Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo de custo benefício das GPU's da geração atual.


Posts recomendados

Olá pessoal!
Andei fazendo uns cálculos para saber quais as melhores placas de vídeo vendidas atualmente, no quesito custo/benefício. Consegui montar uma planilha bem simples mas que mostra em números o custo/benefício de cada placa da geração atual e da passada. Nada muito complexo mas que já ajuda quem gosta de aproveitar da melhor maneira possível o dinheiro, por isso gostaria de compartilhar.

(EDITADO): planilha atualizada!

Custo-benefício GPU.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Andei fazendo uns cálculos para saber quais as melhores placas de vídeo vendidas atualmente, no quesito custo/benefício. Consegui montar uma planilha bem simples mas que mostra em números o custo/benefício de cada placa da geração atual. Nada muito complexo mas que já ajuda quem gosta de aproveitar da melhor maneira possível o dinheiro, por isso gostaria de compartilhar.

Peguei todos os números de FPS nos benchmarks feitos nos reviews do site http://www.guru3d.com/

Os preços foram coletados do site http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/principal/home.cgi

O cálculo do custo anual de energia das placas foram calculadas com um uso determinado em 4 horas ao dia, 5 dias por semana, e foi adaptado do site http://www.guru3d.com/ também.

A tarifa do kilowatt/hora usada foi a da Companhia Nacional conforme dados da ANEEL: http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=493

Resumo:

Em curto prazo a melhor compra é a R7 370.

Em longo prazo a melhor compra é a GTX 970

É importante esclarecer que há muitas varáveis envolvidas, como várias tarifas de energia diferentes para cada local, preços em constante alteração, obsolescência das placas, etc, ou seja, haverá pequenas alterações mas os valores tendem a ficar próximos do calculado.

Outra curiosidade é que só irá valer a pena comprar a GTX 960 ao invés da R9 380 próximo do 4° ano de uso, pois só com esse intervalo de tempo o consumo reduzido dela começará a fazer a diferença, mas em 4 anos é provável que a GTX 960 já esteja obsoleta então não há muito sentido em adquiri-la. Está cara demais para o que ela entrega.

vdd parabéns cara 

eu já me ferrei no caso kkk

comprei um SLI de GTX 980TI G1 gaming :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é em relação consumo etc. Mas tenha em mente ao minimo aceitavél de FPS em games, que seria considerável 60, aí já exclui algumas placas dessa relação. Ou deveria separar as placas pelos tiers dela, ou seja, mid versus mid e high end versus high end. Mas de resto ficou top a tabela viu. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é em relação consumo etc. Mas tenha em mente ao minimo aceitavél de FPS em games, que seria considerável 60, aí já exclui algumas placas dessa relação. Ou deveria separar as placas pelos tiers dela, ou seja, mid versus mid e high end versus high end. Mas de resto ficou top a tabela viu. Parabéns.

Concordo plenamente cara... é que no caso de um usuário comum (player casual), geralmente eles não tem essa mentalidade de jogar em 60fps como nós, é nesse mercado de entrada que está voltada uma R7 370 por exemplo, para joguinhos como dota, LoL, CS:GO, enfim, jogos mais simples, graficamente falando... para mim o mínimo hoje seria uma R9 380 para jogar em 60fps (ou próximo disso) em 1080p... é como eu disse, nada muito complexo, é só para dar uma ideia mesmo... valeu!

Cara, o que é 40 Reais a mais na sua conta de luz Anualmente? kkkkkkkkkk SLI de 980 TI é muito overpower, e vai continuar assim por uns 5 anos, ou mais.

Com certeza, é só incluir os 6500 - 7600 reais para a compra, pra quem tem dinheiro é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente cara... é que no caso de um usuário comum (player casual), geralmente eles não tem essa mentalidade de jogar em 60fps como nós, é nesse mercado de entrada que está voltada uma R7 370 por exemplo, para joguinhos como dota, LoL, CS:GO, enfim, jogos mais simples, graficamente falando... para mim o mínimo hoje seria uma R9 380 para jogar em 60fps (ou próximo disso) em 1080p... é como eu disse, nada muito complexo, é só para dar uma ideia mesmo... valeu!

Com certeza, é só incluir os 6500 - 7600 reais para a compra, pra quem tem dinheiro é excelente.

 

Eu nem jogo em 60 FPS a maioria dos games, pra mim depende do jogo e não sei porque, alguns mesmo em 30 FPS é muito fluido e outros em 30 é bem lagado. Enfim, como possuo um notebook com uma 860m(que é uma 750 ti) estou bem assim, porém só a sugestão de separar mercados, e ver qual o melhor de cada categoria nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Nem é questão de taxa de FPS e fluidez, é questão de qualidade gráfica mesmo. Até uma GTX 750 ou GTX 760 suportará os próximos jogos em Full HD a 60 FPS durante um bom tempo, bastando reduzir a qualidade gráfica. A questão é que tem gente que não aceita perder um filtro, um nível de detalhamento de textura, um pouquinho de partículas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha não necessariamente né, para quem tem dinheiro o céu é o limite kkk

o problema é o custo benefício

Cara, o que é 40 Reais a mais na sua conta de luz Anualmente? kkkkkkkkkk SLI de 980 TI é muito overpower, e vai continuar assim por uns 5 anos, ou mais.

mano eu só pagei uma ehheheheh a outra foi de graaaatisssss huehuehue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem é questão de taxa de FPS e fluidez, é questão de qualidade gráfica mesmo. Até uma GTX 750 ou GTX 760 suportará os próximos jogos em Full HD a 60 FPS durante um bom tempo, bastando reduzir a qualidade gráfica. A questão é que tem gente que não aceita perder um filtro, um nível de detalhamento de textura, um pouquinho de partículas...

