Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com travamento csgo, HD 7870, FX 8320, placa mãe M5A78L-LE


Posts recomendados

Placa mãe, essas placas com esse chipset, não estão aguentando FX, o ideal para seu FX seria uma placa mãe com Chipset 970, essa que citei, aguenta todos os FX 8XXX, agora se quiser fazer over, teria que ir com uma mais parruda com chipset 990 e tal. Porém antes de tomar qualquer decisão de comprar, etc... faça o que eu disse antes, monitore os usos da placa de video e CPU durante o jogo, juntamente com os Clocks. Se eu estiver certo, o processador não estará rodando na frequencia base, e sim mais baixa, ai vai notar oscilação no clock, e com isso, oscilação no fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Placa mãe, essas placas com esse chipset, não estão aguentando FX, o ideal para seu FX seria uma placa mãe com Chipset 970, essa que citei, aguenta todos os FX 8XXX, agora se quiser fazer over, teria que ir com uma mais parruda com chipset 990 e tal. Porém antes de tomar qualquer decisão de comprar, etc... faça o que eu disse antes, monitore os usos da placa de video e CPU durante o jogo, juntamente com os Clocks. Se eu estiver certo, o processador não estará rodando na frequencia base, e sim mais baixa, ai vai notar oscilação no clock, e com isso, oscilação no fps.

 

Bom, não vamos descartar a placa-mãe agora. A única informação sobre o processador mostrada ele está com uso baixo.

Ainda não foi postado o uso em jogos. Terei que passar outro teste. Mas ainda estou aguardando aqueles que pedi.

 

Outra coisa é sobre a atualização da BIOS. Esse modelo é mais novo e seria necessário atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então você diria q se eu pegar outra placa-mãe ele roda liso sem oscilação de fps

com esse processador e essa placa de video?

porque assim, eu nao entendo de informatica, e os tecnicos sem mexer na maquina ja me disseram pra colocar um water cooler ou fonte. Porém, eu to com receio de estar sendo passado pra tras, pois poderia ocorrer de eu comprar uma fonte e nao resolver e acabar comprando um cooler e tambem nao resolver, e então eu achar q o problema ser com o processador e comprar um i5 e não resolver (porque por causa desses travamentos e oscilação de fps to ate pensando em comprar um i5).

E ai se continuar, por fim, ter q comprar a placa mãe nova. Ou seja, comprar peças que nao resolvem o problema.

 

então você pode me afirmar que posso comprar seguramente uma placa mãe

que resolveria meu problema?

 

você poderia me mandar uns links de placa mãe que sao compativeis e que custem barato, pra eu nunca mais ter esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não vamos descartar a placa-mãe agora. A única informação sobre o processador mostrada ele está com uso baixo.

Ainda não foi postado o uso em jogos. Terei que passar outro teste. Mas ainda estou aguardando aqueles que pedi.

 

Outra coisa é sobre a atualização da BIOS. Esse modelo é mais novo e seria necessário atualizar a BIOS.

Sim, tipo, eu ainda acho que seja a placa mãe, esse modelo com esse chipset já deu muito problema até com um simples FX 6300. Por isso peço que ele monitore os clocks também, pois veja que em idle o uso de um núcleo chegou a 70%, altíssimo para estar com nada aberto, a única coisa que eu acho que pode estar fazendo isso é a questão do clock estar baixo devido a deficiência da placa mãe. E sim, é necessário ser feita uma atualização de Bios, vai que já até arrumaram isso.

então você diria q se eu pegar outra placa-mãe ele roda liso sem oscilação de fps

com esse processador e essa placa de video?

porque assim, eu nao entendo de informatica, e os tecnicos sem mexer na maquina ja me disseram pra colocar um water cooler ou fonte. Porém, eu to com receio de estar sendo passado pra tras, pois poderia ocorrer de eu comprar uma fonte e nao resolver e acabar comprando um cooler e tambem nao resolver, e então eu achar q o problema ser com o processador e comprar um i5 e não resolver (porque por causa desses travamentos e oscilação de fps to ate pensando em comprar um i5).

E ai se continuar, por fim, ter q comprar a placa mãe nova. Ou seja, comprar peças que nao resolvem o problema.

