Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda sobre preço cobrado


Posts recomendados

Bom dia.
Sei que esse assunto é bastante complexo mas sou iniciante na área de manutenção, e tenho uma dificuldade quanto aos valores que devem ser cobrados ao realizar serviços.
Por exemplo:
-Quanto (em média) cobrar por uma formatação com instalação do windows 7 sem backup de dados?
- E com backup?
- Quanto é indicado cobrar somente para diagnosticar o problema da máquina?

 

Obs.: Sou da região sul.

 

Agradeço qualquer opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem difícil...

 

Eu não acho que uma formatação com instalação sem backup possa valer mais que R$ 50...

 

E R$ 50 somente pelo fato de que quase toda formatação resulta em dor de cabeça para reinstalar drivers...o que acaba tomando mais tempo do que o necessário em vários casos.

 

Agora...tem lugar que cobra R$ 150.

 

Diagnóstico...depende. O problema da máquina pode ser de hardware, software, ou, ambos.

Dentro disso, há vários níveis de complexidade.

 

Tem malandro (como já presenciei) que cobra R$ 200 de pessoas de mais idade, totalmente, leigas...para instalar um AVG gratuito, mais meia dúzia de programas de limpeza, rodar...e pronto.

 

E, honestamente? Sem essa de "custo do conhecimento do parafuso a ser apertado". 

 

Boa fé em primeiro lugar.

 

Porém, se o cliente possui dados sensíveis, não tem onde fazer um backup que mantenha a atividade e a máquina precisa de um reparo mais complexo...aí o céu é o limite. Cada um cobra o quanto acha que o cliente possa pagar.

 

Profissional liberal e autônomos precisam de muita razoabilidade para estipular preços. 

São muitas variáveis.

 

Eu já cortei contrato de vários clientes por conta de "manutenção mensal" de R$ 200 onde o sujeito senta no PC, "passa o AVG" e vai embora.

É mais fácil e barato, eu deixar programado, ou, criar na empresa a cultura de que "cada um deve fazer o minimo" pela sua máquina.

 

Por questões jurídicas, venho recomendando que todos mantenham uma versão paga de AV. Programa a execução no automático e pronto.

Acredite...previne muita coisa e gera grande economia na manutenção, pois, a dependência de uma manutenção mais minuciosa fica para os PCs que possuem dados mais sensíveis.

 

Está dando certo...

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante e quando se fala em formatar a máquina também estariam alem dos drivers de hardware também incluídos a instalação dos programas que o usuário vai usar ou não?

Por exemplo, não sei se concordam comigo, mas eu julgo formatação como: instalação de SO, instalação de drivers e programas rotineiros, tal como AV, pacote office, Winrar e mais algum necessário para que o cliente possa pegar a máquina e usá-la sem preocupação.

 

 

E Fokas, excelente a sua resposta, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...