Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo R9 270x + FX-4100


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá a todos, sou novo no Fórum,

 

Peço desculpas antecipadas pelos possíveis erros aqui cometidos.

 

Ultimamente venho passando por um impasse, comprei a pouco tempo uma nova Gpu, a R9 270x, pois a minha antiga Gpu (GTX 550Ti) havia queimado, porém venho observando que o desempenho da R9 270x está abaixo do esperado.

 

Em jogos "leves" como Street Fighter 4, Borderlands 2, Payday 2 e Left 4 Dead o desempenho é excelente, porém quando vou jogar outros jogos como Far Cry3 o desempenho começa bem, estabilizado em 60 FPS, mas depois de certo tempo, algo em torno de 10 - 15 minutos de jogatina o jogo começa a dar quedas bruscas de FPS de 60 vai pra 15 -20 e se mantém nessa faixa, não sei ao certo qual seria o problema, e isso não acontece só com o Far Cry 3, mas também com o State of Decay, Hitman Absolution e The Witcher 2(Todas as medições de FPS foram feitas com o MSI Afterburn).

 

Dando uma olhada em outros tópicos percebi que o problema poderia ser meu Processador (FX 4100) que poderia estar dando gargalo então resolvi dar um Overclock para 4,00GHz, porém não resolveu muita coisa, o FPS continua dando quedas bruscas nesses jogos.

 

Gostaria de saber o que poderia ser, pois vi que também pode ser o chipset da minha placa mãe que é bem defasado, então em busca de ajuda vim a esse fórum se puderem me indicar alguma solução será de grata ajuda, deixarei abaixo minhas configurações para análise.

 

Minhas Configurações:

Placa-mãe: Asrock N68-S3 FX
CPU: Amd FX-4100 4,00GHz
GPU: R9 270x Shapphire 2GB GDDR5
Memória RAM: 4GB DDR3 1333 (Não me recordo a marca)
HD: Hitachi 500GB 5400rpm SATA II

Fonte: Gamemax 500W
OS.: Windows 7 Ultimate x64 SP1

 

Grato Att.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza é a sua placa mãe, muitos aqui do fórum tiveram problemas semelhantes e a causa está nas placa mães com o chipset n68, troque-a o mais rápido possível, posso garantir que sentirá a diferença. Uma boa escolha são as com chipset 9 series ou uma com chipset 760g de boa qualidade

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o FX 4100 de fato gargala a R9-270X, mas não nesses joguinhos leves que você mostrou, apenas nos mais pesados.

 

essa N68-S3 FX é famosa por ser a "plaquinha problema da vida" a ASRock tentou colocar uma compatibilidade absurda e features high end num chipset que não foi feito para ser usado com nada mais complexo que um Athlon II X4, ela é cheia de dar problemas, pode procurar no fórum e vai ver muita gente reclamando dela.

 

 

sim, o raro gargalo de placa-mãe te atingiu. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, forem bem rápidas e bem explicadas, baseado nas respostas, eu já estava querendo trocar de Placa mãe e processador, estou pensando em adquirir a seguinte placa:

 

http://www.kabum.com.br/produto/60034/placa-mãe-msi-p-amd-970-gaming-am3-usb-3-0-box

 

E depois de um tempo, alterar o meu processador para um FX-8150, mas o processador só para o fim do ano.

 

Pergunta: Se eu trocar somente a minha placa mãe pela placa citada acima já vou ter um aumento desempenho considerável, ou é melhor analisar outras placas mães?

 

Diogo, já verifiquei no gerenciador de tarefas e com o MSI o uso da Cpu fica em torno dos 80% ~ 90%, e o uso da GPU raramente passa dos 40%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, forem bem rápidas e bem explicadas, baseado nas respostas, eu já estava querendo trocar de Placa mãe e processador, estou pensando em adquirir a seguinte placa:

 

http://www.kabum.com.br/produto/60034/placa-mãe-msi-p-amd-970-gaming-am3-usb-3-0-box

 

E depois de um tempo, alterar o meu processador para um FX-8150, mas o processador só para o fim do ano.

 

Pergunta: Se eu trocar somente a minha placa mãe pela placa citada acima já vou ter um aumento desempenho considerável, ou é melhor analisar outras placas mães?

 

Diogo, já verifiquei no gerenciador de tarefas e com o MSI o uso da Cpu fica em torno dos 80% ~ 90%, e o uso da GPU raramente passa dos 40%

essa placa vai servir, e muito bem.

 

FX 8150 não compensa, antigo e gastão, com performance de FX 6300, pegue logo um FX 8320E, consome menos que o 8320 e 8350, mas não perde em performance, além de ser bem mais barato.

 

80-90% de CPU não faz FPS cair, apenas se estiver 99-100% aí pode-se identificar sobrecarga de CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa placa vai servir, e muito bem.

