Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como salvei uma Gigabyte 970A-D3 - rev. 3.0 - flash bios que não deu certo, e não deu mais boot


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Lhes contar uma história que aconteceu comigo. 

 

A placa mãe: Gigabyte 970A-D3 rev. 3.0
O problema: Flash de BIOS que aparentemente deu certo, mas inutilizou a placa-mãe (bricked it)

Sintoma: Reboot infinito, logo após o post. Sem abrir BIOS, sem detectar NADA

 

Historinha: Tenho uma M4A88TD-V EVO USB3. Começou a dar lags, não detectar memória, etc. Ano passado comprei uma nova, a acima citada. Após algum tempo, o botão liga-desliga parou de funcionar. Buenas... um fim de semana desmontando, limpando, e nada de ligar. Problema: o botão ainda funcionava, mas não o conector PWR na mobo. Solução: Chave no verde/preto do alimentador da placa mãe (24-pin)

Buenas. Segui usando ela até o fatídico dia de atualizar a BIOS. Após o flash com sucesso, reboot, ferrou tudo. Beep, e reinicio, beep e reinicio. Voltei à placa mãe antiga. Detecção de memória falha, apenas 4Gb, abrir firefox=tela azul, mas.. vamos que vamos, não tá morto quem peleia.

 

Uma semana de uso contínuo... e forte... 2 outras semanas de pc sem ligar, ou instável. Ativado o travelmate 2480 durante isso.

 

Nova aquisição esse ano... ASRock Extreme 3 990. 3 meses MESES de uso... e pc desligado numa tarde de terça. G

Placa mãe em aparente curto, liga cabo 24-pin, liga mobo.... Liga cabo ATX-8pin, desarma a fonte. 8Pin ligado, nem liga a fonte...

RMA -> Garantia negada pela Terabyteshop por causa duma $#% de backplate do processador, que deve ter ido fora, visto que não uso coolerbox, mas watercooler (Caseiro... para quem conhece, que está na assinatura)

 

Voltei à Asus. Instavel, nada feito.

Parou de salvar o "CPU State" sempre informando "new cpu installed" e derrubando minhas configs... fui usando, até que não aguentei depois de tanto BSOD e kernel panic em linux. Desliguei ela quando parou de detectar placa pci. Vamos de travelmate. Que sufoooooooooco..... Nem meu 486SX 25MHz era tão lento. Isso que estou no linux.. windows 7 nem a pau.

 

Cancelei, enquanto isso, o RMA da Terabyte... e só não mandei uns palavrões lá por que me faltou vontade, e "prata" para pagar um advogado, porque é certo que me processariam, tamanha "minha gana" de trucidar com eles.

 

Após 2 meses de clear-cmos na ASUS voltou a funcionar semana passada. Parou esta semana novamente. Ligo pra minha mãe, feliz e comentei com ela, bah... voltou o pc...e no outro dia. parou....  :muro:  :muro:  :muro:  :muro:  :muro:  :muro:

 

Então, até aqui,.. placa mãe antiga, pedindo um Asilo... placa mãe semi-nova, "bricked" e novíssima queimada....
 
gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhh
 
Levei para uma empresa daqui de SA... e a notícia... AsROCK perda total.
 
Tentativas na Gigabyte... mesmo problema... Dá beep, abre a detecção de dispositivos, reinicio... loop infinito....
 
Cumpre notar que essa mobo não restaura a bios backup "por natureza". A não ser que o checksum não fechar, ela "detecta como funcional" o BIOS. Uma maneira de corromper a BIOS (ou o BIOS, basic input output system) é ligar o pc... e ficar segurando o botão power, e causar o desligamento durante a leitura. Fazer isso 3 vezes corrompe a BIOS, e o backup é acionado (conforme orientações da Gigabyte), mas lembremos que, acima eu disse, eu não tenho o liga-desliga dela... só por curto Vde/Pto na fonte... e assim "não rola"
 
Andei em S.A., em toda a região a procura, pensei em regravar a EPROM. Tem quem faça, mas.. qual será o custo?

 

PAra quem não entendeu o método, ou não sabe inglês... o BIOS dessa mobo é separado em duas... Uma master (M-BIOS) e a B-BIOS (backup). São pequenos CIs de 8 pinos. a contagem começa de 1-4, e seguindo o sentido, 5-7
1 - 8
2 - 7
3 - 6
4 - 5
No tuto, solde um fio entre 4 e 7, que permita soltar esse "curto". Qual seja... 4-7 estarão em curto... ligar o pc, quando a BIOS for lida, o curto deverá ser interrompido
 
Eu soldei dois fios e uma chave, parecida com a liga/desliga. Quando o BIOS é lido, os ventiladores entram em rotação maxima, para ir "declinando"... ao acontecer a rotação máxima, chave desligada/aberta
 
bingo... bingo... bingo.....
 
"BIOS Checksumerror" Recovering BIOS Backup. Don't power off the computer until process finishes
 
Aw_Yeah.png
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...