Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10: Atualização x Instalação Limpa


UMARIZAL
Ir à solução Resolvido por UMARIZAL,

Posts recomendados

Amigos, várias pessoas estão recebendo o aviso de que podem fazer a atualização gratuita do seu Windows atual (7, 8 ou 8.1) para o novo Windows 10.

 

A dúvida é: Atualização para o Windows 10 x Instalação limpa do Windows 10

Quem já tem seu Windows antigo rodando há anos e com várias "quinquilharias" instaladas intencional ou involuntariamente, e quem sabe, tem até algum vírus ou malware "embarcado" no seu sistema e nem sequer sabe disso, terá que "atualizar" para o Windows 10 sem ter a opção de aproveitar para "limpar" o computador?

Eu, sinceramente, nunca gostei de atualizações de grande porte de sistemas operacionais, como migrar do Windows 95 para o 98, ou do Windows 98 para o Millenium, ou deles para o Windows XP, ou migrar do Windows XP para o Windows 7, etc. Eu sempre preferi formatar o computador e fazer uma instalação limpa do Windows, seja qual fosse.

Aí fica a dúvida, será que para alguém que tem uma licença válida do Windows 7, Windows 8 ou 8.1, poderá formatar o computador e fazer uma instalação limpa do Windows 10? Se sim, onde obter a mídia oficial para download?

Ou nos resta apenas formatar, instalar o Windows antigo do zero, limpinho e a partir daí sim, fazer a atualização para o Windows 10?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que de alguns anos pra cá não existe mais chave... o serial já vem na Bios das placas mãe... daí só como o clolega acima falou... formatar com o SO antigo, atualizar e instalar o windows 10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A atualização se dará como qualquer upgrade do Windows. Muita coisa será mantida,

 

Se você está pensando em fazer uma instalação limpa, mas não comprou o Windows 10, então esqueça pois isso não existe. Você vai ter que comprar uma chave.

 

Errado. Veja o link do Baboo. Acabei de testar aqui no meu notebook uma instalação limpa tendo atualizado antes do 8.1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, primeiro você atualiza, ativa, daí tu tem acesso a chave do produto. Daí é só formatar e instalar do zero, certo?

Se sim, tá de boa na lagoa.  ^^

Só se a Microsoft mudou o processo então :P

 

Porque pelo que eu saiba, se tu já tem o Windows ativado legalmente basta fazer o upgrade para o 10 que todo o processo de ativação já terá sido lidado pela Microsoft.

 

Não sei se eles disponibilizam as chaves depois da instalação, mas eu duvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estava pensando em fazer isso aqui para "tentar" fazer uma instalação mais limpa possível apenas atualizando do Windows 7 para o Windows 10:

  1. Utilizando as mídias de restauração do sistema para o padrão de fábrica, restauraria tudo deixando o Windows 7 limpinho, como quando comprei o computador;
  2. Faria a atualização para o Windows 10;
  3. Faria um novo backup para eventual necessidade de restauração no futuro, imaginando que não poderia formatar e instalar o Windows 10 do zero sem uma licença específica para ele.

Mas... se for possível, conforme matéria citada do Baboo, preferiria muito formatar e instalar do zero, até porquê assim, teria maior liberdade para reparticionar o HDD.

 

Pelo que andei lendo no site da Microsoft, está meio claro que só é permitido fazer a atualização de forma gratuita. No caso de instalação do zero, a chave do produto Windows 7 não será tida como válida na hora de ativar o Windows 10. No seu caso, amigo @Marcos FRM, dá medo de daqui algum tempo revogarem a sua ativação... não quero correr este risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ativou. Está tudo lá no link. Vamos postar novamente, desta vez em negrito:

 

http://www.baboo.com.br/windows/saiba-tudo-sobre-ativacao-do-windows-10-final-rtm/

beleza cara mas tem um grande problema aí... o usuário tem OBRIGATORIAMENTE que ter o serial de seu windows, porém todos sabemos que serial é algo raro principalmente para usuários de notebooks uma vez que tal serial de ativação vem pré instalada na BIOS da placa mãe e ativa o windows assim que formatamos a máquina.

