Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo Xbee + Microcontrolador


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

Estou começando a fazer meu projeto de TCC, quero usar RSSF(Redes de sensores sem Fio), mais precisamente Módulos Xbee Zigbee, a minha dúvida é o seguinte, esses módulos conseguem se comunicar sozinhos, eles têm o protocolo embutido, ou a cada módulo eu preciso ter um microcontrolador anexado, Estou querendo fazer uma rede Mesh, em que os módulos comunicam entre sim, e que tenha um software que supervisione os sensores instalados no módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi,

 

Vai precisar de um microcontrolador para cada Zigbee.

 

Mas porque não usar um ESP8266 ???? voce pode programar ele internamente com uma linguagem bem simples, chamada LUA.

 

Eu estou usando um aqui em casa sem nenhum microcontrolador, com um script bem simples , e posso mandar ligar ou desligar uma saída via minha rede local, sem nenhuma dificuldade ou microcontrolador adicional, apenas o módulo e um relé de 3 volts !

 

Fazer uma rede com vários deles se comunicando fica muito legal !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi,

 

Vai precisar de um microcontrolador para cada Zigbee.

 

Mas porque não usar um ESP8266 ???? voce pode programar ele internamente com uma linguagem bem simples, chamada LUA.

 

Eu estou usando um aqui em casa sem nenhum microcontrolador, com um script bem simples , e posso mandar ligar ou desligar uma saída via minha rede local, sem nenhuma dificuldade ou microcontrolador adicional, apenas o módulo e um relé de 3 volts !

 

Fazer uma rede com vários deles se comunicando fica muito legal !

 

Paulo

Se eu usar por exemplo uma topologia estrela, para ler diversos sensores com o Zigbee, vou precisar de um PIC por exemplo para cada Xbee, a configuração seria través do software XCTU usando a USART ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi,

 

Se voce fizer o script em LUA, voce pode fazer cada um dos módulos se comunicar com todos os outros.

 

Agora, existem decisões que você terá de fazer, e uma delas é sobre o protocolo.

 

Para evitar um baita trabalho, eu usaria algo tipo token pass.

 

Mas sem saber exatamente o que voce vai fazer com essa rede de sensores, não dá para saber se vai precisar de um microcontrolador central, o qual pode ser o servidor de tokens, ou se um dos sensores irá passar o token para o próximo, junto com os dados ou não.

 

Sobre o Zigbee, sim, voce precisaria de um microcontrolador, mas dependendo do módulo Zigbee voce pode conversar via USART ( bico ) como por I2C ou SPI ( ambos não tão bicos... ) .

 

Que tal dar mais alguns detalhes do seu projeto ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Projeto seria, ler sensores, de temperatura, luminosidade, umidade entre outros remotamente em um estufa, os módulos estariam nessa estufa e transmitiriam dados para o módulo central, que guardaria as informações em um SGBD, também teria alguns atuadores que seria acionados com base nas informações coletadas. Gostaria de usar o PIC pois tenho já vários deles, e os professores do meu curso meio que preferem ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi,

 

Opa, então fica ainda mais fácil !

 

Pode usar um Pic como centralizador, e ele chama os sensores um a um para fazer a leitura dos dados, e todo o processamento fica nesse PIC.

 

Agora, o problema são os sensores. Se voce vai utilizar um módulo de RF com vários sensores ao mesmo tempo ligados nesse módulo, já fica difícil usar o ESP8266, porque ele tem apenas uma entrada analógica com conversor A/D .

Se for essa a sua ideia, melhor usar algo tipo zigbee ou NFR24L01 , que possuem bibliotecas prontas para o seu uso, e aí você vai ter de usar um PIC também em cada um dos seus sensores.

 

Mas se puder usar apenas um sensor de cada vez, e esse sensor ligado no ESP8266, seu trabalho ficará dezenas de vezes mais simples !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha ideia é ter vários módulos ZigBee nessa estufa, e cada módulo anexado com um ou mais sensores dependendo da área que vou supervisionar, formando nós sensores(PIC,ZigBee,Bateria), esses nós então se reportariam a um nó central que controlaria a leitura dos nós periféricos, será que consigo configurar o protocolo Zigbee com o X-CTU dai ? Sei que existe um módulo que faz a configuração dos demais módulos....li que configurando com o X-CTU talvez não precisaria ter o microcontrolador junto confere isso será ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Kaue Vetorazi,

 

Infelizmente não conheço nada de nada de linguagem C ou ASM para Pics..... prá mim isso tudo é pior que Grego, é Sânscrito kkkkk, nem imagino o que é X-CTU ....

 

Não posso te ajudar nisso, vamos aguardar algum colega experiente nisso para te ajudar.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente se o módulo em questão tiver o microcontrolador, porque existe a versão programável, com um microcontrolador compatível 6800, e a "normal" sem microcontrolador. Outros módulos possuem capacidades diferentes, como o XBee não é nem de perto a melhor solução de RF 2.4GHz disponível atualmente, seria bom considerar outros... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...