Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre sinal para TV Digital / DTV e posicionamento de antena UHF


Posts recomendados

Caros amigos do Clube do Hardware, estou com dúvidas sobre o posicionamento de uma antena UHF para recepção de sinal de TV Digital (DTV / HDTV).

Instalei minha antena há cerca de 5 a 6 metros de altura, no topo do meu sobrado. É uma antena muito parecida com esta aqui:

http://s25.postimg.org/nsft64rhb/antena_uhf.jpg

Estou usando em 4 televisores antigos o conversor Aquário DTV-8000 (1 para cada TV, claro) e sempre tive ótima recepção e qualidade em praticamente todos os canais, tudo em HD.

Praticamente todas as emissoras estão com sinal acima de 70%, sendo que algumas, como o SBT e a Record, por exemplo, chegam a quase 90%.

Porém, há cerca de 2 ou 3 semanas, tenho percebido constante piora no sinal da Rede Globo, sendo que chega a sair do ar. O que acho estranho é que parece não ser algo relacionado à minha antena ou aos meus equipamentos (antena, cabos, divisor, conversor digital, etc), visto que afeta apenas esta emissora em particular, a Rede Globo, onde o sinal chega a cair para 45% e muitas vezes me obriga a assistir apenas no 1Seg, com qualidade de imagem e áudio sofrível, porém, com maior "estabilidade" sem interrupção da transmissão.

É estranho pois a Gazeta fica exibindo 0% no sinal o tempo todo, mas não sai do ar. Já a Globo, ao cair abaixo de 50%, a imagem e o áudio travam e as vezes sai do ar.

Por isso, gostaria da ajuda de vocês com dicas sobre como fazer um melhor apontamento para melhorar a recepção da Globo, sem perder as outras emissoras, é claro.

Até pensei em comprar um booster ou coisa assim, mas não achei que fosse realmente necessário pois se fosse algo relacionado à perda causada pelo cabo (devido à qualidade ou extensão do mesmo) ou ainda ao sinal com fraca intensidade, afetaria a todos os canais que vem praticamente do mesmo local, ou seja, região da Avenida Paulista e arredores, há cerca de 15km de distância da minha residência em linha reta.

Vendo a posição das torres de TV que transmitem (ou retransmitem) o sinal, fiz um mapa e estou pensando em subir no telhado para reposicionar a antena, pois vai que algum pipa ou papagaio tenha enroscado a linha e a mudado de posição, não é mesmo? Ainda mais agora, logo após o período de férias escolares.

Posição em relação às principais emissoras ou às de meu interesse (sinal em HDTV).

http://s25.postimg.org/pf50rd3j3/mapa_torres_residencia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu também enfrento um problema semelhante. Tenho uma Aquário DTV 3000, que capta sinais UHF (digital) e UHF (analógico). Na minha cidade ainda não há cobertura do sinal digital, então uso ela para fazer a recepção dos canais analógicos. Logo quando comprei, era uma semana chuvosa, então não tinha condições de fazer a instalação da mesma. Larguei ela em cima do sofá e deixei assim mesmo, todos os canais disponíveis (Globo, Record, Band, RedeTV! e mais duas emissoras religiosas [¬¬]) ficaram com uma qualidade muito boa, ao nível do sinal analógico.

 

Na semana seguinte a chuva parou, então fui fazer a instalação da mesma na parte externa da casa. Instalei ela na parede, voltada para a torre de transmissão que fica a cerca de 7km de onde moro. O local onde instalei ela é limpo, sem nenhum obstaculo entre ela e a torre, aliás, da até para ver a torre de onde o sinal é transmitido. Para minha surpresa quando liguei a televisão, a Rede Record estava com uma qualidade horrível, com os famosos chuviscos do sinal analógico, os outros canais estavam com boa recepção. Mudei a posição dela de tudo que é jeito, de lá pra cá já troquei ela de lugar 4 vezes com a esperança de obter uma melhor qualidade na Rede Record, tudo em vão.

 

Com raiva, peguei a antena e coloquei dentro de casa novamente. Adivinha? Rede Record com alta qualidade de imagem. Venho tentando buscar a causa deste problema, e não consegui achar nenhuma solução até agora. Estou pensando em comprar outra antena via satélite para não me estressar mais com os diversos problemas do sinal aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como essa antena não tem o refletor traseiro, a direção dela não é muito crítica, nesse caso (Umarizal), se você direcionar a antena na linha verde de seu segundo desenho, você teria uma receptividade bem satisfatória tanto da "Rede TV" quanto da "Globo" (os dois extremos).