Alguns games*. The witcher 3 por exemplo é tenso, não consigo 60 fps nem no low, por ser bem pesado, porém a variação de fps do Low para o High é minima, coisa de 10 fps e melhora muito a qualidade gráfica.

O correto é manter a resolução, e diminuir os filtros até onde der, caso não seja possivel, aí abaixe a resolução.

E tipo, eu usando meu notebook, abaixei a resolução do GTA V de 1080p para 900p e não vi distorção e ficou a mesma coisa. Mas em alguns games distorce a imagem e parece pixelado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem é questão de taxa de FPS e fluidez, é questão de qualidade gráfica mesmo. Até uma GTX 750 ou GTX 760 suportará os próximos jogos em Full HD a 60 FPS durante um bom tempo, bastando reduzir a qualidade gráfica. A questão é que tem gente que não aceita perder um filtro, um nível de detalhamento de textura, um pouquinho de partículas...

bem isso mesmo... com uma R9 380 dá pra jogar cravado qualquer jogo em 60 fps, se um jogo ficar um pouco abaixo disso é só baixar alguma config de "ultra" para "high" que tá tranquilo, o que eu vejo muito é uma galera querendo jogar com tudo no ultra com filtros no máximo, só que aí ficam com 40-45fps. Eu prefiro reduzir uma coisa ou outra em gráfico para ficar em 60fps do que tudo no talo rodando a 40fps, ainda mais em jogos online.

o problema é o custo benefício

mano eu só pagei uma ehheheheh a outra foi de graaaatisssss huehuehue

sim, infelizmente  :mellow: como foi gratis? kkk

Bem legal a tabela, pena que não vi a r9 280x pr comparar com r9 380 e gtx 960 rs

Quando iniciei a tabela eu tinha colocado as placas da geração passada na AMD e Nvidia, mas percebi que nessas placas antigas o site guru3d fez os benchmarks com os jogos daquela época (antigos hoje), a R9 280x por exemplo não tem benchmark do GTA V no site deles e ao invés de ter o Battlefield 4 tem o Battlefield 3, entre outros jogos antigos, por isso achei melhor retirar as da geração passada, senão o resultado final do FPS médio sairia distorcido entende? E também não poderia deixar benchmarks de alguns jogos e não colocar o de outros diferentes, pois também iria ter o FPS médio distorcido. E acredito que mesmo se eu pegasse o benchmark dessas placas antigas em outro site, ficaria errado... mas talvez eu possa fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns games*. The witcher 3 por exemplo é tenso, não consigo 60 fps nem no low, por ser bem pesado, porém a variação de fps do Low para o High é minima, coisa de 10 fps e melhora muito a qualidade gráfica.

O correto é manter a resolução, e diminuir os filtros até onde der, caso não seja possivel, aí abaixe a resolução.

E tipo, eu usando meu notebook, abaixei a resolução do GTA V de 1080p para 900p e não vi distorção e ficou a mesma coisa. Mas em alguns games distorce a imagem e parece pixelado.

Infelizmente fizeram o Witcher 3 muito mal otimizado, ficou praticamente um GTA 4 da vida 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 @Flávio Santana Lima @Foxwalt @Kelvin182 
Gente, inclui todas as placas antigas da geração passada que dava para colocar, ficando de fora só modelos como r7 260, 260x, gtx 750, etc, isso para não ficar com números distorcidos e incompletos. Ahh e retirei o cálculo de energia, pois mesmo com as placas antigas os números não têm nada de relevante. Também separei as placas em classes para melhor comparação, e adicionei as marcas que foram pesquisadas os preços. a grande maioria foram preços praticados na kabum, sendo que 4 placas precisei coletar os preços de vendedores platinum no mercadolivre. Só esclarecendo que dessa vez resolvi pegar os preços mais baixos de todas as placas na Kabum, ou seja, há várias, PNY's, Zotac's e PowerColor's na tabela.

Resumo das melhores compras atualmente (por tier), no quesito custo/benefício:

Top End: GTX 980 TI
Entusiasta: R9 390
High End: GTX 970
Mainstream: R9 280x
Mid Range: R9 270
Entry Level: faltou diversas placas por motivo do site guru3d ter os benchmarks na sua maioria com games antigos. A única que pude incluir sem que os números ficassem em desacordo foi a GTX 750 Ti, mas fica claro a defasagem dessa placa, apesar de estar "barata", não é uma compra tão boa em longo prazo.

Quem quiser pode usar essa planilha que criei. Conforme os preços mudarem basta alterar os preços nela, aí quem quiser poderá sempre ter essa informação a mais na hora de fazer uma compra.

Custo-benefício GPU.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...