Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como funciona a internet em rede hoteleira?


Posts recomendados

Boa Tarde galera

 

tenho um conhecimento limitado em relação a redes.... sei monta-las normalmente utilizando os roteadores básicos residenciais... e mais limitado ainda em relação a equipamentos.

passei grande parte dos últimos dias pesquisando aqui no fórum a respeito de como REALMENTE funcionam os roteadores, os fatores que influenciam na perda de sinal, e ate alguns equipamentos dos quais nunca havia ouvido falar.

vi como enviar internet de um prédio para outro e coisas do gênero... mas nada como as redes de hoteis...

 

isso tudo foi porque estava curioso... como funciona a rede wireless de hoteis?
 

normalmente entramos em um hotel e fazemos o login utilizando nosso sobrenome, cpf e colocando uma senha padrão para todo o estabelecimento.

o curioso é que não há mudanças de rede em todo o hotel, seja no primeiro ou ultimo andar, áreas comuns, piscina entre outros.

 

minha pergunta em relação a isso é porque trabalho em um hotel, de 4 andares e 92 apartamentos... a distribuição da internet é feita através de roteadores(4 em cada andar) e é extremamente ineficiente pois em alguns pontos dos apartamentos a internet não funciona e em outras areas é simplesmente impossível passar o cabeamento para instalar outro roteador.

 

resumindo, como funciona e quais equipamentos são utilizados para distribuir a internet de forma mais eficiente em uma área estão grande? o sistema de login é proveniente de um equipamento especifico que existe no mercado?
fiquei sabendo(por um amigo) que o melhor modo seria através de antenas omni e que as mesmas poderiam ser instaladas na parte externa do hotel. mas como disse não tenho conhecimento suficiente na área.

 

poderiam me dar um direcionamento melhor sobre o que pesquisar quanto a equipamentos, sistemas(o q faz o login), cabos entre outros?

 

Muito Obrigado ^^

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o sistema de autenticação, pesquise sobre Captive Portal no Google. Particularmente gosto muito do Pfsense, que é uma espécie de "canivete suíço" do mundo de redes (router, firewall, proxy, captive portal...). Quanto a equipamentos, pesquise sobre antenas omni e mikrotik, que são largamente utilizados quando o assunto é cobertura e estabilidade de conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...