Fiz uma instalação do windows 10 do zero em meu notebook dell (windows 8 de fábrica) e o mesmo não ativou mesmo na bios contendo meu serial original do windows 8...

Agora de acordo com o o tópico, depois da atualização é que podemos fazer a instalação limpa do windows 10... só não deixa claro se essa instalação limpa pode ser feita depois do primeiro ano gratuito oferecido pela microsoft.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem que ter chave nenhuma. Se hoje você tem um Windows 7/8.1 original, não precisa de chave nenhuma. Atualize por cima do seu Windows atual, seja pelo Windows update, seja usando a opção "Atualizar este computador agora" da ferramenta de download, ou mesmo rodando, dentro do Windows 7/8.1, "setup.exe" da mídia do 10. Depois de completar, confira se ativou. Pronto. Daí para frente, dê boot com a mídia do Windows 10, apague todas as partições, instale do zero quantas vezes quiser e não forneça chave nenhuma na instalação. Clique em "Ignorar" quando o instalador pedir a chave e "Fazer isso mais tarde" na primeira inicialização. Ativará.

 

Está tudo no link. Atesto que funciona. Se não acreditam em mim, uma sugestão: testem! Meses atrás, Gabriel Aul da MS disse exatamente isso quando indagado se seria possível fazer instalações limpas quem fosse atualizar de uma versão anterior. Nada mais fizeram do que cumprir a palavra empenhada.

 

EDIT

Um colega aqui do fórum preparou um tutorial:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1127227-tutorial-windows-10-instala%C3%A7%C3%A3o-limpa/

 

Porém ainda dou o crétito para o Baboo pois foi um dos primeiros sites a documentar o processo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem que ter chave nenhuma. Se hoje você tem um Windows 7/8.1 original, não precisa de chave nenhuma. Atualize por cima do seu Windows atual, seja pelo Windows update, seja usando a opção "Atualizar este computador agora" da ferramenta de download, ou mesmo rodando, dentro do Windows 7/8.1, "setup.exe" da mídia do 10. Depois de completar, confira se ativou. Pronto. Daí para frente, dê boot com a mídia do Windows 10, apague todas as partições, instale do zero quantas vezes quiser e não forneça chave nenhuma na instalação. Clique em "Ignorar" quando o instalador pedir a chave e "Fazer isso mais tarde" na primeira inicialização. Ativará.

 

Está tudo no link. Atesto que funciona. Se não acreditam em mim, uma sugestão: testem! Meses atrás, Gabriel Aul da MS disse exatamente isso quando indagado se seria possível fazer instalações limpas quem fosse atualizar de uma versão anterior. Nada mais fizeram do que cumprir a palavra empenhada.

 

EDIT

Um colega aqui do fórum preparou um tutorial:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1127227-tutorial-windows-10-instala%C3%A7%C3%A3o-limpa/

 

Porém ainda dou o crétito para o Baboo pois foi um dos primeiros sites a documentar o processo.

Por essas e outras que o brazil tira péssimas notas em avaliações internacionais... As pessoas lêem mas não conseguem interpretar o texto com clareza. O que você disse acima foi EXATAMENTE a mesma coisa que eu expliquei anteriormente e de forma mais completa ressalvo. Mas tudo bem, o importante é que as dúvidas foram esclarecidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega, está mais do que claro no post do Baboo que obrigatoriamente é necessário antes atualizar por cima para depois ser possível fazer a instalação do zero.

 

Contudo, confesso que eu deveria ter escrito no meu post anterior, para não deixar margens para dúvidas, "Se hoje você tem um Windows 7/8.1 original instalado e ativado, não precisa de chave nenhuma.". Mesmo assim, tudo isso está mais do que claro no post do Baboo, que aparentemente foi solenemente ignorado desde ontem. Enfim, esta disucssão não tem mais nenhum sentido. Não estou mais acompanhando este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, está mais do que claro no post do Baboo que obrigatoriamente é necessário antes atualizar por cima para depois ser possível fazer a instalação do zero.

