Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD inativo na instalação do Yosemite OS


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Fiz um upgrade no macbook pro:

 

de um HD convencional por um SSD 240GB Kingston SSDNow 300.

 

Durante cerca de 5 meses de uso, tudo funcionando perfeitamente. Porém, o Trim não estava ativo (eu acho).

 

Então, de um dia qualquer o SSD começou a ficar muito lento e travar demais. Tentei reinstalar e nesta, travou na instalação.

 

Voltei para o HD convencional e instalação feita e concluída.

 

Nota: lembro ter feito um reset da PRAM algum dia, antes de surgir esse problema. Tem alguma influência na relação com Trim esta ativo ou não ?

 

Tentei reinstalar algumas vezes com o mesmo SSD, mas apenas uma vez que, nas etapas da instalação avançou um pouco, porém, trava do mesmo jeito e por uma dessas tentativas não reconheceu o SSD.

 

Fiz um teste do SSD numa máquina Windows e instalação feita com sucesso com satisfação.

 

Tentei antes de instalar realizar o ativamento do Trim pelo terminal com os seguintes comandos:

 

rm -rf /Volumes/"Macintosh HD"/System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext

-enter-

cp -r /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext /Volumes/"Macintosh HD"/System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext

-enter-

touch /Volumes/"Macintosh HD"/System/Library/Extensions

-enter-

kextcache -u /Volumes/"Macintosh HD""

-enter-

 

Obs.: apenas aceita a 1 linha de comando, as outras não reconhece.

 

Alguma solução ? Espero a ajuda do Fórum. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual tutorial você seguiu para utilizar estes comandos?

 

Se sua partição do OS X é "MacintoshHD", os comandos utilizados

foram totalmente redundantes, e além disso, não serviriam para

resolver seu problema, e sim para excluir o kext que daria suporte

ao TRIM no seu SSD...

 

Você disse que usou o SSD para realizar uma instalação do Windows,

e também menciona que o disco não foi mais reconhecido após algumas

tentativas...

 

Se quando você realizou a instalação do Windows, a fez em modo BIOS

convencional e não em UEFI, provavelmente o instalador do Windows

converteu seu disco para o esquema de partição MBR, e isso explicaria 

nenhuma partição disponível para instalação no instalador do OS X, já

que você obrigatoriamente precisa utilizar GUID/GPT como esquema

de partição...

 

Utilize o DiskUtility do instalador do OS X para poder particionar eu disco

com o sistema de partições GUID/GPT...

 

post-340694-0-16709300-1440306703_thumb.

 

Para ativar o TRIM em SSDs não Apple nas versões do OS X iguais ou inferiores à 10.10.3,

utilize o TrimEnabler (gratuito somente para quem quer ativar o TRIM) > https://www.cindori.org/software/trimenabler/

 

Já para as versões 10.10.4 ou acima, utilize o comando abaixo...

sudo trimforce enable

O reset da PRAM ou NVRAM não influenciaria no funcionamento do SSD

neste caso, já que a PRAM/NVRAM não armazena nenhuma informação

para seu funcionamento...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele procedimento deveria ser feito enquanto o seu SSD estivesse plugado a outro Mac/Hack, e usando ele como alvo...

Mas tudo bem, isso não vai nos ajudar...

Me diga qual é exatamente o modelo de seu MacBook Pro e qual método você utiliza para a instalação do Yosemite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Método pendrive - http://br.ccm.net/faq/20391-criar-um-pen-drive-de-instalacao-os-x-10-10-yosemite

 

Download do Yosemite pelo apple store

 

Usando o utilitário de disco e apagando o pendrive com Mac OS Expandido (Registro Cronológico) 

 

criando o pendrive pelo terminal

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/yosem --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app --nointeraction

 

Modelo: Macbook pro core i5 (13-inch, meados de 2012) Número do modelo: MD101xx/A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm...

 

Você não deveria ter problema algum com essa máquina e utilizando esse método...

 

Você conseguiria tirar uma foto da tela no exato momento em que a instalação trava

e com o log de instalação visível (pressione as teclas COMMAND+L quando a instalação

começar), e depois colocá la aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei as imagens, as 3 últimas são as sequencia da 2 imagem.

 

Correção: essa linha esta entre 4 e 5 imagem (The connection to service named com.apple.nurlsstoragecache was invalidated.) UserInfo=0x7feee255b4a0

 

E na última imagem no final esta assim: was invalidated.};{

 

kX4R1G.jpgiMHAnT.jpgz7Ayb3.jpgeHhJzG.jpg2qWEv0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o log do instalador e também fazendo uma pesquisa na internet, eu descobri que este

realmente é um problema comum para quem utiliza SSDs não Apple + OS X Yosemite...

