Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de baterias duplo automático


Posts recomendados

Olá Pessoal, sou novo no Fórum, mas vi que aqui tem uns feras que dão dicas importantes.

Tenho uma fonte de energia inconstante e preciso montar um circuíto que carregue e alterne entre duas baterias de 6v, enquanto a bateria 1 carrega a bateria 2 alimenta o "cooler", quando a bateria 2 descarregar, o circuíto deve alternar para que a bateria 2 seja carregada e a bateria 1 alimente o "cooler". Já tentei vários circuítos mas sem sucesso, por favor me deem um help!!

fiz um desenho tosco para poder expressar melhor o que eu preciso.

 

post-777744-0-53347500-1439563164_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que as baterias deem conta do racado (que uma esteja completamente carregada quando a outra descarregar), o painel solar deve fornecer uma corrente maior que o consumo do cooler.

Aí me vem outra dúvida: "se o painel solar tem que fornecer maior corrente que o consumo do cooler, pra quê alternar entres as baterias? põe elas em paralelo e deixa carregar, quando estiverem carregadas você liga o cooler e quando a carga do painel der uma diminuida devido a sombra, horário, etc... as baterias vão segurar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agradeço a gentil mp amigo.

Você pode tentar (eu tentaria) algo só eletromecânico. P.ex. um relé de 15V - 2 polos e reversível - se mantém acionado até uns 11V, tensão que supõe-se bateria descarregada. Ligue a bobina dele direto numa das baterias. De fato pra que ele faça a reversão sem ficar indeciso quando atingir 11V, ligue a bobina em série com o contato NA (e bole um jeito de disparar o relé). Ao atingir 11V o relé deliga e se mantém desligado e o comum do outro polo, que estará ligando seu sistema, reverteu pra outra bateria. O desafio agora é fazer a mesma reversão para a fonte (painel solar) passar a carregar a bateria de 11V. Talvez outro relé ou até mesmo um tripolar. Bom... acho que não vou conseguir continuar descrevendo em forma de texto e um treco destes penso que não acho no google imagens - minha fonte de orientação gráfica. Perto de mim você é o melhor desenhista do mundo

 

Mas pensando bem, qual o motivo de não usares as duas em paralelo mesmo? De onde vem sua fonte de energia? No que vai usar? Pra que serve seu sistema? etc... Com estas respostas, creio que e creia-me, podemos te ajudar muitíssimo mais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...