Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo Xbee + Microcontrolador


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

Estou começando a fazer meu projeto de TCC, quero usar RSSF(Redes de sensores sem Fio), mais precisamente Módulos Xbee Zigbee, a minha dúvida é o seguinte, esses módulos conseguem se comunicar sozinhos, eles têm o protocolo embutido, ou a cada módulo eu preciso ter um microcontrolador anexado, Estou querendo fazer uma rede Mesh, em que os módulos comunicam entre sim, e que tenha um software que supervisione os sensores instalados no módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi,

 

Vai precisar de um microcontrolador para cada Zigbee.

 

Mas porque não usar um ESP8266 ???? voce pode programar ele internamente com uma linguagem bem simples, chamada LUA.

 

Eu estou usando um aqui em casa sem nenhum microcontrolador, com um script bem simples , e posso mandar ligar ou desligar uma saída via minha rede local, sem nenhuma dificuldade ou microcontrolador adicional, apenas o módulo e um relé de 3 volts !

 

Fazer uma rede com vários deles se comunicando fica muito legal !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi,

 

Vai precisar de um microcontrolador para cada Zigbee.

 

Mas porque não usar um ESP8266 ???? voce pode programar ele internamente com uma linguagem bem simples, chamada LUA.

 

Eu estou usando um aqui em casa sem nenhum microcontrolador, com um script bem simples , e posso mandar ligar ou desligar uma saída via minha rede local, sem nenhuma dificuldade ou microcontrolador adicional, apenas o módulo e um relé de 3 volts !

 

Fazer uma rede com vários deles se comunicando fica muito legal !

 

Paulo

Se eu usar por exemplo uma topologia estrela, para ler diversos sensores com o Zigbee, vou precisar de um PIC por exemplo para cada Xbee, a configuração seria través do software XCTU usando a USART ?

Link para o comentário