O que pode ter ocorrido ai, é que a antena pode ter saído do local ou algum obstáculo foi construído (algum prédio), no rumo da emissora globo.

Uma outra verificação é nos elementos da antena (hastes), se algum dos elementos quebraram, diminui muito a eficiência da antena...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também enfrento um problema semelhante. Tenho uma Aquário DTV 3000, que capta sinais UHF (digital) e UHF (analógico). Na minha cidade ainda não há cobertura do sinal digital, então uso ela para fazer a recepção dos canais analógicos. Logo quando comprei, era uma semana chuvosa, então não tinha condições de fazer a instalação da mesma. Larguei ela em cima do sofá e deixei assim mesmo, todos os canais disponíveis (Globo, Record, Band, RedeTV! e mais duas emissoras religiosas [¬¬]) ficaram com uma qualidade muito boa, ao nível do sinal analógico.

 

Na semana seguinte a chuva parou, então fui fazer a instalação da mesma na parte externa da casa. Instalei ela na parede, voltada para a torre de transmissão que fica a cerca de 7km de onde moro. O local onde instalei ela é limpo, sem nenhum obstaculo entre ela e a torre, aliás, da até para ver a torre de onde o sinal é transmitido. Para minha surpresa quando liguei a televisão, a Rede Record estava com uma qualidade horrível, com os famosos chuviscos do sinal analógico, os outros canais estavam com boa recepção. Mudei a posição dela de tudo que é jeito, de lá pra cá já troquei ela de lugar 4 vezes com a esperança de obter uma melhor qualidade na Rede Record, tudo em vão.

 

Com raiva, peguei a antena e coloquei dentro de casa novamente. Adivinha? Rede Record com alta qualidade de imagem. Venho tentando buscar a causa deste problema, e não consegui achar nenhuma solução até agora. Estou pensando em comprar outra antena via satélite para não me estressar mais com os diversos problemas do sinal aberto.

 

Haha... que coisa de doido rapaz, dentro de casa a antena tem melhor recepção do que fora? Sinistro :blink:

 

Como essa antena não tem o refletor traseiro, a direção dela não é muito crítica, nesse caso (Umarizal), se você direcionar a antena na linha verde de seu segundo desenho, você teria uma receptividade bem satisfatória tanto da "Rede TV" quanto da "Globo" (os dois extremos).

O que pode ter ocorrido ai, é que a antena pode ter saído do local ou algum obstáculo foi construído (algum prédio), no rumo da emissora globo.

Uma outra verificação é nos elementos da antena (hastes), se algum dos elementos quebraram, diminui muito a eficiência da antena...

Neste caso amigo, é bem o que estava pensando em fazer.

 

Sobre o refletor traseiro, se refere às antenas assim: http://www.antebolicas.com/ficheiros/fotos/ki216523e_1.jpg

 

Acha que compensa eu trocar a minha antena por uma dessas ou o ganho não será tão significativo assim que compense tal investimento, ainda mais agora, numa época de crise econômica?

 

Vi alguns testes de antenas (como este) e também alguns amigos me recomendaram bastante uma tal de Proeletronic como sendo uma boa marca, mas não conheço. Vendo os produtos, percebi que a de maior ganho seria o modelo Antena UHF Digital Yagi (com refletor) PROHD-1100, com 15 dBi. Será que é muito mais do que a minha atual? Só lembro que vinha escrito na caixa bem grande LOG, mas pelo que entendi, esse é o tipo da antena e não a marca, hehe.

 

Vendo o desenho da caixa, tenho quase certeza que a minha era uma tal de Castelo Digilog.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, a antena com refletor é essa da primeira foto sua, o ganho dela é um pouco maior que as que não tem aquela parte traseira...

No seu caso ai, se nenhum elemento esta quebrado, não é hora de trocar a antena não, acredito que uma pequena movimentação  dela para o lado da emissora globo, já vai resolver o seu problema.

 

As antenas do site Pro eletronic, são iguais as que você mostrou em outros links, exceto as primeiras que possuem amplificador embutido.

O problemas dessas que possuem amplificador, é que ela fica consumindo energia mesmo se o TV estiver desligado!  :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a antena com refletor é essa da primeira foto sua, o ganho dela é um pouco maior que as que não tem aquela parte traseira...

