Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando - Muita frustração


Posts recomendados

Bom dia a todos.

 

Tenho um problema que está persistindo. O meu computador ainda trava, mas não há uma condição pra que isso aconteça, dá até pra dizer que ele trava quando quer. É estranho.

Tem vezes que ele fica horas e horas ligado, sendo usado pra jogar e tudo mais e não dá nenhum trabalho, tem vezes que trava pouco tempo depois de iniciar. Tem vezes que trava na tela de Bem-Vindo. Tem vezes que não trava.

Um fato curioso: Ontem à noite eu estava passando antivírus (Kaspersky 2015) e chegava a uma certa altura do escaneamento que ele travava, sempre perto do final, lá pelos 80 e tantos %, aí me surgiu uma ideia de que poderia haver algum arquivo infectado de tal forma que quando o sistema necessita usar ele, o pc trava (eu não sou técnico, espero não estar falando besteira). Mas enfim, eu não consegui ver qual arquivo estava escaneando na hora que travou (foram 4 vezes) pois eu estava assistindo e me distraia, quando via já tinha travado. Mas o esquisito é que também trava sem realizar escaneamento, como eu disse, é algo muito estranho. E garanto que não é aquecimento, já fiz várias análises de temperatura em diversas situações e não teve nenhuma temperatura fora do normal (a mais alta foi da VGA, jogando, que chegou a 56 °C).

Eu ainda acho que no final das contas poder ser alguma peça com problema, talvez a fonte, mas vai saber.

Um amigo meu falou que poderia ser meu SSD (só especulando mesmo), mas não me convenço disso de jeito nenhum. Também especulamos ser o processador (não me surpreenderia, pois ele já está velho e bem usado, hehehehe), mas mesmo assim não dá pra saber. Eu especulei ser a fonte ou a MB, mas esse meu amigo não cogitou essa possibilidade. E também especulamos que pode ser alguma atualização cagada do windows. Só especulações sem nada proveitoso ¬¬, quase perda de tempo. O problema é que não tenho acesso à peças para trocar e testar, não há como ao menos que eu compre (e não tenho grana). E nem há uma assistência técnica aqui na cidade e região que preste pra fazer uma análise. Então me resta buscar ajuda nos fóruns.

O que me frustra é não saber a fonte do problema.

Gostaria que me ajudassem e toda ajuda é bem vinda.

 

Vou por a configuração do PC: 

Placa-Mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P

Processador: AMD Phenom II x4 960t 3.0 GHz (clock de fábrica)

Memórias: 2x4GB Kingston HyperX Savage Red 1600MHz (novas)

Placa de vídeo: AMD Radeon HD7850 Sapphire 1GB x 256bits

Placa de Rede Wi-Fi TP-Link 150mpbs (sei lá especificação certa, é uma bem simples)

Fonte: Thermaltake TR2 600 Watts

Armazenamento: SSD Kingston v300 120gb para o Sistema operacional; HDD Western Digital Caviar Green 750GB para jogos; HDD Samsung 500 GB para dados (esse é de notebook)

Leitores: DVD-RW LG sei lá especificação dele, raramente usa, nem do tanta moral pra ele.

Teclado multimídia ABNT USB DexPC

Mouse padrão óptico PS2 Clone

Possuo um nobreak Enermax YUP-E 1200 VA com duas baterias (padrão)

Sistema Operacional: Windows 7 Profesional 64bits (piratão, ativado)

Cooler para processador: Cooler Master Hyper N620

Demais coolers pelo gabinete para uma eficaz refrigeração

Gabinete: PcYes Gamer Rhino

Caixas de som multilaser com energia usb (das mais bagaça possível)

Todos os drivers sempre atualizados

Somente as memórias tem garantia (o restante está expirado)

 

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@NameGamer

 

Rode um memtest86 pra testar as memórias.

Instale o HdTune Pro e poste aqui uma print da aba Health. Faça também o scan. Faça os 2 passos tanto para o HD quanto para o SSD.

Com o HwMonitor poste aqui uma print com as temperaturas e voltagens da fonte(+12V, +5V, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NameGamer

 

Rode um memtest86 pra testar as memórias.

Instale o HdTune Pro e poste aqui uma print da aba Health. Faça também o scan. Faça os 2 passos tanto para o HD quanto para o SSD.

Com o HwMonitor poste aqui uma print com as temperaturas e voltagens da fonte(+12V, +5V, etc).

