Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 4570 com núcleos à 80ºC. O que pode ser?


Posts recomendados

Oi pessoal,

 

Recentemente fiz um upgrade na minha máquina, saindo de um Q9550 (95W) para um i5 4570 (84W), mas as temperaturas aumentaram ao invés de diminuir.

 

A minha configuração é a da assinatura. Eu já troquei a pasta térmica duas vezes, sendo que na primeira vez usei uma AS5 e na segunda a original da cooler master. Também já coloquei um ventilador direto na lateral do PC para saber se não era má circulação.

 

Fiz testes com o Prime95 e com o IntelBurnTest e a temperatura dos núcleos ficam sempre em 80ºC +.

 

Obs.: Vejam que a temperatura da "CPU", mostrada no SpeedFan, é bem baixa quando os núcleos estão em 80ºC.

 

Alguém pode me ajudar, por favor?

 

Fico aguardando. Fiquem com Deus!

 

ScreenShots:

 

Primeiro teste com a pasta térmica AS5:

 

post-738651-0-93974000-1438100767_thumb.

 

Segundo teste com a pasta térmica original cooler master:

 

post-738651-0-91435000-1438100782_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo Core Temp, ele tá batendo em 3.6 GHz, ou seja, usando o Turbo Boost..

 

Se isso só acontece em teste de stress, deve estar dentro da normalidade..

 

Olá, obrigado por responder. Em um outro fórum me passaram um link que explicou o motivo dessas temperaturas: o caso é que o Prime95 v28.5 usa o AVX do processador no stress, e as temperaturas ficam estratosféricas mesmo. Se usar a versão 26.6, que não usa o AVX, as temperaturas ficam bem melhores, e segundo o link, é o correto de testar temperaturas.

 

Veja o post aqui.

 

Essas foram as temperaturas que obtive seguindo o teste padrão do guia:

 

post-738651-0-81742200-1438110635_thumb.

 

Com esse novo teste as temperaturas estão bem parecidas com o Q9550 que usava, com um leve aumento para o i5 4570. O Q9550 não possui AVX.

 

Vendo o que escrevi sobre o artigo, meu processador está dentro da normalidade?

 

Fico aguardando. Deus os abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro

 

Muito interessante o link do Tom's Hardware.. De acordo com ele, tá dentro do esperado sim..

 

Como esses testes de stress, fazem um uso quase que irreal de CPU e GPU, é normal eles subirem bem de temperatura.. Também tenho um 4570, e ele subia de temperatura assim, com jogos.. Mesmo que a exigência de CPU seja bem menor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro

 

Muito interessante o link do Tom's Hardware.. De acordo com ele, tá dentro do esperado sim..

 

Como esses testes de stress, fazem um uso quase que irreal de CPU e GPU, é normal eles subirem bem de temperatura.. Também tenho um 4570, e ele subia de temperatura assim, com jogos.. Mesmo que a exigência de CPU seja bem menor..

 

No seu i5 4570, quando em jogos que exigem muito CPU, como o Watch Dogs, quais a temperaturas? Aqui fica em 58~61ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu i5 4570, quando em jogos que exigem muito CPU, como o Watch Dogs, quais a temperaturas? Aqui fica em 58~61ºC.

Eu não tenho nenhum jogo, realmente exigente aqui..

 

Hoje, com um Hyper T4, dificilmente passa de 50ºC, mesmo jogando.. O que falei antes da temperatura, era usando o cooler padrão.. Não mencionei antes..

 

 

Eu posso fazer um teste com o Prime95 e o Real Temp, pra efeito de comparação.. Nunca fiz um teste desse no meu PC.. Bateu uma curiosidade.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho nenhum jogo, realmente exigente aqui..

 

Hoje, com um Hyper T4, dificilmente passa de 50ºC, mesmo jogando.. O que falei antes da temperatura, era usando o cooler padrão.. Não mencionei antes..

 

 

Eu posso fazer um teste com o Prime95 e o Real Temp, pra efeito de comparação.. Nunca fiz um teste desse no meu PC.. Bateu uma curiosidade.. :P

 

Se puder fazer isso e me dizer o resultado agradeceria muito. Se puder testa com o Prime95 v26.6 e v28.5...

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro

 

Fiz os estes aqui, com a opção Small FFTs, como sugere aquele link do Tom's Hardware..

 

Versão 26.6

 

attachicon.gifP95 26.6.jpg

 

 

Versão 28.5

 

attachicon.gifP95 28.5.jpg

 

 

Nessa segunda verão, a temperatura escala bem rápido mesmo...

 

Mas as suas temps estão bem melhores que as minhas... Acho que o meu deve ser um dos defeituosos, porque a temperatura da case do processador difere de mais de 20ºC quando em full load das dos núcleos...

