Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Staner 306A com estalos na saída


Ir à solução Resolvido por Headstock Holmes,

Posts recomendados

Salve mestres.

 

Preciso de ajuda com o seguinte problema:

 

Staner 306A série Alive (uma das caixas que compõem uma Line)

 

Fiz a troca dos 4 transistores de saída (IRFP260N). Dois deles alimentam uma corneta e os outros dois, 2 falantes de 6".  Ao injetar sinal, a corneta funciona perfeitamente em alto e bom som, porém nos falantes, fica um estalo intermitente e não há som. Desligando a corneta, os estalos permanecem, uma vez que as duas saídas trabalham individualmente. Percebo então que esses estalos ocorrem somente nessa saída. Nenhum capacitor eletrolítico defeituoso, resistores de 1k e 2k todos com valor dentro dos conformes... 

 

Observações:

-O sinal de entrada vai para uma placa que faz a divisão de frequências, enviando as altas para uma saída e as baixas para a outra (a que está com o problema);

-Em cada transistor há um resistor de 1k conectado. Soldados á placa, 3 deles resistem 1k (obviamente respeitando-se a tolerância), mas um deles resiste apenas 0.3 (na saída defeituosa). Fora da placa, o mesmo resiste 1k.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Isso é sinal que você tem algum curto-circuito na linha desse resistor, pode ser até um capacitor (mesmo aparentando bom, eles podem estar ruins), teste os capacitores dessa linha também.

Verifique as soldas dos Fets que você trocou, pode ter soldas em curto....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Bcpetronzio meu amigo... Após feitos os testes nos capacitores, mesmo não apontando defeito, troquei todos. Acabei encontrando um diodo defeituoso na linha desse FET. Muito contente, troquei o diodo.

 

Porém ao ligar o aparelho depois da troca do diodo, o FET entra em curto e queima. Já estourei alguns desses durante os testes (o orçamento já foi para o espaço faz tempo, mas o cliente não pode pagar por isso). 

 

Obs.: já troquei também o integrado IRS2092 veja o datasheet;

estou fazendo o reparo em três desses amplificadores. Os outros dois com defeitos semelhantes, porém no outro canal (da corneta). Também apresentam o mesmo curto seguido da queima do FET;

 

O curioso é que os resistores estão dentro do padrão e como disse, já troquei todos os caps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum SMD. Polaridade ok.

 

Veja bem: a placa tem 4 capacitores de 10n 250v que se unem através do dissipador. Antes de perceber esse fato, estava fazendo os testes sem fixa-lo na placa, o que fazia com que os caps não tivessem contato. Nesse período, não havia som nos falantes, apenas estalos ao injetar o sinal. A velocidade dos estalos era tanto maior quanto o volume do sinal.

 

Constatado a necessidade dessa união, fixei o dissipador novamente á placa. Dando sequencia nos testes, verifiquei um diodo 15v 0,5w em curto na linha do FET. Fiz a troca e ao ligar, o transistor derreteu (todos os isolantes de mica estão presentes).

 

Tenho gasto dias verificando essa placa em busca de algum resistor fora do padrão, mas todos estão trabalhando perfeitamente. Como todos os caps foram trocados, me pergunto se estou fazendo alguma leitura errônea dos ZENER. 

 

Antes de fixar o dissipador á placa, não havia som mas aconteciam os estalos. Ao fixa-lo, somem os estalos, o som aparece por alguns segundos mas o FET queima. Percebo que há um curto entre algum capacitor e o transistor. A questão é onde estaria. Tenho pensado em duas hipóteses: ou algum diodo, ou o INTEGRADO que troquei ha pouco está danificado. Não tenho o esquema desse aparelho, mas no datasheet que eu mencionei há o esquema de ligação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...