinagem: 1 Alimentação 20/24 Pinos; 1 - Auxiliar ATX; 1 - Alimentação Drive 1.44 + 4 Sata + 1 PCI Express 6 pinos

Ressaltei em negrito as informações mais relevantes.. Primeiro, as correntes em 12V que, como o @Ronan Lutiane disse, são as linhas mais importantes

 

(18*12) + (15*12) = 396 Watts, somados aos 40 ou 50 Watts que um PC atual consome das demais linhas, torna essa fonte, uma fonte de 450 Watts.. 300 Watts, já te levaram aí..

 

Segundo, como uma fonte de "750 Watts", tem apenas um cabo PCI-Express?? Era pra ter 4, no mínimo.. Isso confirma que essa fonte não entrega mais que 400 Watts..

 

Por comparação, uma fonte de 750 Watts da Corsair, tem as seguintes características:

 

normal_Corsair_CX750M_13.jpg

 

Uma linha de 12V, com 62A de capacidade.. Sentiu a diferença?? Ainda tem o cabeamento

 

 

Conector ATX - 150mm x 86mm x 140mm

Modular - No

Cabos revestidos - Sleeved

Conector ATX - 1

Conector EPS - 1

Conector de disquete - 1

Conector de periférico com quatro pinos - 4

Conector PCI - 4

Conector SATA - 6

 

http://www.corsair.com/pt-br/cx750-80-plus-bronze-certified-power-supply

 

 

Isso é só pra falar da mentira que ela conta, quanto a potência.. Ainda tem outros fatores importantes, como o nível de ruído que ela gera e ripple, que são dois fatores que podem contribuir para problemas no seu PC, como travamentos, ou a redução da vida útil de componentes..

 

Só uma perícia vai poder determinar qual foi o problema.. Se é que farão isso.. O que quero mostrar é que, apesar do histórico da placa, a fonte PODE ter contribuído pra uma redução na vida útil da mesma..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

porém acho que não iria diminuir tão drasticamente a vida útil da placa por essa que eu tenho e pretendo troca-la algum dia. Mas uma coisa tenho certeza o pó não fez isso que eles alegam, não nessa quantia.

 

Sim, não se pode estabelecer esse tipo de ligação em hardware com meio ano de uso, a fonte não é a mais adequada mas sem um review especializado não dá para saber se oferece uma filtragem de tensão razoável na faixa de consumo da sua configuração, uma perícia também não irá pontuar um causador específico para a falha prematura.

 

O consumo bruto de qualquer configuração moderna tem maior impacto na linha de 12V, um modelo que tem rotulado 750W e em contrapartida oferece apenas 1 cabo de alimentação para placa de vídeo sem dúvida é mentiroso, é impossível puxar algo próximo a isso sem o uso intenso de uma ou mais GPU's com alta demanda de energia, se de fato entregasse a potência anúnciada teria de ter pelo menos 4 conectores porque é o mínimo de uma fonte de qualidade com 600W, a sua tem 750W, no mais acho que você ganha a causa com relativa facilidade.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mesmo que a fonte seja a causa, não há legislação sobre isso. 

O que o juizado vê é:

Os requisitos que a placa de vídeo pede, 

Os requisitos que o usuário cumpriu.

 

Se a 280x pede uma fonte de no minimo 750w e o nosso amigo tem uma, ponto pra ele. 

Se o Brasil não tem regras rígidas sobre fontes de alimentação, não é culpa dos usuários. 

Mesmo sendo uma bomba a sua fonte, você está atendendo o requisito do fabricante. 

levando ao juizado a causa é sua. 

Sobre poeira no cooler, isso não é mal uso. É uso domestico. Novamente, se o manual do fabricante não alerta que a placa não pode ficar empoeirada, se não diz explicitamente que você deve fazer uma limpeza periódica no equipamento, então eles não podem atribuir o problema a uma causa que eles não alertaram você previamente. 

É como comprar um carro e no manual dele não dizer que você deve obrigatoriamente trocar o óleo de tempos em tempos. Se não ti disseram, não podem te cobrar.

É a chamada "virtude da ignorância." no bom sentido da palavra. 

 

 

Bom, independente do resultado, livre-se dessa fonte. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis aqui o vídeo do que o técnico que fez a revisão, mas não muda nada do vídeo postado anteriormente.

 

 

 

 

Então, devemos rir ou chorar?

Esse canal é de alguma loja ou de uma assistência?

 

Pois, eles estão atestando que a Sapphire não usa nenhum sistema de desligamento por sobre-aquecimento.. Se um pouco de poeira faz isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...