Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer a seguir?


Bargorn

Posts recomendados

Galera, não sei se aqui é o local certo pra perguntar isso (Meu primeiro post, n sei como o forum funciona)...

 

To com uma duvida que parece complexa pra mim mas pra alguém mais experiente deve parecer simples.

 

Minha duvida é a seguinte: depois que já aprendi o básico de programação, como a lógica, desenvolvimento de algoritmos, etc, quais tipos de programas eu devo começar a desenvolver para treinar esse conhecimento, e como começar projetos maiores do que programas simples?

 

Outra duvida que eu tenho é de como programar a interface gráfica de um programa em c++? Eu já li algumas coisas sobre GTK+ mas aceito sugestões kkkkkkk

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, posso responder a primeira parte da sua dúvida, mas a segunda fico a desejar fera.

 

A tendência nos cursos é ensinar:

1-Lógica de programação;

2-Algoritmos;

3-Conceitos e comandos básicos de programação;

4-Programação com banco de dados;

 

Vendo assim, você fez os passos "1 e 2", agora vem o 3. Eu aprendi e recomendo PARTICULARMENTE(minha opinião-quero evitar brigas também rs) você usar o JAVA para isso. Tem muita informação na web, é de graça, e ainda as IDEs ajudam muito.

Sugiro você aprender agora:

*Como são tratados os dados?(Como pegar o que o usuário digita? Como armazenar isso?)

*Como trabalhar com os dados(operações matemáticas básicas-adição, subtração, multiplicação, divisão, resto de divisão);

*Estruturas de decisão;

*Estruturas de repetição;

 

Acho que fazendo isso você já estará indo muito bem :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça exercícios para treinar. Há vários disponibilizados na internet.

Pense em programas, e faça-os. Mesmo que pense que não irá conseguir, se desafie, e consiga completa-lo. Caso não tenha feito ainda, faça uma calculadora, uma tabuada, etc(em console app mesmo). São programas simples que a maioria dos programadores já fizeram pelo menos uma vez quando estavam começando.

Quanto a interface gráfica em C++, você pode aprender na raça, na unha, código por código e então criar a sua interface gráfica. Ou você pode usar o visual studio, que é uma das poucas ide's que disponibilizam o builder de gui gratuitamente para C++. Lá você tem a interface no monitor do seu PC, e é só arrastar os componentes (botões, textbox, etc) e atribuir eventos há eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus, no caso eu já aprendi essa parte de tratamento de dados, estruturas de repetição e até mesmo POO, mas nunca li nada sobre programação com banco de dados. Eu fiz um cursinho de programação e li todo um livro sobre java. Java tem alguma programação com banco de dados?

 

Higor, sempre me recomendaram code::blocks ou dev-c++, então nunca usei o visual studio, vou baixa-lo pra ver como é.

 

 

Obrigado aos dois o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O C++ padrão não possui nenhuma livraria para gestionar interfaces gráficas. Lógico, ele foi criado la em meio dos 70kkkk.

 

Por sorte C++ es altamente ampliável através de bibliotecas ou livrarias, como melhor gostar de chamar XD. Algumas bibliotecas podem ser QT, WimAPI, Wx Widgets, GTK que você mesmo mencionou, entre muitas, algumas muito mais portáveis que outras claro.

 

Para mais informação busca no google "interfaces gráficas de usuário C++".

 

Sobre que fazer com a linguagem C++, isso deixo a seu critério, si você for pedreiro e não saber que tipo de casa quer fazer isso é um grande problema kkk. Tente fazer um programa como uma especie de banco, "Banco Bargorn, seu dinheiro sempre em boas mãos!". Registro de clientes, alta  e baixa, contas bancarias, sistema de empréstimos, cartão de credito, implemente um caixa eletrônico, contas domiciliadas de telefone, historial de conta.... Não sei, mais esse projeto é praticamente ilimitado enquanto a tudo o que pode crescer. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus, no caso eu já aprendi essa parte de tratamento de dados, estruturas de repetição e até mesmo POO, mas nunca li nada sobre programação com banco de dados. Eu fiz um cursinho de programação e li todo um livro sobre java. Java tem alguma programação com banco de dados?

 

 

Na verdade o Java se relaciona com o banco de dados, ele por exemplo não faz as operações básicas(você pode criar strings para mandar comando SQL para o BD, mas o comando é obrigatoriamente em SQL e não em JAVA).

 

De forma muito resumida funciona assim: você basicamente cria um banco de dados(BD), e depois o isola e a única forma de ver os dados dele é por uma aplicação que você cria(JAVA por exemplo), assim se um usuário quiser adicionar/excluir/alterar/visualizar dados do BD, você gerencia(e protege) tudo direto na aplicação.

   

Assim se um espertinho tentar mandar pro BD um campo vazio ("") no nome e você não quiser isso, crie uma estrutura que analise os dados na aplicação, antes de mandar ao BD e impeça ali mesmo, assim você não suja o seu BD.

 

Infelizmente isso é a matéria de um semestre inteiro e não consigo resumir tudo nessas linhas, mas vou deixar abaixo alguns links que podem começar a te iluminar(aos ADMs: não estou mandando o cara se virar-o que é infração- mas estou deixando pistas para ele crescer, por favor não me punam por isso '-' ):

 

Como conectar uma palicação JAVA ao Access: http://www.devmedia.com.br/como-conectar-uma-aplicacao-java-a-um-banco-de-dados-access/28184#ixzz3hT6pvyYt

 

Integrando um programa JAVA ao BD: http://www.devmedia.com.br/integrando-programa-java-com-um-banco-de-dados/25880

 

Acessando dados do BD com JAVA: http://javafree.uol.com.br/artigo/1356/Acessando-banco-de-dados-em-Java-PARTE-1.html

 

Conexão com banco de dados:

 

ISSO VAI COMEÇAR A TE DAR UM NORTE, NESSE GRANDE MUNDO DO JAVA, QUALQUER COISA ESTAMOS AQUI! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!