Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abrir espaço em partição do Windows 8


FreeD00m

Posts recomendados

Colegas, seguinte:

Tenho um ACER Aspire E-1-510-2455, o mesmo que já postei em outro tópico. Antes de usá-lo, a primeira coisa que fiz foi particionar o HD original de 500GB. Em meu Desktop pesquisei o espaço necessário para o Windows 8, 25 GB seria o bastante, disseram. Besteira.

 

O Windows 8 está como está na partição C: de 25GB, e o restante, partição Z:, reservei para meus arquivos. O problema é que a partição C: frequentemente enche, limpando o cache dos navegadores e desinstalar penduricalhos alivia só um pouquinho de espaço, o suficiente para as pré-visualizações (thumbnails) do Windows Explorer voltarem a aparecer. Tive até que suspender as atualizações.

 

Tenho espaço na Z: para expandir a C:, coisa que não consigo pelo Windows. Como posso liberar espaço na partição C: do Windows? E como posso transferir 5GB da Z: para a C:?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muita conhecimento, mas sei que programas de particionamento costumam ter estas opções, normalmente dizem que o melhor seria o Partition Magic (pago) mas existem outros.

Agora, só 30gb para o sistema operacional? Desculpe perguntar mas e os programas? Ou você só usa alguns (poucos) programas e por isto não tem necessidade de espaço? Em geral 100gb eu já acharia pouco (mesmo com os arquivos do usuario sendo salvo no outro hd).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muita conhecimento, mas sei que programas de particionamento costumam ter estas opções, normalmente dizem que o melhor seria o Partition Magic (pago) mas existem outros.

Agora, só 30gb para o sistema operacional? Desculpe perguntar mas e os programas? Ou você só usa alguns (poucos) programas e por isto não tem necessidade de espaço? Em geral 100gb eu já acharia pouco (mesmo com os arquivos do usuario sendo salvo no outro hd).

Eu morro de medo do Partition Magic, da última vez que o usei, meu PC reiniciou como parte do procedimento mas caía direto na macabra BSoD, os dados no HD ficaram corrompidos e tive que formatar...

 

E sim, guardo 25GB só para o OS, e como eu uso poucos programas, eu os instalo na partição dos dados mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigo,

 

25Gb para o windows rodando em um computador / notebook é realmente MUITO  pouco espaço. Recomendo você trabalhar com no mínimo 100Gb, uma vez que se for habilitada paginação de memória em disco, hibernação e um volume de pontos de restauração, só isto já irá ocupar mais quase 25Gb no disco dependendo da sua configuração .... sem contar o fato de que o sistema fica mais pesado para rodar quando trabalha com pouco espaço em disco... o ideal é deixar pelo menos 25% do espaço da partição onde o windows está instalado livres ...

 

Existe como você aumentar o espaço no disco C... o problema, na minha opinião, é que para fazer isto, você precisará diminuir sua outra partição de tamanho para então conseguir aumentar o espaço do disco C: ... a lógica é simples, pra aumentar em uma, você precisa reduzir na outra...

 

Na minha opinião: Para ser menos traumático e correr um risco menor de perda de dados, recomendo que você faça um backup de todos os seus documentos que estão localizados na sua outra partição (z:) .... após feito isto, apague esta partição e então aumente o tamanho da partição C: .... depois de aumentado o tamanho do C:, recrie uma nova partição com o espaço restante no disco novamente e então copie devolta para ela os seus arquivos que você fez backup (por isso a necessidade do backup... você vai apagar a partição para depois recriá-la... como se começasse 'do zero' ela novamente)

 

A tarefa de excluir uma partição, modificar o tamanho de outra é possível de ser feita toda pelo próprio utilitário de gerenciamento de discos do windows (clicar com o botão direito do mouse em cima de 'Meu Computador' >> Gerenciar >> Gerenciamento de Disco)... existem vários tutoriais explicando como fazer isto tanto no youtube, como em fóruns também... acho que até aqui no CdH você encontra ....

 

Também recomendo, após a alteração do tamanho do disco C (e antes de criar a outra partição), que você agende uma verificação do disco completa ao reiniciar o sistema (scandisk - ir em meu computador, clicar no disco C com o botão direito, ir até Propriedades >> Ferramentas >> Verificação de Erros >> Verificar agora e marcar as duas opções e clicar em iniciar - em seguida você sera perguntado se deseja agendar para a proxima reinicialização do sistema, escolher sim) .... isto garantirá a correta realocação do espaço em disco para o sistema o que o fará ficar mais rápido...

 

Novamente: RECOMENDO que você faça um backup dos seus dados antes de realizar os procedimentos.

 

Não considero uma boa opção você reduzir o espaço de uma partição e acrescê-lo em outra pelo fato que os arquivos vão sendo guardados a partir do 'início' da partição para o fim... uma vez que você estaria reduzindo o espaço da partição a partir do inicio (para este espaço ser acrescido no disco C), corre-se um risco de você corromper alguns dos seus documentos armazenados na partição onde você está reduzindo o espaço....

 

Qualquer dúvida fique à vontade em perguntar !

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...