 

FX 8150 não compensa, antigo e gastão, com performance de FX 6300, pegue logo um FX 8320E, consome menos que o 8320 e 8350, mas não perde em performance, além de ser bem mais barato.

 

80-90% de CPU não faz FPS cair, apenas se estiver 99-100% aí pode-se identificar sobrecarga de CPU.

Muito obrigado pelas respostas, provavelmente vou fazer isso, é bem mais rentável esse processador, então vou trocar de placa, deu uma analisada aqui e encontrei uma outra placa um pouco mais barata mas com mesmo chipset:

 

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/50304/placa-mãe-Asus-M5A97-LE-R20-90-MIBJP0-G0EAY0MZ-Suporta-AMD-AM3-FXT_PhenomT-II_AthlonT-II_SempronT-100-Series-Processors-Memory-Dual-Channel-Memory-Architecture-Formato-ATX

 

Isso me ajudaria a comprar o processador já no mês que vem, vale a pena comprar essa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Minhas Configurações:

Placa-mãe: Asrock N68-S3 FX

CPU: Amd FX-4100 4,00GHz

GPU: R9 270x Shapphire 2GB GDDR5

Memória RAM: 4GB DDR3 1333 (Não me recordo a marca)

HD: Hitachi 500GB 5400rpm SATA II

Fonte: Gamemax 500W

OS.: Windows 7 Ultimate x64 SP1

Três problemas nessa configuração..

 

1 - A placa-mãe.. Alguns tópicos sobre a maldita N68..

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1126239-gtx-960-baixo-uso-de-gpu-mesmo-com-cpu-em-65/?p=6193855

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1093834-drop-de-fps-em-todos-jogos/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1092879-problema-de-fps-drop/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105226-r7-260x-problemas-com-bf4/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1099616-placa-mãe-esta-dando-gargalo-asrockn-68-s3-fx-me-ajudem/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1092636-asrock-n68-s3-fx/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1046962-radeon-r7-260x-tópico-oficial/page-10

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1125658-fx-4100-e-uma-hd7770-gargalo/

 

 

2 - 4GB de RAM, podem ser um gargalo no seu sistema..

 

 

3 - Uma fonte pra lá de genérica alimentando tudo isso.. Impressionante, como ninguém viu isso...

 

fonte-atx-gamemax-500w-12628-MLB20062782

 

Com 14A na linha de 12 Volts, você tem aí, na verdade, uma fonte de uns 200 Watts, mais ou menos..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, ainda bem que o @RS Faria viu esse problema, nem tinha lembrado da fonte, e essa gamemax é tão bomba quanto uma bluecase, o sistema está todo limitado, o problema começa na fonte, depois piora com a placa mãe e com os 4gb e finalmente termina no processador, já que é o modelo mais fraco da primeira geração do bulldozer ele gargala um pouco com a vga. Recomendo ficar sem a vga no momento ou pelo menos não jogar jogos pesados, porque corre o perigo de levar todo o sistema embora com essa fonte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o tópico foi encerrado, mas como eu tenho uma configuração parecida com a sua, fx 4100 realmenta gargala com a r9 270x

 

Minha config atual:

M5A78L-M LX3

FX-4100 4.4GHz

r9 270x 2gb

8gb memória 1333 (PNY)

thermaltake TR2 600W

 

em jogos como GTAV e outros pesados CPU gargala muito, minha GPU fica em no máximo 40% de uso, mas isso também pelo fato de eu ter um monitor antigo, sem ser fullhd, etc, o que não extrai o máximo da placa. (fiz um teste com uma TV 32 led fullhd, e o uso subiu para 70-80%.)

 

eu por fim, estou esperando lançar os novos CPU's, pois eu irei mudar para intel, i5-4690k provavelmente, com uma b85 ou uma melhor ainda nao pesquisei muito mobos. E por fim um monitor full hd.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca vi fonte dimnuir FPS, PC é digital beleza, pega ou não pega, pode entra em modo economico, mas acho mais fácil travar o PC, já queimei uma fonte lixo até em Over aqui e não dava lag, agora tenho uma CX430 e seasonic 520W, só escutei o pipoco KKK, mas era uma 7300GT e não queimou nemhuma peça, sentava 550Mhz nela e vinha só uns 350 de fabrica, só colocava umas fans colodas nela, nem cooler troquei nem pasta termica, é a VGA que mais sobe em % que tive e já vi até na NET sem WC ou Nitrogênio liquido, mas é lerda, se fosse fonte dava crash ou travava o PC, mas troque que esta fonte detona o PC todo, não só a VGA e é gastona e pode explodir levar o PC junto e causar um incêndio na casa, no PC é de menos, pegue logo um i5 ou FX 8350, mesmo que sobre pra sua VGA tera CPU pra Single Top já, daqui uns 2 anos aMids terão desempnho de Single Top fácil e vão gastar menos, VGA dura bem menos que CPU beleza, todo anos tem VGA bem mais forte, CPU está anos na mesma, muda quase nada, recomendo compar o mais rápido possivel uma boa CPU, pois as CPUs estão subindo muito beleza, dei sorte de pegar um i5 3330 ano passado por só 419,90 KKK, agora peguei a 280X falta chegar e vou ver a força real do i5 nos jogos, sobra demais na minha 6870 mesmo em Over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca vi fonte dimnuir FPS, PC é digital beleza, pega ou não pega, pode entra em modo economico, mas acho mais fácil travar o PC, já queimei uma fonte lixo até em Over aqui e não dava lag

