Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar Sinal de PC em Pulso Eletrico


Posts recomendados

Boa noite, Estou com um problema. Quero ligar um controlador de um gerador e preciso gerar um pulso elétrico para liga-lo por um computador. 

Primeira duvida: Qual saida utilizar do pc? 

Segunda duvida: Qual componente transforma o sinal de saida do Pc em pulso eletrico. 

Obrigado pela ajuda.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Quero ligar um controlador de um gerador e preciso gerar um pulso elétrico para liga-lo por um computador. 

Primeira duvida: Qual saida utilizar do pc? 

Segunda duvida: Qual componente transforma o sinal de saida do Pc em pulso eletrico. 

Obrigado pela ajuda."

 

Muito bom dia, @Victor Silva Oliveira

Seja bem vindo!

Dá pra usar algumas formas de mandar um sinal do PC para  ligar/desligar este controlador do gerador...

Se bem que aí quem vai controlar é o PC.

 

 

USB? RS232? Paralela?...

Tanto faz, o que importa é: Qual é o programa que vai enviar o dado para a porta em questão?

 

A 2a questão, depende da potência do equipamento a ser controlado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

rs232, paralela:

são coisas do passado. Mas se seu pc as tem, é moleza. Basta usar a biblioteca inpout32.dll em virtualmente qualquer linguagem. Com ela em mãos, você tem acesso à portas do pc. p.ex. pode criar um botão em qualquer membro do msoffice. p.ex. excel e usar uns poucos comandos de visual basic que vêm embutido nele pra mudar um bit (um pino) da sua paralela ou serial. Fiz um treco destes há décadas para acionar uma campainha de uma escola em horários programados. Usei só um relé + naaaada

 

usb:

algo mais complexo: tem que ter uma 'inteligência' por fora além da do pc. Mas claro muito mais versátil e muito mais recursos

 

um caminho doido do meio:

sinal de áudio da placa de som: Uma estudada básica num comando qualquer do vb (p.ex.) e crie um botão (pode ser no office mesmo) pra gerar um sinal de 1khz p.ex. e um circuitinho mínimo com relé liga seu gerador. Pra acionar + de um dispositivo que tal enviar tons e usar um decodificador de tons? (cara... comecei a endoidar.. de novo...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Quero ligar um controlador de um gerador e preciso gerar um pulso elétrico para liga-lo por um computador. 

Primeira duvida: Qual saida utilizar do pc? 

Segunda duvida: Qual componente transforma o sinal de saida do Pc em pulso eletrico. 

Obrigado pela ajuda."

 

Muito bom dia, @Victor Silva Oliveira

Seja bem vindo!

Dá pra usar algumas formas de mandar um sinal do PC para  ligar/desligar este controlador do gerador...

Se bem que aí quem vai controlar é o PC.

 

 

USB? RS232? Paralela?...

Tanto faz, o que importa é: Qual é o programa que vai enviar o dado para a porta em questão?

 

A 2a questão, depende da potência do equipamento a ser controlado

 

O Controlador tem outras funções o quero fazer é so adicionar um comando remoto de ativar o gerador em manual ou em automático.

Minha intenção é colocar um sinal de 24V no local da placa que coloca em manual ou automatico ( como seu eu tivesse apertando o botão).

você conhece algum programa que pode fazer este chaveamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

só pra complementar, a lib input32.ddl se deu bem até o windows xp. Acima dele não testei

 

só pra concluir minha participação, como citou apenas o comentário do amigo chico, provavelmente o meu foi inútil. Chico, assuma isso... Ah sim, conheço programa para acionar pinos das portas. Fiz um... acho que já disse...

 

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra complementar, a lib input32.ddl se deu bem até o windows xp. Acima dele não testei

 

só pra concluir minha participação, como citou apenas o comentário do amigo chico, provavelmente o meu foi inútil. Chico, assuma isso... Ah sim, conheço programa para acionar pinos das portas. Fiz um... acho que já disse...

 

boa sorte

Me desculpe pela não citação, era meio tarde e estava indo dormir. Eu não sou expert em informatica e não consegui entender muito bem sua explicação, teria como explicar um pouco mais para um quase leigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

compreendo amigo. Tipo isso...

Antigamente nos bons tempos da paralela/serial era relativamente fácil pra um programador mediano mandar ligar/desligar coisas e ler algum alarme ou coisa assim por elas. Hoje em dia estas não existem mais. Dê uma olhada na traseira de seu pc e ve se as tem. uma tem 25 furinhos e outra 9 pininhos. Acho que não viu nada disso né? Pois bem... hoje em dia tudo é movido a usb, wifi, wireless, blue tooth e afins o que dificulta a vida de anciãos como esta carcaça que vos escreve.

 

O que você quer é algo simples. Clicar num botão e acionar um relé, né isso? Portanto:

 

"Primeira duvida: Qual saida utilizar do pc? "

Seria a porta paralela (ou serial). Hoje em dia a mais próxima é a usb

 

"Segunda duvida: Qual componente transforma o sinal de saida do Pc em pulso eletrico."

Um relé acoplado nesta porta é uma opção bem prática

 

Penso que no seu caso seria interessante uma opção wireless pra justificar o uso de computador (visto que custa pouco colocar um botão liga-desliga do lado do teclado na sua mesa, né?)

 

Peço que dê uma olhada no site rogercom.com.br clicando nas "porta paralela, serial e usb". Têm aplicações e informações curiosas lá. Talvez alguma te apeteça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...