Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o boot em placas UEFI


Posts recomendados

Olá amigos e esclarecedores do fórum!

 

 

Depois de um tempo afastado do fórum vim postar uma dúvida para ver se alguém consegue resolver. Tive que trocar a placa-mãe do meu PC em virtude do chipset e alguns capacitores terem dado pau. O próprio técnico condenou a placa já que a manutenção não compensaria, seria mais vantajoso adquirir uma nova placa. Diante disto adquiri uma nova placa ASUS A58M-A/BR, com um processador A4-6300, socket FM2+, e aproveitei para acrescentar um HD de 1T já que o outro estava no volume "morto" de dados. A partir dai vem a minha dúvida.

Sempre fui acostumado com placas-mãe com BIOS tradicional, aquele da tela azul, porém ao me deparar com a "bios" da nova placa-mãe, praticamente levei um susto, já que ela é em UEFI (não sei se é correto assim dizer). Após alguns dias estudando o manual vi que não era um bicho de sete cabeças em manuseá-la, inclusive é mais fácil e intuitiva do que as tradicionais BIOS, só no começo tive um pouco de dificuldade já que o assunto era novo com conceitos inéditos até então, como, por exemplo, a formatação dos discos em GPT em vez de MBR e o tal boot seguro. Tive um pouco de dificuldade nisto para fazer a primeira formatação, já que precisei converter os discos e o pendrive de instalação do SO em GPT para funcionarem bem no modo UEFI.

Minha dúvida não refere-se a isto e sim algo que apareceu nos discos de boot na tela inicial da "BIOS" da minha placa, após ter instalado e desinstalado o UBUNTU 14.04 LTS, em dual boot com o Windows 10, A opção de boot do ubuntu não é apagada dos discos UEFI de boot da placa-mãe. Se manter ela como boot prioritário cai na tela do grub desinstalado e trava, já que não havera sistema ou loader de sistema para ser carregado, mas o bom destas placas-mães em UEFI é que basta apenas inverter os discos de UEFI e colocar o Windows Boot Manager com disco prioritário que o sistema Windows carrega normalmente. A minha dúvida é como apagar de vez o disco Ubuntu-UEFI na "BIOS" da da minha placa-mãe, ja tentei de tudo, mas não obtive sucesso a não ser uma vez, formatando o computador, até parece carrapato em dorso de cavalo. Se alguém souber de algo de como apagar este disco UBUNTU-UEFI da placa-mãe e quiser compartilhar eu agradeceria. Segue a foto do "problema" e dados da minha placa-mãe UEFI: A58M-A/BR, socket FM2+, com processador A4-6300 de 3.7 Ghz, no modo normal, ou 3.9 Ghz, no modo turbo

 

post-654608-0-38890800-1440782270_thumb.

 

 

PS - Esta opção aparecia duplicada, vale dizer, o disco UBUNTU-UEFI aparecia duas vezes. Um deles eu consegui apagar pelo próprio linux através do Live CD mediante a instalação do programa efibootmgr, mas outra, mesmo repetindo o processo sudo efibootmgr -b _ -B, indicando em qual posição bootloader ele aparecia quando listado, não tem como excuí-lo..

 

Agradeço desde já quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém sabe de nenhuma sugestão para deletar esta opção persistente do Ubuntu entre as opções de boot da placa-mãe. Ela só desaparece, de fato, quando o PC é formatado, mas quando se faz uma instalação do Linux em dua boot ela aparece e nunca mais sai. Alguém poste alguma sugestão pra ver se é possível excluí-la dentre as opções de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...