Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com os Modulos RF 434Mhz para PIC C Compiler


shipool

Posts recomendados

Boa noite, 

 
Estou estudando a programação para PICs e agora estou tentando utilizar os Módulos RF de 434Mhz, porém não estou conseguindo, bom, vamos ver o que temos e o que não temos.
 
Estou utilizando 2 PICs 16F628A
Clock Externo de 4Mhz(cristal + 2 Capactor de 33pF).

Funcionamento do circuito: Pressiono botão ligado no pino A1 do PIC emissor, envia os dados pela porta TX(B2) da 1 segundo de delay e acende o LED da porta B0 por 1 segundo. PIC Receptor faz a leitura dos dados pelo pino RX(B1), se cair no IF acende o LED da porta A1 por 1 segundo.

 

Primeiro, já li vários topicos sobre isso aqui no fórum e não consegui resolver o problema em nenhum deles, a unica coisa que acredito que não tentei ainda(por não ter na minha cidade e estar sem grana pra comprar(frete ta caro)) é utilizar os capacitores de tântalo de 10uF 25V (http://www.romanblack.com/RF/cheapRFmodules.htm).

Estou testando os módulos em uma protoboard e se eu fazer a comunicação direta(com um fio) entre os pinos TX e RX o circuito funciona corretamente(com o modulo Receptor desligado).

Alimento o PIC transmissor com 4 pilhas AA(1,5V cada), o  PIC receptor e o Modulo Receptor igualmente, e fiz o teste alimentando o Modulo Emissor com uma bateria de 9V, e também alimentando ele junto com o PIC transmissor(com as 4 pilhas AA).

Utilizando o multímetro eu pude notar que a saída DATA do modulo receptor sempre apresenta uma tensão de +-4V independente se o PIC transmissor esteja enviando dados ou não.