Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

computador reinicia após alguns minutos


Posts recomendados

Buenas, senhores.

Estou com um computador com a seguinte config.:

Mobo Asus H81m-a/br

Pentium G3240

Fonte corsair cx430

4gb memória Kingston ddr3 1600

Essas peças foram compradas há menos de uma semana, todas novinhas.

Peças reaproveitadas:

HD Samsung 500 gb, não me recordo o modelo

Memória Kingston 2gb ddr3 1333

Drive de dvd e gabinete reaproveitados.

É o seguinte, o computador vem sendo usado diariamente sem problema há uns dias, tudo numa boa. Porém, hoje teve uma oscilação de energia muito rapidinha, que não chegou nem a desligar a luz(mas desligou a tv). O pc, que estava completamente desligado, mas conectado na energia, ligou sozinho, do nada. Mas ligou e não passava da tela do logo da mobo.

Retirei memórias e limpei com uma borracha. Apertei todos os cabos internos, me certifiquei de que o cabo do cooler do gabinete estava conectado corretamente, retirei a bateria e troquei o jumper de posição pra dar um clear CMOS. Feito isso, liguei o computador, e deu certo. Porém, agora ele desliga em menos de 2 minutos toda vez que tá ligado.

Não sou especialista, só curioso mesmo, mas o que acho: Todos os componentes estão perfeitos, além de novos, o computador inicia e dá pra mexer sem problemas. Por uns dois minutos, talvez menos...

O cabo da fonte é velho e a rede de energia da minha casa, instável. Isso pode ser um problema? Desabilitei a opção padrão das placas Asus, de não deixar ligar caso haja problema de energia ou coisa similar.

Será que pode ser processador/pasta/cooler? A temperatura tá na casa dos 30, 33 graus.

Não sei se consegui ser muito claro, mas alguém tem ideia do que pode ser?

EDIT: Esqueci de dizer, o computador não desliga por falta de energia, de uma só vez. Ele vai pra tela de logoff, aquela da mensagem de "desligando", e aí desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cogitei essa possibilidade, mas assim, antes tava tudo normal, funcionando perfeitamente. De repente, depois dessa queda de energia resolveu dar esse problema.

Continuei tentando resolver e vi que as vezes ele reinicia mesmo antes de dar boot no sistema.

Vou remover o led e observar se funciona. O preocupante é que esse é o pc de trabalho da minha esposa, que acabei de fazer um up. Sem pc, sem trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi, se possível, me ajude novamente: retirei as peças e fui montando fora do gabinete, como vi que alguém recomendou fazer em uma situação parecida em outro tópico. Primeiro, fonte, mobo e cpu, sem cooler. Nada de bip. Botei o cooler e uma memória, ligou normal. Botei outra memória, continuou normal. Conectei o HD e ligou numa boa, só que demorou mais de 2 minutos pra iniciar o sistema, coisa que tava demorando entre 30 e 40 antes desse problema. Instalei o Windows 10(sem formatar o HD) mais cedo e, até agora, o pc não reiniciou nenhuma vez. Até agora.

Como as outras peças são novíssimas e o desempenho do computador está muito baixo quando necessito abrir um programa, acredito que o HD esteja com algum problema, já que o mesmo é bem velhinho. Faz sentido esse pensamento? Você me recomenda alguma ​ferramenta/software pra testar o HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...