 

então você pode me afirmar que posso comprar seguramente uma placa mãe

que resolveria meu problema?

 

você poderia me mandar uns links de placa mãe que sao compativeis e que custem barato, pra eu nunca mais ter esse problema?

Olha, como já falamos aqui, não tome nenhuma decisão agora, o problema não me parece ser temperatura viu, e WC não é necessário nesse FX, apenas um bom air cooler como o TX3(olhe na kabum), e fonte uma CX 500 caso seja necessário ela já da conta.

O que eu te peço agora é que faça o que ja disse antes, abra o MSI Afterburner, e na parte de Monitoring nas configurações, marque todas as opções da CPU usage, CPU temp e CPU clock. aí abra o jogo e observe essas colunas, e isso que vai te dar a resposta. Analise assim como direi a ti: Tendo em mente as 3 colunas, uma vai estar em % que é a CPU Usage, a outra em MHz que é o Clock e a outra coluna em Graus que são as temperaturas, observe se na Coluna do Clock se ela se mantem constante, ou se tem quedas, tipo o seu FX 8320 certo?? Não é o FX 8320E? Caso seja o sem o E o clock que tem que ficar é até 3500, abaixo de 3400 é problema, e se for o que possui E o valor normal nessa coluna é 3200, caso abaixe até 3100 é normal. Agora que sabe os valores padrões, observe se nessa coluna ele sai do padrão, ou seja, abaixa fora desses limites que falei, se acontecer, olhe nas colunas ao lado e veja se o CPU Usage e anote, e depois anote o valor também da outra coluna, a de temperatura  não esqueça de informar o valor da coluna do clock também.

Depois venha aqui e nos fale o resultado do teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah é mesmo, ... Então colega o jeito seria você fazer o seguinte: Execute o jogo em modo janela, e use o HWmonitor com a parte que se refere ao clock da cpu aberta ao lado, quando ocorrer a queda do fps, tire o print. Só para você ver, o GPU usage em 29%, ou seja, ta usando apenas isso da gpu, algo ta gargalando ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo selecionei aqui core clock conforme você falou e é isso que aparece na tela.. não existe a opção GPU core clock

 

(esse programe é complicado)

 

Msi Afterburner (Riva Tuner) que está usando? 

Já vi que parou os outros testes. Vou ficar off aqui nesse tópico. Quando quiser retomar os testes, só me mencionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai esta.. o que me diz?

t8dHWI5.gif

@Math.Pi olha a screen..

 

Viu, como eu lhe falei, o clock que está reduzindo e causando a queda de fps, já chegou a atualizar a Bios? É simples, como o Math Pi disse, só tomar cuidado e garantir que o pc não vai desligar durante a atualização, e geralmente é bem rápida, em 10 min já deve estar tudo pronto.

Uma das soluções paliativas que verifiquei e que funcionou em uns bons casos, foi a desativação do AMD Turbo core na Bios, e a opção AMD Cool n quiet (apesar de não ser porque essa), procure na sua bios a opção do Turbo core, desative e teste, se não melhorar, volte na bios e desative o cool n quiet e teste de novo, se ainda não melhorar, reative as duas opções que aí veremos a melhor solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, desativei o AMD Turbo core na Bios e os resultados sao esses:

agora o fps parou de cair para 80, porém.. o problema dakelas travadinhas ele continua, o fps continua oscilando muito rápido entre 120 e 300, vou desativar a opção  AMD Cool n quiet pra ver se para com essas travadinhas..6cC3hxZ.gif6cC3hxZ.gif


é, com o AMD Cool n quiet desativado, também continua as travadinhas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ajuda, fui atualizar a bios conforme o manual da asus, utilizando o ASUS UPDATE UTILITY.

baixei a bios do site, e abri ela no programa e coloquei pra atualizar..

 

Ela começou a carregar, até que deu ERROR.. e pediu pra eu cancelar ou atualizar de novo,

coloquei pra atualizar de novo, e deu erro de novo. Cancelei. 

 

Ai meu computador estava normal, fechei o programa e coloquei pra REINICIAR..

ai agora o computador fica ligado, porém não aparece nada na tela..

 

E AGORA?


me ajudem rápido :(((

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...