Bom dia, o MemTest não acusou nenhum problema, tudo certinho!

Estou colocando os prints:

 

HD 500 GB 

xAJNk7O.png

 

 

HD 1TB

CLeJilf.png

 

SSD 120GB

09FVwpL.png

 

HW Monitor

XhXDnST.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez o problema seja em um dos HDs ou SSD.

 

Faça isso:

 

Baixe o hiren's boot, grave em um CD e faça esse procedimento:

1 - Escolha a opção Dos Programs.

2 - Escolha Hard Disk Tools

3 - escolha o MHDD.

O resto está aqui: http://www.tecmundo.com.br/tutorial/29716-mhdd-drive-diagnostic-como-verificar-um-hd-sem-precisar-entrar-no-windows.htm#ixzz266DoA3Wp

Sobre o tutorial acima, a opção REMAP deve estar em ON.

 

Se o MHDD não reconhecer nenhum HD, você terá que ir na BIOS e alterar o modo do HD de AHCI para IDE.

Após terminar tudo, volte para AHCI senão o Windows da tela azul (BSOD).


Obs: Faça com os 3 dispositivos.

REMAP tem que estar ON senão ele não realoca os setores defeituosos.

 

Esse demora um bocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Math.Pi

Eu não consegui fazer rodar esse programa. 

Coloquei num pendrive bootável que eu preparei. 

Até segui os passos do TecMundo, mas o link de download deles é do MediaFire e lá apareceu "file not found". Tive que baixar em outro lugar.

Mas não deu certo, na hora de dar o boot no programa ele não o encontrou dentro do pendrive.

Mas eu pesquisei e achei uma página do TecMundo mesmo que ensina a lidar com esse problema de HD com badblock.

Fiz um chkdsk /f /r do disco de 1TB, deixei ele fazendo tudo e sai.

Aparentemente deu certo, Eu vou fazer uma desfragmentação ainda pra dar  uma ajeitada nos arquivos.

 

Até agora está tudo bem, não houve travadas nem nada de errado. Mas vou ficar só observando ainda.

Muito obrigado pela sua ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI cara faz um teste rápido coloca o cabo da fonte direto tomada a tua for com pfc aut não tem problema ce for celetora chavinha 115v ou 230v coloca na tensão da tua região e v o que acontece. OLHA cara esse nobreak Enermax YUP-E 1200 VA não é cenoide de dupla estabilização o tripla, ce tu colocar um nobreak  comum a tua fonte com PFC ativo vai pifar em menos de um ano ce estiver cendo utilizada frequentimente em modo bateria.CEI que tua fonte Fonte: Thermaltake TR2 600 Watts NÃO tem pfc ativo mãs coloca direto na tomada para ver ce trava aida ,COM tensão correta para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI cara faz um teste rápido coloca o cabo da fonte direto tomada a tua for com pfc aut não tem problema ce for celetoto chavinha 115v ou 220v coloca na tensão da tua região e v o que acontece. OLHA cara esse nobreak Enermax YUP-E 1200 VA não é cenoide de dupla estabilização o tripla, ce tu colocar um nobreak  comum a tua fonte com PFC ativo vai pifar em menos de um ano ce estiver cendo utilizada frequentimente em modo bateria.CEI que tua fonte Fonte: Thermaltake TR2 600 Watts NÃO tem pfc ativo mãs coloca direto na tomada para ver ce trava aida ,COM tensão correta para ver.

 Pois é cara. Eu ia tentar fazer isso mesmo, ligar a fonte direto na energia, ainda bem que você disse isso, eu tinha esquecido.

Mas acontece que o ***** aqui esqueceu de mudar a tensão na chave da fonte pra 230v e na hora q botei na tomada ela queimou    :mellow: .  Preciso ganhar um Oscar por essa. Vacilei bonito. E o pior é que ela não funciona mais de jeito nenhum. Vou ter que trocar.