 

Contudo, confesso que eu deveria ter escrito no meu post anterior, para não deixar margens para dúvidas, "Se hoje você tem um Windows 7/8.1 original instalado e ativado, não precisa de chave nenhuma.". Mesmo assim, tudo isso está mais do que claro no post do Baboo, que aparentemente foi solenemente ignorado desde ontem. Enfim, esta disucssão não tem mais nenhum sentido. Não estou mais acompanhando este tópico.

calma... mas não se irrite... kkkkkkk mas o que você falou é verdade mesmo... a dica foi quente e agora não há mais margem para dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz a atualização aqui do 7 para o 10, agora estou na dúvida se faço uma instalação limpa.

Em fóruns americanos alguns relatam não ter notado diferença de desempenho entre atualização x instalação limpa.

Meus esforços agora estão concentrados em resolver problemas de compatibilidade de drivers. A ventoinha do meu notebook i7 está 100% o tempo todo, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a atualização aqui do 7 para o 10, agora estou na dúvida se faço uma instalação limpa.

Em fóruns americanos alguns relatam não ter notado diferença de desempenho entre atualização x instalação limpa.

Meus esforços agora estão concentrados em resolver problemas de compatibilidade de drivers. A ventoinha do meu notebook i7 está 100% o tempo todo, hehe.

Eu fiz a instalação limpa para colocar o 10 em GPT e instalado em modo UEFI. Fica bem mais rápido a inicialização, porém realmente, o sistema tem a mesma velocidade do quando atualizei, só o fiz pois meu ssd é de 120 Gb e a questão que falei antes. Teu notebook é um Clevo(Avell/powernote)? Se é, instale o hotkey, deve ajudar nisso, ou pode ser aquele problema antigo de quanto do nada ficava indo a 100% a rotação e diminuindo, porém aí n sei. Se for um Dell, a Dell lançou para o vostro 5480 uma nova atualização de bios, talvez tenha lançado aos outros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teu notebook é um Clevo(Avell/powernote)? Se é, instale o hotkey, deve ajudar nisso, ou pode ser aquele problema antigo de quanto do nada ficava indo a 100% a rotação e diminuindo, porém aí n sei. Se for um Dell, a Dell lançou para o vostro 5480 uma nova atualização de bios, talvez tenha lançado aos outros também.

Valeu, Flávio.

Tenho um Samsung RF511, muito provável que não role atualização.

Esse problema de 100% da rotação está sendo relatado por usuários de HP também. Pelo visto é problema com drivers de vídeo... estou tentando atualizar os drivers Intel 3000 do i7, da nVidia já atualizei mas não resolveu o problema. Qualquer novidade aviso o pessoal aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Flávio.

Tenho um Samsung RF511, muito provável que não role atualização.

Esse problema de 100% da rotação está sendo relatado por usuários de HP também. Pelo visto é problema com drivers de vídeo... estou tentando atualizar os drivers Intel 3000 do i7, da nVidia já atualizei mas não resolveu o problema. Qualquer novidade aviso o pessoal aqui.

 

 

Fiz a atualização aqui do 7 para o 10, agora estou na dúvida se faço uma instalação limpa.

Em fóruns americanos alguns relatam não ter notado diferença de desempenho entre atualização x instalação limpa.

Meus esforços agora estão concentrados em resolver problemas de compatibilidade de drivers. A ventoinha do meu notebook i7 está 100% o tempo todo, hehe.

 

Ixi... agora fiquei com medo... será que vou ter problemas com meu LG A520-5500? Ele usa placa de vídeo HD3000 da Intel e NVidia GT540M (se não me engano)... xiiiii...

 

Não tem que ter chave nenhuma. Se hoje você tem um Windows 7/8.1 original, não precisa de chave nenhuma. Atualize por cima do seu Windows atual, seja pelo Windows update, seja usando a opção "Atualizar este computador agora" da ferramenta de download, ou mesmo rodando, dentro do Windows 7/8.1, "setup.exe" da mídia do 10. Depois de completar, confira se ativou. Pronto. Daí para frente, dê boot com a mídia do Windows 10, apague todas as partições, instale do zero quantas vezes quiser e não forneça chave nenhuma na instalação. Clique em "Ignorar" quando o instalador pedir a chave e "Fazer isso mais tarde" na primeira inicialização. Ativará.

