Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bicho-papão assombrando um Inspiron 14r 5420 (Mid 2012)


Posts recomendados

Boa tarde.

Tudo começou quando efetuei uma troca de memória RAM. De fábrica, vieram 6GB DDR3 (4+2). Há aproximadamente uma semana, resolvi remover o pente de 2GB e instalar outro de 4GB, para totalizar 8GB. Após instalado o novo pente de 4GB, percebi que ele era de 533MHz, frequência inferior aos pentes que vieram de fábrica (800MHz). Desse jeito o computador passou a trabalhar com a menor frequência detectada para não danificar tanto a memória mais fraca quanto o próprio notebook. Percebendo essa diferença, removi o pente novo de 4GB (533MHz) e reinstalei o de 2GB (800MHz). Essa diferença de frequência, a princípio, não prejudica em nada. Podem ocorrer algumas BSOD (tela azul da morte), mas fora isso não há maiores riscos para a máquina. Pelo menos na teoria não haveria.

Ocorre que a partir de então, coisas sinistras começaram a acontecer com o notebook, algo que eu nunca vi na vida. Tenho longas datas de bancada em assistência e nunca peguei um micro com sintoma parecido. Eu já havia relatado aqui no fórum que depois dessa confusão das memórias RAM, quando eu mandava desligar máquina (INICIAR, DESLIGAR), ela só voltava a ligar se eu invertesse as memórias de posição (do slot 1 passava para o 2 e vice-versa). Se eu não fizesse essa inversão, o notebook não ligava. A luz do botão Power ficava acesa por 1 segundo e repentinamente apagava. Dois dias depois, descobri que se eu resetasse a BIOS removendo a bateria/pilha da BIOS/CMOS, o notebook voltava a ligar sem a necessidade de inverter os pentes de RAM. Mas isso se torna extremamente trabalhoso, pois teria que toda vez abrir o notebook inteiro, desmontar tudo. Enfim, se tornou inviável. Dessa maneira, continuei intervendo as memórias.

Dois ou três dias depois, achei informação num fórum internacional informando que, para resetar a BIOS, ao invés de ter que abrir todo o notebook e remover a pilha da placa-mãe, seria mais fácil remover a bateria externa e que segurando as teclas FN + Botão Power por alguns segundos, a BIOS seria resetada. Testei, e realmente funcionou. Não precisei mais abrir o notebook, nem para tirar a bateria/pilha da BIOS, nem para inverter as memórias.

E assim ficou por mais ou menos 4 dias, até que segunda agora (03/08) percebi que a bateria externa não estava mais carregando. O ícone da bateria no rodapé da barra de ferramentas do Windows informava que o carregador estava conectado, mas a bateria não estava carregando. Pensei comigo que o defeito dessa loucura toda pudesse ser a bateria. Só que ao verificar o Status da Bateria e a Saúde da Bateria nas “Opções de duração estendida da bateria Dell”, estava tudo OK. Informava sim que a mesma não estava carregando, mas a saúde está perfeita, sem nenhuma mensagem de erro ou coisa do tipo. Lembro até que durante os dias que enfrentei o problema com as memórias, efetuei o teste PSA para analisar o notebook, e o relatório da bateria informou que estava tudo OK, nenhum problema ou erro, nem diminuição do ciclo de vida dela nem nada do tipo.

Não o bastante, juntamente desse erro da bateria externa, começou a aparecer um erro quanto ao carregador, aquele que aparece tanto na tela de boot quanto na hora em que o Windows inicializa, no qual informa que não foi possível determinar o tipo de adaptador CA, pedindo para que conecte outro carregador de 90W ou superior. Testei TRÊS carregadores diferentes, e em todos apareceu a mensagem de erro. Todos os carregadores estão OK, pertencem a outros Dell que possuo.

Sinceramente, com 10 anos de bancada, eu nunca vi algo do tipo. Estou pensando em trocar a placa-mãe, porque não sei mais o que fazer. Na verdade, não tem muito o que fazer, porque não foi reparado nada, esse notebook é original, placa-mãe nunca foi mexida. A única coisa que alterei desde a aquisição dele foi trocar a memória RAM, mas sinceramente eu nunca vi coisa do tipo.

Lendo mais um pouco, percebi que muitos notebooks com alguns sintomas como o meu estavam relacionados com problemas no chip I/O, porque é ele quem reconhece tudo o que está conectado à placa, seja memória, bateria ou carregador. Tecnicamente e particularmente falando, acredito que esse seja o único defeito desse micro. Não há o que fazer, está tudo ok, o produto não foi derrubado, não caiu água, não ficou exposto ao sereno ou a grandes umidades. Sinceramente não sei mais o que fazer nesse caso.

Alguém aí já pegou algum problema do tipo, no todo ou em partes, e que conseguiu solucioná-lo?

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Marcos, realmente eu concordo com a afirmação do André Brito, seu problema deve estar na Bios. E a atualização via software da Dell, às vezes mata é a máquina, já vieram vários Dell em que o usuário tenta "atualizar a bios" e sabe-se lá por qual motivo, após a reinicialização do programa de atualização a máquina simplesmente para a rotina de boot, talvez alguma falha no programa ou o arquivo da bios acaba corrompendo.

 

Sugiro que faça a gravação através de um gravador de Bios, assim você fica mais tranquilo, e caso não dê certo, você pode reverter para o arquivo original (terá que fazer backup pelo gravador antes de apagar para gravar a bios nova)

 

Se você tiver gravador de Bios, me avise que eu lhe passo o arquivo da Bios (BIN para ser utilizado em gravadores de bios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!