 

https://larryjordan.com/articles/caution-ssd-drives-and-yosemite/

 

Não vai ser possível resolver seu problema e instalar o OS X Yosemite diretamente no seu SSD

usando um instalador gerado com o utilitário createinstallmedia...

 

Você tem algumas opções, vou citá-las por ordem de dificuldade...

 

1- Faça o download do OS X Mavericks (10.9.x), crie o instalador usando o utilitário createinstallmedia,

instale-o normalmente, e após a instalação estiver concluída e você estiver no sistema, utilize o TRIM

Enabler para ativar o TRIM em seu SSD, reinicie o sistema e verifique se o TRIM está ativo em seu SSD

através do SystemProfiler, e caso esteja, execute o seguinte comando no Terminal.app e reinicie...

sudo nvram boot-args=kext-dev-mode=1

Baixe o instalador do Yosemite através da AppStore, e após o termino do download, utilize o app

para atualizar o sistema...

 

2- Caso você tenha ou seja fácil conseguir com um amigo um case USB/Thunderbolt para HDDs/SSDs,

você conseguirá utilizar o seu instalador existente e instala-lo diretamente ao disco, pois o sistema irá

reconhecê-lo como um disco externo...

 

3- Criar um instalador restaurando o BaseSystem.dmg e modificando o kext IOAHCIFamily.kext... 

 

Esse é um pouco mais complicado, podemos discuti-lo caso nenhum dos anteriores seja viável...

 

4- Utilizar o CloverEFI Bootloader, que originalmente foi criado para Hackintoshes, porém, pode ser

utilizado em Macs reais para casos como esse... Ele seria utilizado somente para a instalação do 

sistema, devido à sua capacidade de modificar kexts durante a inicialização do sistema, e após a

instalação e ativação do TRIM não seria mais necessário...

 

Agora é com você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz as tentativas.

 

1.opção: utilitário createinstallmedia com OS X Mavericks 10.9.5.

 

A instalação seguiu sua rotina lentamente... fora do tempo considerado normal. Seguido que no momento da criação da conta de usuário, o sistema travou, esperei mais de 50 minutos e nada.

 

2.opção: case USB/Thunderbolt, ainda não tinha feito dessa maneira e pesquisei um pouco. Mas, pedi emprestado de um conhecido de um amigo etc.

Resultado que da mesma maneira anterior o sistema lentamente vai instalando e trava na seleção de layout de teclado... pronto. E mais e mais tempo esperando, nada feito trava geral.

 

3.opção: um pouco mais complicado de fazer, mas faz parte. Conheço na teoria, mas ainda não tinha feito nesse tipo, mas, com ajuda de arquivo tutorial de meus arquivos e mais algumas pesquisas na web segui a frente.

 

Inicialmente a instalação foi mais rápida que as opçõs anteriores, mas continuava lenta. Semelhante as opções anteriores, ocorreu um travamento na criação da conta de usuário, perto de 20 minutos e abriu area de trabalho.

 

Problema foi a lentidão geral para abrir qualquer aplicativo ou até mesmo o launchpad.

Com muita paciencia instalei o trim enabler, com sua ferramenta auxiliar instalada melhorou o launchpad e aplicativos mais leves com calendário, notas, calculadora. Assim que habilitei o trim pediu para reiniciar. Demorou alguns minutos ...

 

Na reinicialização tela cinza por 10 ou 15 minutos e logo depois surge a tela Kernel panic como a figura abaixo:

ytZpu1.jpg

 

Seria o resultado de que a apple não gostou de algum hardware instalado ou alguma falha de ram ou o próprio SSD.

 

Reinicializaão forçada e tentei entrar no modo Safe Boot na tentativa de fazer alguma coisa.

 

Mesmo assim tela cinza por mais e mais minutos.

PSn1re.jpg

 

Um pouco sobre kernel panic

http://www.cnet.com/news/tutorial-avoiding-and-eliminating-kernel-panics/

 

4.opção: CloverEFI Bootloader não sei se vou fazer.

 

Sobre as imcompatibilidades SSD no Yosemite OS

http://www.zdnet.com/article/os-x-yosemite-and-third-party-ssds-heres-what-you-need-to-know/

 

Venda de hardware OEM Apple "solução upgrade SSD sob o Yosemite OS"

http://eshop.macsales.com/shop/SSD/OWC/Mercury_6G/

 

* Nesse modelo de SSD Kingston SSDNow 300 - talvez esteja com incompatibilidade.