Mas me esclarece uma dúvida, eu não entendi o que você quis dizer sobre o nobreak, eu só entendi que se eu usar ele numa fonte com PFC ativo vai danificar ela em pouco tempo. Não entendi essa parada que tu falou de cenóide de dupla estabilização tripla e etc... Não entendi no que afeta na minha fonte, mas só pra constar, se for útil a informação, eu comprei a fonte e nobreak juntos, em janeiro do ano passado, e uso eles desde então. Só comprei o nobreak porque aqui tem épocas que dá muita queda de luz e aí queria um nobreak só pra ele segurar um pouco até poder desligar o pc caso a luz acabe.  :D

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OLHA cara a parada do PFC ativo.Só pode colocar nobreak senoidal puro com  fonte PFC ativo, e fonte sem pfc com nobreak comum onda senoidal por aprocimação que é mintira, na verdade é onda quadrada realidade (nobreak Enermax YUP-E 1200 VA).Essa fonte tua não tem problema com o teu nobreak Enermax YUP-E 1200 VA, se for comprar uma fonte nova vá de EVGA com PFC ATIVO que são bivot aut de fabrica mãs dái não pode usar o teu nobreak Enermax. QUAQUER coisa é só perguntar, a tua fonte provalvelmente só queimou o fusivel que custa 1 ou 3 reais qualquer técnico troca.NÃO compra outra ve o fusivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OLHA cara a parada do PFC ativo.Só pode colocar nobreak senoidal puro com  fonte PFC ativo, e fonte sem pfc com nobreak comum onda senoidal por aprocimação que é mintira, na verdade é onda quadrada realidade (nobreak Enermax YUP-E 1200 VA).Essa fonte tua não tem problema com o teu nobreak Enermax YUP-E 1200 VA, se for comprar uma fonte nova vá de EVGA com PFC ATIVO que são bivot aut de fabrica mãs dái não pode usar o teu nobreak Enermax. QUAQUER coisa é só perguntar, a tua fonte provalvelmente só queimou o fusivel que custa 1 ou 3 reais qualquer técnico troca.NÃO compra outra ve o fusivel.

Entendi. Eu até abri a fonte pra ver o estrago, mas não vi nenhuma peça ou nenhum lugar queimado ou torrado sabe. O fusível eu não encontrei, pelo menos não é como os fusíveis convencionais de aparelhos eletrônicos. Mas eu arrisco dizer que é essa peça amarela  pendurada na entrada de energia:

U97q0nE.jpg

Mesmo assim eu vou levar na assistência, ou numa eletrônica.

 

Obrigado.

Mauricio.

Caso eu tenha que comprar uma fonte nova, estava pensando em uma como essa: Corsair CX600M 600W Modular

Como você disse, se eu comprar uma EVGA que nem essa que você recomendou, meu noberak ficaria sem serventia.

Mas me me explica uma coisa: supondo que minha fonte não tivesse queimado com essa cagada que fiz, eu ia ligar ela direto na tomada. Se o computador parasse de travar fazendo isso qual seria o diagnóstico? O que estaria causando o problema? O nobreak???

Me tira essa dúvida que daí eu vou tentar arrumar ela, testar e se for mesmo eu compro uma dessa que você falou, porque dai não ia mais ter motivo pra ter o nobreak e eu compraria um filtro de linha pra ligar ela. =D

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI O FUSIVEL é a pessinha preta tem 4m.m.diámetro e 1,5 cm de altura tem uma capa de plastico preto, tem um fiosinho no topo dezencapado, de  e fica do lado do fil branco na placa bem perto da saida de AR QUENTE, SIGA o fil branco da femea da fonte ,é só soldar um novo que deve cer de 8A por 250v emcontra fasilmente no mercado,tem ferro de solda e estanho, tem fusivel com terminal fio e os comums não tem mãs é só soldar com os terminais do fusivel queimado. Ce comprar uma fonte nova com PFC ativo vá de filtro de linha pra ligar a fonte na tomada.Use o noberak para tudo menos a fonte nova com PFC , DE JEITO NENUM LIGUE  FONTE COM noberak COMUM, um noberak senoidal custa entre 800 a 1000 reais por isso as pessoas não comprão se saber para que cerve a utilidade para qual foi progetado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) OI O FUSIVEL é a pessinha preta tem 4m.m.diámetro e 1,5 cm de altura tem uma capa de plastico preto, tem um fiosinho no topo dezencapado, de  e fica do lado do fil branco na placa bem perto da saida de AR QUENTE, SIGA o fil branco da femea da fonte ,é só soldar um novo que deve cer de 8A por 250v emcontra fasilmente no mercado,tem ferro de solda e estanho, tem fusivel com terminal fio e os comums não tem mãs é só soldar com os terminais do fusivel queimado. Ce comprar uma fonte nova com PFC ativo vá de filtro de linha pra ligar a fonte na tomada.Use o noberak para tudo menos a fonte nova com PFC , DE JEITO NENUM LIGUE  FONTE COM noberak COMUM, um noberak senoidal custa entre 800 a 1000 reais por isso as pessoas não comprão se saber para que cerve a utilidade para qual foi progetado.

http://www.hardware.com.br/dicas/entendendo-nobreaks.html

Tem um trecho nesse artigo que fala que pode-se usar um nobreak e um filtro de linha em conjunto para ligar ao PC. Mas não explica muita coisa. Só menciona a respeito.

