Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 simplesmente converte RAM em memória de vídeo ?


Posts recomendados

Atualizei para windows 10, e já fui fazer um teste no GTA V, e realmente, minha placa, no msi afterburner, mostrou estar usando 2500MB de video. Então, quer dizer que se eu tiver RAM de sobra, por exemplo, o jogo esta usando 6gb e eu possuou 8GB, e precisar de mais memória de vídeo, como por exemplo 1GB, ele vai funcionar como se fosse uma placa com memória de vídeo maior? Resolvendo o problema de alguns jogos precisarem de muita VRAM?
E outra coisa, pra vocês o boot do windoes 10 também tá lento pra caramba? No windows 7 aqui era muito mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei para windows 10, e já fui fazer um teste no GTA V, e realmente, minha placa, no msi afterburner, mostrou estar usando 2500MB de video. Então, quer dizer que se eu tiver RAM de sobra, por exemplo, o jogo esta usando 6gb e eu possuou 8GB, e precisar de mais memória de vídeo, como por exemplo 1GB, ele vai funcionar como se fosse uma placa com memória de vídeo maior? Resolvendo o problema de alguns jogos precisarem de muita VRAM?

E outra coisa, pra vocês o boot do windoes 10 também tá lento pra caramba? No windows 7 aqui era muito mais rápido.

No windows 7 meu PC demorava cerca de 8 segundos, no 10 demora uns 12-20 segundos dependendo do dia(uso desde 10/7 com a versão de testes).

 

sobre a "conversão", não, não é simples assim:

 

1°- ele não converte, a memória de vídeo, ou VRAM é estruturalmente parecida nos módulos com a DRAM, porém a VRAM costuma ser estruturalmente mais avançada, com larguras de banda 2,4,8,16X maiores que a DRAM, principalmente em placas de vídeo intermediárias - High-End.

 

esse recurso de alocar os processos do game que exijam muita memória na DRAM após a VRAM estar cheia vem desde o windows vista, não é algo exclusivo do windows 10, no windows 7, 8 e 10 ainda é possível ver a quantidade de DRAM que poderá ser alocada em uma GPU, essa quantidade fica maior com quanto mais DRAM você tem, mas m um PC com 8GB ou mais de RAM ela para de subir.

 

por exemplo,uma GPU de 1 GB num PC com 8 ou mais de RAM conseguirá fazer proveito de cerca de 2688MB de DRAM do PC em situações adversas, somando aos 1024MB originais da placa, temos um total de 3712MB de memória para processar a VRAM, ou seja, cerca de 3,6GB de VRAM podem ser processados em um PC com uma GPU de 1GB de VRAM com 8GB de RAM.

 

aí você pensa: UHUUU CALAREOOOO, BORA COMPRA GPU DE 1GB PRA  RODAR EM 4K!!!!!!! 

 

bom, nem tudo são flores e seu problema de falta de VRAM está longe de ser resolvido por alguns fatores:

 

- mesmo se seu PC for DDR4, dificilmente sua DRAM vai acompanhar a velocidade de sua VRAM, além de que a DRAM fica geralmente em 64 e 128 Bits de largura e a VRAM na maioria  das GPUs tem 128Bit ou mais de largura de banda, além de que geralmente os clocks da DRAM são bem mais baixos que a VRAM, além desses contratempos, temos maisum: a conversão não é perfeita, você perde muita velocidade de DRAM, mesmo no windows 10 que aprimorou o recurso, e, a não ser q sua GPU seja DDR2-64bit ou DDR(apenas GPUs muito antigas) você vai ter uma perda absurda de velocidade de processamento.

 

o que vai acontecer?

 

lembra você lá jogando eu BF4 no ultra em 1080P com uma GPU de 1GB no windows 7? 

do nada o game se empolga e decide consumir mais que 1024 MB e começa a acessar a DRAM "emprestada"?

 

ai no começo n da nada, 1050MB, 1080MB, na hora que chegar em 1100-1150 MB você vai começar a ter adoráveis experiencias de quedas monstruosas de FPS, devido à imprecisão da conversão e das diferenças físicas entre a DRAM e VRAM.

 

Então pra que serve essa *****? você pergunta.

 

simples, se não fosse por isso, assim que o consumo de VRAM ultrapassasse 1024MB(na verdade uns 972MB) teu PC ia fazer uma dessas duas coisas: ou iria dar falha de vídeo e cair a resolução pra 1024x768 fechando todos os alicativos DirectX ou iria simplesmente apagar e reiniciar.

 

 

curiosidade: os MB de DRAM "emprestados" pela GPU não são fixos e podem ser consumidos pelo sistema para outra tarefa à qualquer momento, ou seja, eles não são reservados para a GPU quando ela for precisar de memória e sim emprestados gradativamente até atingir o limite permitido e dar *****.

 

OBS: todos os números exemplificados são para um PC com 1GB de memória na GPU e 8GB de memória RAM.

 

 

se ajudei, curte aí.

 

 

by me. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...