Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS Clamper Energia vs Multi Energia


Posts recomendados

Estou tendo problemas com o anti-surge que vem na minha placa mãe Asus. O PC reinicia aleatoriamente e na BIOS indica que foi uma proteção contra surto elétrica provido da PSU. Além disso, minha caixa de som tem muito "chiado" e esses dias coloquei a mão atras do gabinete e senti um leve choque, e olha que estou utilizando o terra na tomada. Como sou perfeccionista, estou aguardando o eletricista refazer toda rede elétrica e aterramento da tomada do meu computador.

 

Com esses acontecimentos acabei comprando uma fonte Corsair CX-430 80 Plus Bronze para substituir a atual BLUCASE 500w que é uma porcaria. Além da substituição da fonte e da rede elétrica do meu computador pra acabar de vez com esses malditos problemas, eu fiquei pesquisando sobre filtros de linha e acabei me deparando com esses DPS da Clamper que acabou me deixando confuso!

 

Qual a diferença de um filtro de linha para um DPS? Existe proteções extras além de anti-surtos no filtro de linha que não há no DPS?

 

Qual a diferença entre o Clamper Energia (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-energia.html) e o Clamper Multi Energia (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-energia-8-tomadas-transparente.html) além do número de tomadas obviamente. A primeira coisa que vejo é que o primeiro não tem chave e parece não ter fusível ou aquele break sei lá o que que substitui o fusível.

 

Além do DPS, preciso utilizar um filtro de linha?

 

Como podem ver sou leigo no quesito ENERGIA e toda informação aqui do fórum acabou me deixando um pouco confuso, pois me deparei com muitos tópicos relacionados e fontes + filtros + energia. Desde já obrigado por toda informação aqui contida.

 

--editado

 

Não consegui editar o titulo após ter publicado o post, por isso ficou com pouco sentido em relação as dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A diferença entre ambos é que um deles, o mais simples, foi desenhado, projetado para tipicamente atender a duas cargas somente, de menor potência, e por ter um menor tamanho tem seus varistores (elementos que efetivamente são encarregados de suprimir os surtos de tensão).  Menor tamanho ai significa menor capacidade de absorção de surtos. O menor não tem condições de abrigar uma chave liga desliga, nem um fusível ou circuit breaker, nem tampouco elementos de filtragem de linha..

DPS é um termo generalista pelo qual se conhece os Dispositivos Protetores contra Surtos. Normalmente se usa essa designação para aquelas proteções normalmente alocadas nas caixas de distribuição de energia.. Essas dai:
maxresdefault.jpg

O filtro de linha é um conjunto de componentes que envolve um filtro passa baixas, que deixa passar sem atenuar, a frequência de 60 Hz, que representa a energia da rede elétrica e bloqueia ou atenua enormemente as altas frequências que na rede elétrica representam ruído, transientes, interferência de alta frequência como as de rádios transmissores etc. Agregado a esse filtro se tem as proteções, o DPS, fusíveis, centelhadores etc... A esse conjunto se dá o nome genérico de "filtro de linha".
Se adotas um filtro de linha decente, como esses da Clamper, de oito tomadas, basta o filtro para se ter filtragem e proteção...

Quanto a proteção da Asus é só você e mais de milhão de pessoas que estão tendo esse tipo de problema com essa "feature" incorporada na BIOS. Tenho visto como aconselhamento, na absoluta maior parte das vezes, desativar essa porcaria na BIOS.

Gabinete dando choque com aterramento presente só pode ser defeito nesse aterramento ou inadequada ligação dos plugues ou as tomadas de alimentação, que são polarizados, tem lugar certo para o fio fase, para o fio neutro e para o aterramento..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo esclarecimento Faller. Vou comprar aquele filtro de 8 tomadas e matar tudo com uma paulada só.

 

Além disso, agora meio dia, meu irmão que é eletricista testou o fase e neutro da tomada e está correto, também fez o teste simples do aterramento e deu 215v no terra pelo multímetro, acredito que esse não é o melhor teste a ser feito.

 

Aqui em casa, a rede elétrica tem mais de 20 anos, provavelmente que está tendo muito interferência devido a isso.

 

Quanto ao anti-surge eu fiquei curioso. Ele de alguma forma é capaz de proteger a placa mãe e demais componentes de um surto ou só acusa "falso positivos" em todos os casos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!