Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com os Modulos RF 434Mhz para PIC C Compiler


shipool

Posts recomendados

Boa noite, 

 
Estou estudando a programação para PICs e agora estou tentando utilizar os Módulos RF de 434Mhz, porém não estou conseguindo, bom, vamos ver o que temos e o que não temos.
 
Estou utilizando 2 PICs 16F628A
Clock Externo de 4Mhz(cristal + 2 Capactor de 33pF).

Funcionamento do circuito: Pressiono botão ligado no pino A1 do PIC emissor, envia os dados pela porta TX(B2) da 1 segundo de delay e acende o LED da porta B0 por 1 segundo. PIC Receptor faz a leitura dos dados pelo pino RX(B1), se cair no IF acende o LED da porta A1 por 1 segundo.

 

Primeiro, já li vários topicos sobre isso aqui no fórum e não consegui resolver o problema em nenhum deles, a unica coisa que acredito que não tentei ainda(por não ter na minha cidade e estar sem grana pra comprar(frete ta caro)) é utilizar os capacitores de tântalo de 10uF 25V (http://www.romanblack.com/RF/cheapRFmodules.htm).

Estou testando os módulos em uma protoboard e se eu fazer a comunicação direta(com um fio) entre os pinos TX e RX o circuito funciona corretamente(com o modulo Receptor desligado).

Alimento o PIC transmissor com 4 pilhas AA(1,5V cada), o  PIC receptor e o Modulo Receptor igualmente, e fiz o teste alimentando o Modulo Emissor com uma bateria de 9V, e também alimentando ele junto com o PIC transmissor(com as 4 pilhas AA).

Utilizando o multímetro eu pude notar que a saída DATA do modulo receptor sempre apresenta uma tensão de +-4V independente se o PIC transmissor esteja enviando dados ou não.

NOTA: Algo interessante que notei(foi o único jeito que o circuito funcionou). Desligo os Módulos RF, Alimento o PIC transmissor com 4 Pilhas AA, e alimento independentemente o PIC receptor de mesmo modo, pressiono o botão para enviar o sinal, nada acontece no PIC Receptor, agora eu faço uma ligação entre os dois GRD que alimentam o PIC Emissor e Receptor e o circuito funciona(sem Modulo RF).

NOTA2: O circuito funciona perfeitamente no proteus, testei varias baud, enviei o "perambulo", etc.

NOTA3: Estou atualmente utilizando o PIC C Compiler pois  consegui facilmente utilizar o Clock Externo, mas tenho um código pronto para MikroC que funciona perfeitamente na simulação no proteus também(não consegui executar o clock Externo de 4Mhz(XT) no MikroC).

NOTA4: Meus modulos são novos, sera que ja os queimei? Tem como eu verificar se estão queimados com um multimetro?

 

Por favor me ajudem, estou louco atras disso.

 

Agradeço desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...