No seu caso ai, se nenhum elemento esta quebrado, não é hora de trocar a antena não, acredito que uma pequena movimentação  dela para o lado da emissora globo, já vai resolver o seu problema.

 

As antenas do site Pro eletronic, são iguais as que você mostrou em outros links, exceto as primeiras que possuem amplificador embutido.

O problemas dessas que possuem amplificador, é que ela fica consumindo energia mesmo se o TV estiver desligado!  :(

 

Sobre amplificador (ou booster), ouvi dizer que se houver recepção de interferência, estas também serão amplificadas... ou isso é bobagem?

 

Bom, apelo que vi não há danos aos elementos, mas não vi de perto. Assim que parar a chuva aqui em São Paulo (pois é, depois de alguns meses de seca, tem chovido desde que criei este tópico, pouco mas não quero subir no telhado com as telhas molhadas), assim que o Sol voltar vou subir, inspecionar o estado atual da antena e virá-la para a direção da Av. Paulista, onde está a antena da Globo.

 

Obrigado e em breve posto mais informações sobre este caso ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Dependendo da interferência, a maioria dos Booster amplificam também elas, pois a grande maioria deles, amplificam sinais do VHF, UHF, cabo e FM.

 

As chuvas também atrapalham o sinal!, principalmente se o conector do cabo na antena, não estiver isolado com fita isolante de altofusão.

 

Para segurança, espere pelo menos um dia inteiro de sol, antes de pisar nas telhas! Ou seja, espere o segundo dia consecutivo de sol antes de pisar nelas!...

 

PS: (Off- Tópic) Se for peso-pesado (como eu), contrate um antenista! Hehehehe!!!!....  :hehehe:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Bcpetronzio Oi, boa tarde, sou bem iniciante nisso.
Gostaria de aproveitar esse tópico para não criar outro.
Não manjo nada de antenas, lá em casa tenho uma TV de 32" da LG que tem o conversor embutido e usamos uma antena interna daquelas de camelô mesmo, mas tenho dificuldades para sintonizar o canal 4, o melhor canal é o 2-2 NBR que sempre funciona chova ou faça sol, os outros canais pegam melhor do que o 4 mas as vezes ficam travando, igual acontecia quando tínhamos tv a cabo e assistíamos os canais em HD. A diferença é que na TV a cabo isso só acontecia com chuva daquelas bem violentas e voltava ao normal rápido, agora na TV digital aberta a situação é permanente, vou precisar de uma antena externa para o sinal digital ficar estável? Tem que ser uma antena específica e cara?

Ps: nem sabia que existia uma profissão de nome antenista kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que a pergunta foi direcionada ao @Bcpetronzio mas vou respondê-la.

Sim, para ter uma imagem estável o melhor é uma antena externa.

Mas não caia no golpe das antenas especiais para TV digital. O que você precisa é de uma antena para a faixa do UHF, e um cabo sem emendas desde a antena até o receptor.

Existem de vários modelos, mas todas elas são direcionais, ou seja, devem estar apontadas para o transmissor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio @Ricardo S Ferreira Obrigado, qual a faixa de preço das antenas UHF simples?
Só para eu ficar de olho e não ser enganado, rs.

São aquelas estilo espinha de peixe? E qual o tipo de cabo específico?
Ele já é vendido montado ou tenho que "climpar" o mesmo (sei que é o coaxial. rsrs)?

E sobre estar apontadas para o transmissor, como isso funciona? Vou ter que virara ela para um lado dependendo do canal que eu quiser assistir? Tipo lado direito 4, lado esquerdo 11?

Outra coisa, esse exemplo da Televisão que eu dei foi da minha TV de 32", o meu TV/Monitor de 21,5 LG, não tem o conversor embutido, ele é da época que a TV Digital era a novidade do futuro e nessa época somente os aparelhos maiories vinha com conversor embutido, o mesmo para a TV da minha namorada de 19" da Philco.

  • Nesse caso acima eu vou precisar além da antena o conversor?
  • Vi que alguns conversores possuem o cabo HDMI, mas a TV da minha namorada apesar de ser LCD não possui a entrada HDMI, na prática seria como instalar em uma daquelas TVs de tubo antigas, qual conexão eu irei usar nesse caso, a de AV?
  • O meu monitor já tem HDMI mas eu uso para minha placa de vídeo no PC.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, muitas se parecem com a "espinha de peixe", só que as hastes não são muito grandes, aquelas que tinham as hastes com vários tamanhos eram para "Uso geral"  (FM, TV analógica, e TV digital), as específicas para TV digital tem as hastes "elementos" bem menores.