Mas me diz uma coisa A tensão na minha casa é de 220V, sendo assim meu nobreak está setado em 220v (mas ele é bivolt automatico), mas como já sabemos ele passa somente 115V para o a fonte.

Será que esse trabalho que ele tem de pegar 220V e jogar para a fonte somente 115v não gera algum tipo de consequencia? essa diferença que tem na tensão causa o que? energia dissipada em por aquecimento?

Talvez isso colabore para o problema que eu tive. Mas o ruim é que ainda não temos certeza que os travamentos são causados por essa questão de energia, sendo que estou bastante convencido que sim.

 

Outro detalhe: em casa, aparentemente há aterramento mas não sei se é bom. Mas a tomada que eu ligo o nobreak é só de 2 pinos, sendo que ele tem tomada (macho) de 3 pinos. Então eu uso um adaptador para poder ligar na tomada. Será que isso influencia em alguma coisa também?

 

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) O certo é colocar uma flexa nova de 3 pinos e o do meio é o terra, em ves de colocar um adaptador nobreak.É so cortar fio prossimo da flexa nobreak e colocar o certo 3 pinos.Traca o fusivel da fonte e liga a fonte na réqua e traca a chavinha para posicão 230v e vé o que acontese. Ce comprar uma fonte nova com PFC ativo vá de filtro de linha pra ligar a fonte na tomada.Use o noberak para tudo menos a fonte nova com PFC , DE JEITO NENUM LIGUE  FONTE COM noberak COMUM, um noberak senoidal custa entre 800 a 1000 reais por isso as pessoas não comprão se saber para que cerve a utilidade para qual foi progetado.  http://www.hardstore.com.br/c/fonte#lista   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) O certo é colocar uma flexa nova de 3 pinos e o do meio é o terra, em ves de colocar um adaptador nobreak.É so cortar fio prossimo da flexa nobreak e colocar o certo 3 pinos.Traca o fusivel da fonte e liga a fonte na réqua e traca a chavinha para posicão 230v e vé o que acontese. Ce comprar uma fonte nova com PFC ativo vá de filtro de linha pra ligar a fonte na tomada.Use o noberak para tudo menos a fonte nova com PFC , DE JEITO NENUM LIGUE  FONTE COM noberak COMUM, um noberak senoidal custa entre 800 a 1000 reais por isso as pessoas não comprão se saber para que cerve a utilidade para qual foi progetado.  http://www.hardstore.com.br/c/fonte#lista   

E aí Maurício.

Eu levei a fonte para consertar, o cara trocou o fusível e voltou a funcionar. Testei e ligou tudo belezinha. Só que eu testei ele poucos minutos, mas vou utilizando normalmente como sempre fiz pra ver se volta a travar. Dessa vez eu liguei a fonte na tensão certa ha ha ha e direto na tomada pra ver como fica. Eu também comprei um adaptador para a tomada, vou utilizar mais tarde. Esse adaptador tem os três pinos, inclusive o terra que eu preciso.

Vou testar nesses próximos dias pra ver o que acontece e te falo aqui.

 

Valeu!!  =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

 

:rolleyes: E aí te disse éra so trocar o fusivel que funssionaria va testando, que bom que trocou o adaptador certo de 3 pinos.

 Ontem à noite eu deixei o PC ligado, usei pra jogar, pra estudar, assistir, ouvir música. 

Tudo OK até agora.

