Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com exercício básico de resistência equivalente.


Posts recomendados

Eu estou meio confuso de como achar a resistência equivalente deste circuito: http://www.casimages.com.br/i/150829040550727885.jpg.html

Se alguém puder me ajudar explicando o passo a passo agradeço. ( tipo, primeiro faz esses 2 em paralelo, depois esses em série, etc )

O resultado deve dar 2,4 ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Veja essa imagem do seu exercício com os resistores marcado: http://www.casimages.com.br/i/150829052140538324.jpg.html

 

Primeiro você faz os resistores R1 e R2 em paralelo:

4 x 4 / 4 + 4 = 2 ohms (Req1)

 

Agora faz Req1 em serie com R3:

2 + 4 = 6 ohms (Req2)

 

Agora, para finalizar, faz Req2 em paralelo com R4:

6 x 4 / 6+4 = 24 / 10 = 2,4 ohms (Rt)

 

Rt = 2,4 ohms

 

 

Dica: Quando tiver uma representação de circuito "meio embolada", como esta, desenha de outra forma no papel. Fica mais fácil para analisar

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois dispositivos estão em paralelo quando a tensão ou diferença de potencial sobre eles é sempre a mesma. No exercício, o resistor em diagonal na parte superior do diagrama está, por definição, em paralelo com o resistor no lado direito, o que resulta em uma resistência equivalente de 2Ω.

 

 

 

O desenho então fica como se a ramificação em diagonal mencionada antes fosse removida, além de um resistor de 2Ω passar a ocupar o lado direito do diagrama. Assim, percebe-se que o novo resistor de 2Ω fica em série com o resistor na parte de baixo do diagrama, resultando em uma resistência equivalente de 6Ω F5Rua4D.gif.

 

 

 

Por fim, o novo resistor de 6Ω fica em paralelo com o último resistor em diagonal, o que resulta em 2,4Ω, que é a resposta do exercício.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...