 

Aqui indica quais SSD supostamente mais compativéis e não menciona o modelo Kingston.

http://www.ssd-for-mac.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais me surpreendeu foi o fato de você ter o mesmo problema com o Mavericks,

porém, não é totalmente inesperado por você ter usado a versão 10.9.5 que é posterior

ao lançamento do 10.10.0... Talvez fosse interessante você tentar com a primeira versão

do Mavericks...

 

Faça também um teste com o CloverEFI...

 

Baixe este arquivo e o descompacte em uma partição FAT32 de um Pendrive, e certifique-se

de que a pasta EFI esteja em sua raiz > https://www.dropbox.com/s/xx9kj8z964a81nh/EFI.zip?dl=0

 

 

 

Ligue o MacBookPro enquanto pressiona a tecla OPTION com o seu instalador e o pendrive com

o Clover plugados, e quando aparecerem as opções de boot, selecione aquela que corresponde

ao pendrive do Clover...

 

Selecione o instalador do OS X através da tela do Clover e veja se você tem sucesso desta vez...

 

A pasta acima contem somente os arquivos necessários para um MAC real, assim como somente

o patch para o kext IOAHCIBlockStorage.kext...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma tentativa.

 

Com CloverEFI Bootloader trava e reinicia com a tela do Kernel Panic.

 

Também fiz o teste com BaseSystem.dmg, na instalação do OS X Lion 10.8.5. E surge a mesma situação nas opções anteriores lentidão generalizada fora do normal e quando reinicia trava na tela cinza.

 

De qualquer maneira obrigado por tentar ajudar.

Pensei em testar com outro SSD, mas nao tenho outro no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kernel Panic relacionado a quê? Conseguiria reproduzir e postar uma foto?

 

Mas agora eu fiquei curioso...

 

Você tento com o 10.8.5 que temos certeza não conter nenhum bloqueio

quanto a SSDs de terceiros e também o 10.9.5 que supostamente não teria...

 

Como em um momento você conseguiu ter o Yosemite nesta máquina usando

este SSD?

 

Você já experimentou fazer o reset do SMC? > https://support.apple.com/pt-br/HT201295

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu nao sei... já estou sem paciencia, esta estranho isso com o meu SSD.

 

Tirar foto, só tentando novamente.

 

Fiz upgrade SSD no mavericks, antes era o lion com HD convencional. Então desde o inicio da atualização do Yosemite tudo estava perfeitamente. SSD rodando com satisfação.

 

Surgiu o problema faz cerca de 10 dias atrás... apareçeu uma lentidão do nada e para abrir uma bloco de notas ou algo tão simples era uma eternidade. Não conseguia trabalhar no sistema... cada click para uma função era 5 ou 10 minutos dependendo do aplicativo.

 

Já tinha feito reset do SMC, mas não acho que isso seja relevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigos, acho que estou com um problema parecido. Talvez possam me ajudar.

 

Tambem possuo um Macbook 13" meados 2012, 2.5ghz,  4gbrRam 1600.  

 

Comprei um SSD Kingston v300  240gb, substitui o hd convencional 500gb...

 

Ai comecaram os problemas, instalei o windows para teste, rodou uma maravilha, um tiro ligando em 5 segundos, 

porém na tentativa de instalacao do mac os, foi uma eternidade, desde os procedimentos de utilitarios de disco do restore.

 

o mac comecou travando desde a formatacao e particionamento do ssd,  demorou em torno de 8 horas ou mais para instalar o sistema operacional, e mesmo apos a conclusao e reinicio, o mesmo rodou totalmente travado durante a configuração inicial de sistema.

 

vale considerar que efetuei tentativas sem sucesso, com o mesmo desfecho nos sistemas  mountan lion,  yosemite, maverick

sendo bootado pelo restore online,  ou pelo cd de instalacao.

 

vocês tem alguma ideia para a solucao deste problema meu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Tive um problema similar com meu SSD Kingston V300 novinho em folha, quando fui instalá-lo no meu velho Macbook Pro 13" unibody mid-2009. Mas o SSD estranhamente funcionava bem quando eu o conectava a uma docking station ligada ao meu Macbook via porta USB.

 

Após muito sofrimento com tentativas frustradas de instalar o OS X Snow Leopard, idem o Yosemite e o El Capitan, finalmente tive a "brilhante" ideia de levar à assistência técnica e pedir para trocarem o cabo SATA. Tadá! Era problema no cabo - não no SSD.

 

Depois disso, nunca mais tive problemas com o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...