Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixas de som - A potencia do som aguenta?


Posts recomendados

post-626336-0-49341200-1437615115_thumb.   

Prezados foristas, 

se eu ligar 4 caixas de som - cada uma de 6 ohms - em vez de 2 no meu microsystem Philips FWM 35 (http://download.p4c.philips.com/files/f/fwm35_22/fwm35_22_dfu_eng.pdf

corro muito risco de queimar as saídas? Ele só tem saída para 2 caixas. Eu iria colocar as outras 2 adcionais nas mesmas saídas onde já estão as 2 primeiras. 

 

 

Coloquei jpg anexo a este post com as especificações técnicas do meu microsystem (bem como link para o manual completo dele)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Corre um grande risco de queimar ele, mesmo em volume baixo!...

Observe nas especificações, que ele só suporta "speakers" (falantes) maior ou igual a 6 Ohms, ou seja, nem um falante de 4 Ohms ele suporta..., Se você ligar dois falantes de 6 Ohms (dois em cada canal), resultará em um falante de 3 Ohms em cada canal, isso é o dobro da carga que ele suporta... (queimará com certeza!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas.

 

Sendo caixas de som de mesma impedância, no caso 6 ohms, não haverá problema. Veja alguns pontos:

 

-Aparelhos modernos tem inúmeros dispositivos de proteção. Tenho um AIWA, daqueles cinza, bem das antigas e já conta com alguns desses recursos. Por exemplo, se eu ligo caixas de especificações diferentes das do fabricante, o aparelho desliga automaticamente. Para religar, é preciso retirar e recolocar na tomada novamente;

 

-Em espaços grandes como auditórios por exemplo, são distribuídas diversas caixas de som ligadas geralmente em um mesmo amplificador. Quase sempre, são de marcas diferentes. Mesmo não sendo recomendado que se faça dessa forma, ás vezes esses sistemas de som aguentam anos;

 

Porém, colocar 4 caixas de som não vai aumentar a potência do seu aparelho. Não espere por isso. Se a sua intenção é apenas espalhar mais o som, por exemplo ligando caixas em cômodos diferentes da casa, OK.

 

O que pode (e muito provavelmente vai) queimar a saída do aparelho é caixas com impedância diferente das especificações originais e, é claro, escutar "no talo", com o volume lá no trezentos. 

Não sei qual é a potência real do seu aparelho, mas se ele não for lá aquelas coisas, é melhor duas caixas valentes do que 4 ou 6 meio "frouxas".

 

Experimenta lá, depois me fala ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia 

 

Realmente você corre o risco de queimar a saída de som do seu micro system, a saída é sempre bom você manter a impedância recomendado pelo fabricante ou por um valor maior, nunca muito menor.

Mais qual o objetivo de por 4 caixas?

 

Abs Edvaldo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, atenção e tempo dispensados.

Sim, o som é meia boca e minha intenção era espalhar e misturar melhor o som pela sala, que é grande. Fiz isso já antigamente, com outros aparelhos de som, sem nem prestar atenção nas especificações e limitações e nunca deu problema. O caso é que agora comprei esse micro system usado a um bom preço pra ouvir meu vinis, cds e k7s, e fiquei com medo de arriscar, como fazia antigamente. Não faço ideia se hj em dia isso ficaria fácil de consertar se queimar. Técnicamente concordo com vocês, mas na prática as coisas podem acontecer como o colega Headstock colocou. Acho que vou manter a prudência recomendada pelo Edvaldo e manter a impedancia recomendada pelo fabricante.

Em todo caso, se queimasse, seria fácil e barato consertar o aparelho? Ainda, haveria alguma maneira prudente de ligar as 4 caixas, alterando a impedancia do aparelho de som?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado pelas respostas, atenção e tempo dispensados.

Sim, o som é meia boca e minha intenção era espalhar e misturar melhor o som pela sala, que é grande. Fiz isso já antigamente, com outros aparelhos de som, sem nem prestar atenção nas especificações e limitações e nunca deu problema. O caso é que agora comprei esse micro system usado a um bom preço pra ouvir meu vinis, cds e k7s, e fiquei com medo de arriscar, como fazia antigamente. Não faço ideia se hj em dia isso ficaria fácil de consertar se queimar. Técnicamente concordo com vocês, mas na prática as coisas podem acontecer como o colega Headstock colocou. Acho que vou manter a prudência recomendada pelo Edvaldo e manter a impedancia recomendada pelo fabricante.

Em todo caso, se queimasse, seria fácil e barato consertar o aparelho? Ainda, haveria alguma maneira prudente de ligar as 4 caixas, alterando a impedancia do aparelho de som?

 

abs

Saída de som normalmente não é algo muito barato, eu particularmente quando uma saída de som queima e o mesmo é trocada o som não fica mais igual  o original.

Você pode ligar um amplificador como esse abaixo, ele possui duas saídas de 100WRMS a 4 ohms, quando você ligar as duas caixas em paralelo vai cair para 3 ohms, você vai estar um pouco abaixo do recomendado mais nessa caso não será algo muito abaixo do permitido.

É sempre bom deixar o amplificador em um local bem ventilado e evitar mandar distorção para as caixas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671656959-amplificador-potncia-nca-ab100-r4-100wrms-usado-apenas-2x-_JM

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobrega08, o que pode tentar é encontrar um par de caixas melhores pro som (mantendo a impedância recomendada). Grande parte do som "meia boca" a que você se refere é devido às caixas de som fornecidas, que em geral são feitas para serem baratas (embora eu não ache isso no seu caso, já que são de 3 vias). Faça o teste ligando seu aparelho a outras caixas (de mesma impedância), emprestadas de amigos, para ver se melhora, e se houver melhora, pode comprar um par para você. Às vezes isso também não resolve, pois os aparelhos em geral vêm agora com qualidade mediana, mas é uma possibilidade a averiguar. Seu manual diz 2x30W RMS, então as caixas devem suportar entre 45W e 60W RMS cada uma, na mesma impedância sugerida, para não correr o risco de distorcer. É uma sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Vai queimar sim. Para calcular a impedância final, soma-se a impedância de todas os auto falantes e divide-se pelo número de células. Ou seja, 6+6+6+6 = 24, 24/4 = 6 ohms. A impedância está ok.

 

Para ligar os auto falantes a mais, você deve fazer uma ligação específica para casar a impedância.

Esse vídeo vai te ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=LHxNX99CsYo.

 

PORÉÉÉM, a potência quase certamente vai queimar. A potência dos auto falantes excede a capacidade de amplificação, o que vai superaquecer e com certeza, queimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai queimar sim. Para calcular a impedância final, soma-se a impedância de todas os auto falantes e divide-se pelo número de células. Ou seja, 6+6+6+6 = 24, 24/4 = 6 ohms. A impedância está ok.

 

Esse cálculo está incorreto.

Na realidade, ao colocar 6 altofalantes em paralelo, a impedância final sera de cerca de 1 ohm.

 

associacao_02.gif

 

Essa é a fórmula correta, onde Z é a impedância do altofalante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...