Essas comuns tem preços variados, de 39 Reais a 90 Reais, e existem as amplificadas que passam um pouco de 100 Reais...

O cabo ideal é o coaxial mesmo, segue alguns links....

Essa é uma simples:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722629711-antena-tv-externa-uhf-digital-hdtv-28-elementos-potente-log-_JM

Essa abaixo é simples mas já vem com um cabo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691946925-kit-antena-externa-digital-mastro-cabo-vhf-uhf-hdtv-_JM

Igual a de cima só que de outra marca:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688764724-kit-antena-externa-digital-mastro-cabo-vhf-uhf-hdtv-_JM

Abaixo uma amplificada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687021345-antena-externa-vhfuhfdigital-capte-ouro-amplificada-27db-_JM

 

Dependendo da localização de sua casa na Cidade, você não precisará de uma antena amplificada! Isso só é necessário se estiver longe das antenas transmissoras!...

 

adicionado 6 minutos depois

Espero que ajude a decidir!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Bcpetronzio Boa tarde.

Minha TV de 32" queimou :(

Mas enfim, consegui comprar o conversor para a minha namorada e fui testar na TV/Monitor que tenho na sala, usei um cabo AV que já veio com o conversor (é aquele pequeno da Aquário, gostei pois veio com cabo HDMI e AV), acontece que a imagem ficou igual a TV de 32" do quarto (usei a antena interna normal que usamos para ver a TV analógica), a imagem ficou picotando e meio verde igual quando tínhamos TV a cabo e o tempo ficava ruim (chuva forte e raios), os canais em HD ficavam desse mesmo jeito. Acho que vou precisar de uma antena externa...

 

Bem, algumas dúvidas:

  1. Eu não entendi muito bem a parte de ter que direcionar a antena para a estação de TV digital da emissora e de precisar de uma antena digital omnidirecional, pensava que isso era só para o sinal analógico :/ O fato da antena não ser muti direção significa que eu terei que apontar ela para a direção da estação de cana emissora? :(
  2. A minha namorada compartilha a antena com o vizinho (a dela ainda é analógica), não sabia que dava para fazer isso sem um aparelho que eu pensava ser igual ao da TV a cabo, mas ela disse que é só uma caixa que divide os fios, nesse caso quando um trocasse de canal em uma TV não trocaria também na outra? Tem como fazer isso com a TV digital? Tenho duas TVs aqui em casa O.o
  3. O que são exatamente essas antenas amplificadas? Como elas funcionam?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

1. Antena digital omnidirecional é uma antena que não possui apontamento, (não fica apontada para uma emissora), ela recebe o sinal de todos os lados.

2. Se a antena estiver em bom estado e o sinal for forte, pode tentar a mesma antena compartilhada mesmo, quando mudar o canal no aparelho, somente a TV ligada a ele mudará...

3. Uma antena amplificada, possui pequeno amplificador junto a ela (Lá no topo) é indicada quando o sinal das TV não forem forte, ou quando esta na área rural da Cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não vai atrás de preços altos!!! Até uma lâmpada fluorecente queimada, serve como antena!.....

Esse artigo do site da Techtudo vai te esclarecer várias dúvidas:

http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/02/tv-digital-confira-lista-com-melhores-antenas-para-captar-o-sinal.html

Uma antena "bidirecional" com alto ganho, é essa abaixo:

https://www.walmart.com.br/antena-externa-amplificada-de-36-db-tv-uhf-vhf-one-for-all-for-all-sv9350/acessorios-de-tecnologia/televisao-e-home-theaters/antenas/2969149/pr

Ela pode ser colocada interna como externamente..., Melhor desempenho é com a instalação externa!...

Tem várias! As Aquário tem modelos muito bons! Como esse abaixo considerado 5 estrelas!...

http://www.kabum.com.br/produto/65242/aquario-antena-externa-dtv-5600-amplificada-para-tv-4-em-1-vhf-uhf-fm-e-hdtv-digital

Os links são só para demostrar o produto! Faça pesquisas de preços antes de fechar negócio!...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...