 

O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas as suas temps estão bem melhores que as minhas... Acho que o meu deve ser um dos defeituosos, porque a temperatura da case do processador difere de mais de 20ºC quando em full load das dos núcleos...

 

O que você acha?

A temperatura ambiente influi bastante.. Aqui, tá uns 20ºC ou menos..

 

Tem o cooler também: o Hyper T4 é bem maior que TX3.. Tem uma área de dissipação maior..

 

Somando isso, mais o fato do meu aqui não ter batido em 3.6 GHz, como o seu bateu aí, acho que explica um pouco essa diferença.. 

 

 

Eu confiaria apenas na medição de temperatura dos núcleos.. Creio que é o que importar mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura ambiente influi bastante.. Aqui, tá uns 20ºC ou menos..

 

Tem o cooler também: o Hyper T4 é bem maior que TX3.. Tem uma área de dissipação maior..

 

Somando isso, mais o fato do meu aqui não ter batido em 3.6 GHz, como o seu bateu aí, acho que explica um pouco essa diferença.. 

 

 

Eu confiaria apenas na medição de temperatura dos núcleos.. Creio que é o que importar mais..

 

Entendo, mas a Intel colocou uma pasta térmica ruim entre o "die" e a "case" do processador, e acho que isso tá influindo aqui.

 

Eu usava um Q9550, que tem 95W de dissipação, nesse mesmo cooler e ele só chegava a 63ºC com Prime95, e esse i5 4570 chega a 85ºC.

 

Acabei de ligar o ar condicionado e coloquei em 22ºC, depois esperei uns minutos e fui testar na versão 28.5 do Prime95. A temperatura chegou a 81ºC em menos de 1 minuto de teste. O processador em si está muito frio, não chega a 41ºC durante o teste, mas os núcleos, que estão no "die" e não na "case", estavam em 81ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, mas a Intel colocou uma pasta térmica ruim entre o "die" e a "case" do processador, e acho que isso tá influindo aqui.

 

Eu usava um Q9550, que tem 95W de dissipação, nesse mesmo cooler e ele só chegava a 63ºC com Prime95, e esse i5 4570 chega a 85ºC.

 

Acabei de ligar o ar condicionado e coloquei em 22ºC, depois esperei uns minutos e fui testar na versão 28.5 do Prime95. A temperatura chegou a 81ºC em menos de 1 minuto de teste. O processador em si está muito frio, não chega a 41ºC durante o teste, mas os núcleos, que estão no "die" e não na "case", estavam em 81ºC.

Eu me arrisco a dizer que isso era esperado.. O i5 4570 é mais quente que o C2Q 9550, pois é uma CPU mais complexa e com mais transistores..

 

Sobre as temperaturas, sua dúvida é sobre as medições do SpeedFan, certo? Eu não sei de onde ele tira aquela medição "CPU", que está bem menor que as dos núcleos.. Confiaria apenas na medição dos 4 núcleos mesmo e deixaria de lado aquela indicação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me arrisco a dizer que isso era esperado.. O i5 4570 é mais quente que o C2Q 9550, pois é uma CPU mais complexa e com mais transistores..

 

Sobre as temperaturas, sua dúvida é sobre as medições do SpeedFan, certo? Eu não sei de onde ele tira aquela medição "CPU", que está bem menor que as dos núcleos.. Confiaria apenas na medição dos 4 núcleos mesmo e deixaria de lado aquela indicação..

 

Entendo. Vou deixar pra lá mesmo. Estou cogitando a aquisição de um Hyper T4 pra esse i5, porque aqui onde moro é quente demais e não quero arriscar peça alguma da máquina. você acha que vale a pena a troca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cooler tem duas versões.. Nem sabia disso..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-tx3-da-cooler-master/1803

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-tx3-g1-da-cooler-master/2016/1

 

 

Um Hyper T4 deve dar uma esfriada a mais aí.. Troque apenas se você achar realmente necessário.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cooler tem duas versões.. Nem sabia disso..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-tx3-da-cooler-master/1803

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-cooler-hyper-tx3-g1-da-cooler-master/2016/1

 

 

Um Hyper T4 deve dar uma esfriada a mais aí.. Troque apenas se você achar realmente necessário.. 

 

Certo, então acho que num futuro próximo estarei fazendo essa troca, porque moro no Ceará e aqui é quente demais. Não dá pra arriscar o hardware com temperatura desse jeito.

 

No caso de VGA's eu sempre pego as da Gigabyte porque tem ótimas temperaturas mesmo no calor do Nordeste...

 

Esse TX3 tem 3 versões: essas duas que você mostrou e a Hyper TX3 EVO, que é a minha. Essa é a mais recente.

 

Deus o abençoe, amigo! Muito obrigado pela ajuda! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...