Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda | Consulta - Overclock Athlon II x2 250


Dinei
Ir à solução Resolvido por PH Benchmarker,

Posts recomendados

Olá! :)

 

Estou pensando em fazer um overclock no meu processador porque a grana está curta e não tenho como montar outra configuração no momento. Como não domino o assunto, gostaria de saber a opinião de vocês se meus equipamentos permitem que isso seja feito e se compensa fazer.

 

Meu PC:

 

Gabinete: Thermaltake V4 BE

Controlador de Fans: NZTX Sentry 2

Placa Mãe: M5A78L-M LX

Processador: Athlon II X2 250 3.0GHz

CPU Cooler: Zalman 9900NT

Ram :Kingstone HyperX 2x2GB 1333Mhz

Discos: Seagate 800GB | Seagate 500GB | Seagate 2TB

VGA: Radeon HD 4890

Fonte: Corsair ATX 850w Enthusiast Series

Sistema: Windows 8.1 x64

 

A princípio, eu gostaria de tentar overcloca-lo entre 3600Mhz~3800Mhz e ser orientado sobre como efetuar os testes após o procedimento.

 

 

Aqueles que puderem me dar uma mão, agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem pelo menos uma noção de overclock? Eu particularmente recomendo a pesquisar um pouco sobre o assunto para ter pelo menos o básico, o foco de seu overclock é para quê? Jogos? Vou ser sincero, analizando seu CPU e VGA, eu particularmente não vejo motivos para overclock, pois acho que não há problemas de gargalo (se tiver gargalo me corrija), aí podemos dar início no overclock.

 

Abrass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, PH!

 

Desde já agradeço sua atenção.

 

Sim, eu tenho uma noção do que é um overclock. Costumo ler bastante sobre tecnologias voltadas a informática, acompanho alguns canais no youtube que falam sobre estes assuntos e pesquisei sobre os componentes da minha maquina. Entendo que caso o overclock seja muito alto, não é recomendável fazer isso com com um AIR cooler, por isso pensei no aumento descrito no primeiro post. Por incrível que pareça, sim, tenho alguns gargalos. Mesmo que tivesse recursos para comprar um FX-6300 (talvez o melhor processador para essa MB), não compensaria, porque a combinação entre os dois, costuma dar problemas. E sim, o overclock seria para jogos.

 

Para começar, verifiquei algumas informações na bios. O multiplicador do meu processador é 15 e o clock base é 200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Bom, eu não costumo setar um valor de cara sem conhecer o CPU, provavelmente você nunca fez overclocking nesse CPU (ou fez), então já devo adiantar que esse CPU não vai muito longe no overclock, já que ele possui multiplicador travado, no entanto você precisa fazer overclock via BCLK (clock base), e isso acarreta em outra coisa, isso afetas as memórias, logo se fizer o over, vai fazer over também nas memórias, então sugiro eu que nã BIOS configure a menor frequência possivel nas memórias para que elas não atrapalhem o over (a perda de performance com isso é mínima), e aumente o clock base de 10 em 10 MHz e teste, parece pequeno mas esses 10 MHz no clock base faz uma diferença no CPU.

 

Exemplos: Multiplicador 15 (sempre pois é travado) x 200 = 3000MHz (clock stock)

                 Multiplicador 15 x 210 = 3150MHz

                 Multiplicador 15 x 220 = 3300MHz

 

Suba aos poucos sempre testando, caso encontre instabilidades, pode aumentar UM POUCO o vCore, coisa de 0,1 em 0,1v para não comprometer o CPU.

 

E teste, sempre teste, eu particularmente não uso teste de stress como Prime95, OCCT, ou coisas do tipo, pois às vezes o CPU em overclock passa nesse testes, mas ao executar um jogo por exemplo ele trava, eu costumo testar overclock com o uso diário, jogos e benchmarks.

 

Bem por enquanto é isso, acho que já dá pra começar, qualquer coisa pode perguntar, como eu sempre digo consciência na hora do overclocking, creio eu que você já sabe que o overclocking causa o aumento da temperatura, e diminuição da vida útil do CPU.

 

Abrass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, PH.

 

Comecei o processo do over na ultima sexta-feira as 22h da forma como você orientou. O resultado que consegui chegar de forma estável, foi a 3704Mhz.

 

2cglvug.jpg

 

Fiz dois métodos de testes:

 

O primeio com o Prime95 durante 1h30min

O segundo foi com atividades simples e alguns jogos, como Tera Oline, Mortal Kombat 9 e Diablo III por cerca de duas horas cada.

 

A temperatura do processador não ultrapassou os 41°C em fullload e manteve 36°C somente rodando o Windows.

 

 

Tentei colocar 3800Mhz. Nos testes funcionou bem, mas durante o processo de desligamento do Windows, sempre aparecia uma tela azul.

 

18171412734463.jpg

 

O problema parou de ocorrer depois depois que retornei aos 3704Mhz. Então, creio que talvez seja o meu limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um sempron socket AM3, não me lembro qual agora, que habilitei uma opção na bios da MB (Unlock core) que fez com que destravasse um núcleo do processador... Tive sorte desse núcleo estar "perfeito", pois geralmente os processadores dessa linha vem com núcleo a menos (eram pra ser X2), pois um deles não opera muito bem, comigo deu certo, mas vendi o PC, se não estava daquele jeito até hoje... Pode tentar isso também, junto com um over talvez, li que esses processadores geralmente vem com núcleos desativados por instabilidade, mas se der sorte e fizer os ajustes corretos vai ter um grande ganho de performance... No seu caso creio que sejam um ou dois núcleos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Luis.

 

Obrigado pela atenção ao tópico. :)

 

Dei uma pesquisada na internet sobre o modelo do meu processador e infelizmente, ele possui de fato, apenas 2 núcleos. Este processador fez parte de um projeto de engenharia da AMD chamado "Regor" que é voltado para o desenvolvimento de processadores dual-core sem núcleos com deficiência e sem cache L3. Os modelos que podem ter núcleos destraváveis, são Athlon II X3, Phenom II X2, Phenom II X3 e Phenom II X4 960T.

 

Após o processo de overclock, não estou tendo problemas com o desempenho na maquina e a temperatura se mantém estável. A impressão que tenho é que o cooler que utilizo para este processador pode ir mais além do que imagino. É algo que eu gostaria de tentar futuramente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...