quando a energia nas saídas PCIe não é suficiente, as novas placas de vídeo diminuem o clock para não queimar a fonte, legal era nas 7950 com mod para 250W, já vi PC inteiro queimar por causa dessa VGA combinada com um i7 rodando em fontes thermaltake e evga de 400w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando a energia nas saídas PCIe não é suficiente, as novas placas de vídeo diminuem o clock para não queimar a fonte, legal era nas 7950 com mod para 250W, já vi PC inteiro queimar por causa dessa VGA combinada com um i7 rodando em fontes thermaltake e evga de 400w

Por isso falei que pode entrar em modo ecônomico, que é a mesma coisa que diminuir clock, mas não tenho certeza se isso acontece, pois nunca vi isso acontecer na minha vida até com uma Fonte Xing Ling, ela explodiu, sorte que só a fonte morreu, depois só comprei fontes boas, uma CX430W e uma Seasonic 520W as duas com uns 4 anos estão beleza até hoje, EVGA 400W deve ser aquelas com seletor de tensão, uma 80Plus segura de boa, o Ronaldo testou e bateu 520W de boa e nem era o máximo, mas ficou abaixo dos 805 de eficiencia puxando isso tudo, mas ela é 420W então não é problema, mas a CX430 e PCYes 430W foram bem melhores, a fonte que explodiu era aquelas que já vem em gabinete lixo, gabinete bom não vem fonte, quando vem sai mais caro que comprar cada um separado, pois não vão sujar o produto bom com outro ruim, mas era uma 7300GT em Over pesado, 550 na GPU contra os 350 de fabrica parece, mas ela usava molex ainda, ai com uma CX 430W continuei com ela até pegar a 3850. Agora sei que o PC desliga com fonte ruim em jogos ou até no desktop por falta de estabilidade causado pela fonte lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso falei que pode entrar em modo ecônomico, que é a mesma coisa que diminuir clock, mas não tenho certeza se isso acontece, pois nunca vi isso acontecer na minha vida até com uma Fonte Xing Ling, ela explodiu, sorte que só a fonte morreu, depois só comprei fontes boas, uma CX430W e uma Seasonic 520W as duas com uns 4 anos estão beleza até hoje, EVGA 400W deve ser aquelas com seletor de tensão, uma 80Plus segura de boa, o Ronaldo testou e bateu 520W de boa e nem era o máximo, mas ficou abaixo dos 805 de eficiencia puxando isso tudo, mas ela é 420W então não é problema, mas a CX430 e PCYes 430W foram bem melhores, a fonte que explodiu era aquelas que já vem em gabinete lixo, gabinete bom não vem fonte, quando vem sai mais caro que comprar cada um separado, pois não vão sujar o produto bom com outro ruim, mas era uma 7300GT em Over pesado, 550 na GPU contra os 350 de fabrica parece, mas ela usava molex ainda, ai com uma CX 430W continuei com ela até pegar a 3850. Agora sei que o PC desliga com fonte ruim em jogos ou até no desktop por falta de estabilidade causado pela fonte lixo.

As duas fontes que me referi eram sem PFC ativo, a da thermaltake se dizia "80 plus bronze".

 

 

as GPUs kepler ou superior da Nvidia tem trava de segurança pra forçar a GPU a entrar em economia caso não haja força(isso é uma das funções do GPU boost)

 

as radeon mais recentes tem vindo com recurso similar, mas ambas, nvidia e radeon, podem acabar por torrar a fonte caso a diferença seja muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara minha 6870 fica em modo economico em 2D e 3D leve já e quando dá baixo uso de GPU, em videos 4K pesadões o Clock sobe no talo, não tem estes recursos de boot, é so o mode economico que reduz o Clck da GPU e RAM na metade e no talo em coisas que precisam de muita GPU, 1080P pesados tambem desliga o modo de economia,  até VGAs mais antigas já fazem isto beleza, claro que não uma muito antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...