Vou continuar desse jeito e ir vendo o que acontece e relato aqui.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cool: SÓ para constar espero ter ajudado, eu entendo de conserto de fontes atx conserto de resolda BGA  not  placa de video eletricidade montagem de CPUS EM GERAL  porque sou eletricista por profisão. A tua fonte dentro é bem simples e não é das mais sofisticadas que tem, eu tenho para mim em uso duas COSAIR-HX750w MODULAR E OUTRO C3TECH -500w ambas com PFC ATIVO que são bivolt aut. DÁ uma olhada na parte de fonte:

Posta os ultimos resultados aí.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cool: SÓ para constar espero ter ajudado, eu entendo de conserto de fontes atx conserto de resolda BGA  not  placa de video eletricidade montagem de CPUS EM GERAL  porque sou eletricista por profisão. A tua fonte dentro é bem simples e não é das mais sofisticadas que tem, eu tenho para mim em uso duas COSAIR-HX750w MODULAR E OUTRO C3TECH -500w ambas com PFC ATIVO que são bivolt aut. DÁ uma olhada na parte de fonte:

Posta os ultimos resultados aí.

 

Ajudou e muito cara. Eu sou muito grato pela sua atenção e dedicação em me ajudar.

Mas deixa eu te falar.

Tava tudo 100% de boa, tava uma tranquilidade que só e agora a pouco meu pc travou de novo, do mesmo jeito que travava. Fiquei "p" da vida cara. aí eu fui reiniciar ele pra destravar e travou antes mesmo de carregar o windows.

aí eu desliguei tudo da tomada, liguei de novo no nobreak (já q n fez diferença) e to com ele aqui de novo, esperando até a hora que vai travar novamente.  (_(

 

Eu to muito confuso cara, não sei o que pode estar causando esses travamentos, só queria saber isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Melhor eu testar. Eu tenho 2 hd e 1 ssd. O ssd tem o sistema instalado. O hd de 1 tb eu uso para os jogos e o de 500 gb eu uso para guardar dados em geral, backups pequenos de emergência. Por ei tenho um hd de 750 gb guardado. Um caviar green mas eu tirei ele porque pelo jeito tava dando porblemas, tava com a taxa de transferência baixa e dando lag nos jogos. Mas agora ta me fazendo mais sentido q seja o hd. Se me lembro bem, meu pc n travava com aquele hd apesar da dor de cabeça q estava dando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara. Tava ajeitando os backup aquo e ajeitando tudo pra testar os hds, e deu uns estalos esquisitos na fonte, mas o estranho é q nem travou e nem desligou o pc. Mas eu logo desliguei tudo pra n danificar as peças. Ta com um cheiro de queimado dentro da fonte.

Eu tomei uma decisão. Vou juntar uma grana en 1 mes pra comprar 1 Fonte nova, 1 hd, 1 ssd ou 2 hds novos, e 1 processador novo q eu ja tava querendo trocar. Vou gastar uns 1700 ou 1800 nessa brincadeira. E ao invés do nobreak vou usar um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Olhando teu bloblema e defeito é o HD que tá morrendo, A tua fonte dá uma olhada se não tem capacitores estufados ( aquelas pessinhas redondas e tem uma marca de corte no alumíneo em cima  do lado dos fios de saida da fonte)O hd  caviar green tem rotação variavel a serie green as melhores são os blue eo embativel black com rotasão 7200rpm constante.EU tenho um blue de 500g a mais de 5 anos sem problemas. OS HD HITACHI de qualidade hoge em dia. NA TUA fonte dá olhada na placa da fonte se tem pontos escuros, tira umas fotos que eu olho qual conponentes estão com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia mauricio.

Bom, espero que seja HD para pelo menos saber com certeza o real problema. Se for o caso é só comprar outro.

Estou colocando as imagens da fonte, espero que de pra ver algo nas fotos.

Eu dei uma olhada e não identifiquei nenhum capacitor estufado ou estourado, nenhuma mancha preta de queimadura e acho q na foto não vai dar para olhar, mas o fusível que o eletrônico pôs (apesar da gambiarra que ele fez) não estourou, o fio dentro dele está inteiro. Eu não consegui tirar a placa da fonte, mas eu consegui ver em baixo dela e não tem nada de mais, nenhuma mancha e nada rompido.

Como eu tinha dito, eu estava usando o pc, deu uns estalos (trectrectrec) bem rápidos na fonte, mas o pc ainda estava funcionando, eu só desliguei ele pra nao correr o risco de danificar alguma peça e também cheirou queimado na fonte, mas sem fumaça nenhuma nem componente queimado.TTTxbp6.jpgZMFXitC.jpghdqqWfl.jpgrPuNnTY.jpgZUqOrXP.jpgIvvTpip.jpgihmhFIZ.jpgXVwIoHy.jpg9AU4XLX.jpgULBG4by.jpg2HshRJy.jpgMrTThku.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!