 

Está tudo no link. Atesto que funciona. Se não acreditam em mim, uma sugestão: testem! Meses atrás, Gabriel Aul da MS disse exatamente isso quando indagado se seria possível fazer instalações limpas quem fosse atualizar de uma versão anterior. Nada mais fizeram do que cumprir a palavra empenhada.

 

EDIT

Um colega aqui do fórum preparou um tutorial:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1127227-tutorial-windows-10-instala%C3%A7%C3%A3o-limpa/

 

Porém ainda dou o crétito para o Baboo pois foi um dos primeiros sites a documentar o processo.

 

Esclareceu 100% da minha dúvida... estou pensando em fazer este procedimento citado pelo Baboo ou aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1127227-tutorial-windows-10-instala%C3%A7%C3%A3o-limpa/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ixi... agora fiquei com medo... será que vou ter problemas com meu LG A520-5500? Ele usa placa de vídeo HD3000 da Intel e NVidia GT540M (se não me engano)... xiiiii...

Só dá pra garantir tranquilidade se você estiver usando os sistemas operacionais recomendados e suportados pelos fabricantes do hardware...

No caso da HD3000, realmente não há driver atualizado pela Intel, então vai rodar em modo de compatibilidade o que pode ou não ser um problema. No meu caso, consegui resolver o problema dos 100% de rotação do cooler que na verdade estava relacionada a um processo do Intel Rapid Storage que ficou bugado na transição e estava usando muita CPU.

O importante é ter muita 'calma nessa hora' e disposição pra ir tentando resolver os colaterais, hehe. Logo depois da instalação do W10 é normal que o sistema continue com um uso alto de disco e uma certa lentidão devido a finalização de processos de instalação e à indexação do Windows Search.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: um porre. Levei quase duas horas (isso porque executei do DVD) e no final minha HD com quase 60 GB  de conteúdos (W10 + W8 + 8.1 e os benditos programas da ACER). Máquina não ficou rápida. Depois de ativado bonitinho, formatei e coloquei do zero. Nossa, quanta diferença. Menos tempo para instalação (bem menos), HD quase zerado. Instalei apenas um office não microsoft e outro navegador. Liga em uns 10 segundos! Não sabia que era tão rápido assim. Parece até disco SSD. Bateria está rendendo melhor, acho que as configurações são outras também. Apenas uma falha, que o toutch tinha a função rolagem de página no canto, entrei em configurações e isso não habilita. Arrumando isso, ficará só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dá pra garantir tranquilidade se você estiver usando os sistemas operacionais recomendados e suportados pelos fabricantes do hardware...

No caso da HD3000, realmente não há driver atualizado pela Intel, então vai rodar em modo de compatibilidade o que pode ou não ser um problema. No meu caso, consegui resolver o problema dos 100% de rotação do cooler que na verdade estava relacionada a um processo do Intel Rapid Storage que ficou bugado na transição e estava usando muita CPU.

O importante é ter muita 'calma nessa hora' e disposição pra ir tentando resolver os colaterais, hehe. Logo depois da instalação do W10 é normal que o sistema continue com um uso alto de disco e uma certa lentidão devido a finalização de processos de instalação e à indexação do Windows Search.

 

Opa opa opa... como você resolveu o seu problema da ventoinha a 100% o tempo todo?

 

Aqui fiz a atualização escolhendo a opção NADA sobre o que guardar, ou seja, uma instalação praticamente limpa, não?

 

Mas embora a utilização da CPU não esteja elevada, parece que a ventoinha não desliga...

 

---- Editado ----

Pois é, o problema era relacionado ao driver da minha NVidia Geforce GT540M... com a versão mais recente, ocorre o problema.

Com a versão 347.25, conforme indicado neste tópico, não ocorre o problema.

E agora, como faço para o Windows Update não atualizar sozinho e deixar esta versão mais antiga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tenho um 7 não-original, peguei um 8. Vou formatar, instalar o 8, passar pro 8.1 e depois pro 10. Ou seja, a minha instalação será feita a partir de uma do Win 8 limpo. Eu realmente preciso formatar tudo depois e instalar o 10 de novo? Ou é mais pra quem tem uma instalação muito ,digamos, "poluída" do 8.1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...