Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto para placa mãe AS-Rock Extreme 3 - Aparente Curto


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal. Quem vê minha assinatura, já viu né.

 

A Terabyte me negou RMA por causa do backplate, que segundo eles, tem de ser o preto se não o fornecedor não aceita a garantia.....Ou seja, assunto pra eu discutir, acerca dessa placa, no meu urologista

 

Bora lá....

 

defeito dela... liga-se a placa com o cabo 24pin ligado... ela liga os leds, liga os fans, só não dá post porque o processador não está ligado.

 

Liga o cabo 8pin, a fonte desarma.... e não arma mais.

 

Liga só ele, não liga a fonte.

 

A fonte, ser o problema, está descartado, visto que estou com ela tocando uma M4A88TD-V EVO USB3 desde fevereiro, e está ok.

 

Ela estava ligada, foldando. A minha mulher informou que houve uma queda de luz nesse dia. Quando cheguei em casa, ela não ligava. É como se de fato estivesse em curto... ligue um fio em curto, e tente ligar o pc... mesma coisa.

 

Mas com o cabo 24-pin, apenas, a fonte fica ligada... e a placa "por metade" funciona. Acende leds da placa de rede inclusive.

 

Aqui está a mobo

 

970%20Extreme3(L1).jpg

Pensei em começar analisando aqueles "SOT23" que tem ao lado da entrada 8-pin. Me aparenta que pode ser um deles... mas gostaria de mais informações antes de por a mão na massa placa

 

Pensei também em algum cap, ali em volta, em curto.... mas nenhum deles aparenta ter estufado... dali para curto... eu acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola ilkyest!

 

você chegou a ligar a placa de novo com processador? você conectou o cabo de 24 pin somente, ou também com o de 8 pin dos 12V?

 

É bom ver se está chegando 12V nos mosfets de entrada, esses mosfets me parece que estão debaixo do dissipador de calor que fica do lado do conector atx12v. tente retirar esse dissipador e você verá os mosfets.

Depois é descobrir quais mosfets são de entrada e quais são de saida.

Para saber os de entrada, use o multimetro na escala de continuidade, ponha qualquer ponta nos pinos de 12v do conector atx12v e a outra ponta ponta você coloca no pino dreno dos mosfets de entrada. Se o multim beepar, então os mosfets receberão os 12v ao ligar a placa.

Os mosfets de saida ficam proximos aos de entrada, eles tem continuidade entre seu pino source e o terra, então coloque uma ponta do multim nos pinos terra do conetor atx12v e a outra ponta você poe no source.

Isso você descobrirá se tem alguma coisa com defeito no meio do caminho que impede os mosfets de receberam a tensão. O proximo passo é testar os mosfets na placa.

Veja isso e volte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal... acabei ficando sem pc, agora voltou ao normal...

 

Eu estou em vias de mudança, e não consegui fazer o dito serviço. Encaminhei a um pessoal perto daqui, e segundo informações, eles conseguiram alguns milagres em placas de notebook... vou ver como anda o processo e lhes mantenho "a par" da situação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Pessoal.. vejam vocês mesmos o que aconteceu

 

Torraram 2 chaveadores, pode ser que outros,  9130A PEm

 

Não sei se tem conserto, nem sei se existe equivalente a ele.. mas estou dando-lhes um feedback. Vai pro meu "rol do consertar oportunamente"

 

Mas, sem backplate, sem RMA da terabyteshop

post-391122-0-36618100-1445313266_thumb.

post-391122-0-38200700-1445313299_thumb.

post-391122-0-20671500-1445313341_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @ilkyest, desculpe a demora, vamos lá:

 

fritou legal os reguladores hein!

o maior problema agora é se esse dano infiltrou no miolo da placa mãe, e não somente na superficie.

o que tem que ser feito agora é limpar a superficie queimada com alcool iso e remover esses reguladores com estação de ar quente entre 220 a 250 graus + ou -, mas isso tem que ser feito somente por gente especializada. tentar retirar com ferro de solda não resolve e pode piorar mais ainda queimando outra coisa, um smd por ex.

depois é soldar no lugar um regulador equivalente que tenha o mesmo poder de funcionamento, ou o mesmo igual da placa, de preferência.

por isso que é nessas horas que é bom ter um banco de sucatas de placas mãe para retirada de peças equivalentes.

 

e depois é testar os componentes ao redor, como resistores smd e fusiveis, para ver se algum avariou também.

 

mas é como eu falei, se o torrão entrou na placa a ponto de quase varar do outro lado aí já era, arruma outra placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcelo.br

 

Acho que não afetou o sanduiche não. A placa funciona, como disse lá em cima, salvo ao ligar o ATX-8, que acusa curto, claro por causa desses reguladores

 

Eu desconheço equivalente, e teria de

1) pesquisar

2) comprar uma estação de ar quente

 

Então deixarei assim por enquanto. Eu tenho os VRMs dos proliant DL380G3, mas cuja pinagem, me aparenta, é bem diferente.

 

Assim que eu estiver de casa nova, sob a égide da GVT, eu volto a pensar nela

 

mas, nunca vi isso

 

eu postei mais por "feedback" mesmo, ao pessoal que me respondeu. Mas nunca vi isso, nunca.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom parece que não afetou o miolo mesmo, menos mal.

Tenta achar para comprar esses reguladores, costuma ter no aliexpress (http://pt.aliexpress.com/?spm=5261.1684118.0.14.CI4erx). Ou no ebay, costuma ter também.

Agora quanto a estação de ar quente, se você souber manejar bem vá em frete na manutenção.   ;)

 

Antes de aplicar o ar quente, não pode é esquecer de isolar a area em volta do regulador com papel aluminio ou umas fitas isoladoras próprias, para não correr o risco de queimar os smd em volta.

 

Na foto dá para ver que torrou dois reguladores, eu arrumaria mais uns 4 desse para substituir tambem os reguladores mais proximos.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...