Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando a bateria de recarga para acampamento


Posts recomendados

Amigos, estou indo à uma trilha de 4 dias e me deparei com um desafio do mundo moderno. Como carregar o GPS e celular durante estes 4 dias?

Pensei em levar uma bateria de moto, pois é pequena e a carga dura por bastante tempo. Mas a questão é: Eu posso simplesmente ligar o carregador do celular e do GPS na bateria da moto? Dado que a corrente é gerada em relação ao resistor, acredito que não terei problemas.

 

Dados: 

Bateria Moura Moto 12V - 3Ah

Carregador: Entrada: 100 - 240V - 0,2A / Saída: 5,1V - 850mA

 

Agradeço a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o melhor que você pode achar para este fim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686915611-conversor-dcdc-step-down-modulo-lm2596-_JM

 

É ajustável.

Ajuste de forma que a tensão de saída fique com 5.1V, igual a tensão do carregador. 

Daí basta usar um cabo de carregador. Alimente o cabo com este regulador. 


Também pode usar um painel solar e alimentar o regulador. 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682174679-celula-painel-placa-energia-solar-fotovoltaica-12v-250ma-3w-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa cara. Isso vai ajudar muito. Obrigado mesmo. 

Daí então eu ligo um lado dele na bateria da moto, regulo a tensão de saída e ligo o carregado do celular. 

Muito bom mesmo!!!

To te devendo uma


Só uma pergunta, nas especificações deste conversor diz que:

>> Corrente de saída: Nominal: 2A, Máximo 3A (para 3A é recomendado o uso de dissipador de calor);

Neste caso a corrente de saída dele é maior que a do carregador do celular, existe algum problema? Pois o carregador de celular vai consumir somente 850mA, então teoricamente a corrente emitida não passará disso. Suponho que não terei problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a tensão na saída da bateria teria que ser reduzida de 12V para 5V para que pudesse substituir a do carregador. Isso pode ser feito de forma eficiente com um regulador chaveado como o LM2575-5.0 F5Rua4D.gif.

 

 

 

Quanto à capacidade de permitir uma corrente de 850mA, a possibilidade de a bateria tê-la dependeria da resistência interna da mesma, não do seu tempo de vida. Logo, teriam que ser feitos alguns experimentos com a bateria.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, então eu tenho que testar a corrente mínima de saída da bateria para ver se ela consegue chegar a casa de 850mA, correto?


O vendedor do mercado livre me disse que eu  precisaria de um inversor de 12v corrente contínua para 110 ou 220V corrente alternada para entrada do meu carregador.

Confere isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Coelho_761083

 

 

 

Sim, basicamente teria que ser feito esse teste de corrente de carga. Ao usar um regulador chaveado abaixador, leve em conta também o fato de que o mesmo aumenta a capacidade de suprir corrente por conversão de potência (uma das propriedades desse tipo de circuito).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me...

Acampar significa desconectar do mundo. Mas isso num tem nada a ver com eletronica kk

Também ao acampar, presume-se levar só o necessário e menos trambolhos possíveis. No caso aquele inversor definitivamente vai totalmente de encontro a isso. (mas isso é problema seu)

Conhece isso...?

TB1X4i.IVXXXXazXFXXqVMCNVXX-400-400.jpg

Dá pra adaptar facilmente na bateria (o que por si já é um trambolhinho) e custa pouco mais que U$1,00 (na china). você pode achar em qualquer camelô da vida.

 

Ah, há também este um pouco mais caro mas pra quem curte acampamento e não consegue se desconectar, é um investimento interessante

Waterproof-solar-automatic-mobile-charge

 

É solar

Procure no site aliexpress. O quesito tempo não está em pauta ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Coelho_761083

 

 

 

Sim, basicamente teria que ser feito esse teste de corrente de carga. Ao usar um regulador chaveado abaixador, leve em conta também o fato de que o mesmo aumenta a capacidade de suprir corrente por conversão de potência (uma das propriedades desse tipo de circuito).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Engana-se quem pensa que o carregador do celular é aquela caixa preta com plugues.

 

O verdadeiro carregador do celular, está montado na placa do celular. É um chip dedicado e seu circuito.

 

A caixa preta com plugues trata-se apenas de uma fonte de 5,1V. 

É, eu vou testar isso sim, com certeza! 

Obrigado meu amigo.

Espero não ficar perdido no meio do mato rsrs

Eu achei este inversor, acho que vai servir

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-678391317-inversor-conversor-veicular-potncia-de-350w-dc-12v-ac-110v-_JM

 

Inversor muito exagerado. Um de 75 watts já dava conta, mas ainda assim já seria exagerado. 

 

Faça o que te disse: 

Compre um outro carregador no camelô só para retirar o cabo que conecta no celular.

Uma ponta do cabo você liga no conversor Conversor Dc/dc Step Down, se atentando à polaridade, ligando o negativo e positivo corretamente. 

 

Ajusta para o conversor fornecer 5,1V, e conecta o conector no celular. 

A entrada do conversor você alimenta com a bateria. 

 

 verdadeiro carregador do celular está dentro do próprio celular. É um chip dedicado. Existe todo um circuito eletrônico sofisticado que carrega a bateria. Inclusive mede a temperatura da bateria durante a carga. 

 

Aquilo que você acha que é um carregador é só uma fonte de alimentação. 

 

O circuito carregador do celular só vai consumir a potência necessária à bateria. 

@Tiago Coelho_761083 Veja: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677713269-inversor-conversor-veicular-12v-para-110v-75w-usb-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

[off topic on] //pra variar...

@albert_emule

Pronto! Agora o cara vai levar até note pro acampamento e vai curtir apenas no fb e não a natureza!! kk brinc. não resisti.

Legal aquele inversor Albert. Acho que até vou comprar 1! Quero ver se toca algumas lampadas led da minha casa com bateria

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...