Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida simples - trocar motor 180v Dc por 90v Dc


Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou com uma dúvida que me parece ser simples, porém dei uma boa pesquisada no fórum e não consegui solucionar, seguinte:

 

          Tenho uma esteira Johnson T208 e o motor dela "foi pro pau" algumas vezes e consegui conserta-lo, mas dessa vez não tem jeito pra ele pois o que quebrou foi a parte do eixo do "induzido" que faz contato com as escovas, já tive que tornear essa parte algumas vezes pra poder deixa-la redonda hehe. Então saí a procura de outro motor - 180v dc, 5600rpm, 6a, 220v, com imã permanente - mas não estou achando novo nem usado, achei apenas na assistência da Johnson pela singela bagatela de 1500,00 R$ que inviabiliza o conserto, olhei pelo mercado livre e achei vários motores parecidos, mas todos de 90v dc.

 

          Penso, se a placa controla a rotação do motor através do sensor que lê a velocidade do rolete, então diminui a tensão e consequentemente a rotação. Se eu colocar um motor de 90vdc, ele não vai queimar pois a placa não irá mandar tensão acima disso pois não haverá necessidade, já que a velocidade/rotação do motor estará dentro do desejado. Ou a tensão fornecida pela placa é independente da leitura do sensor do rolete?

 

         Eis a questão um motor 90v dc, 5600rpm, 6a, 220v pode funcionar na placa desta esteira? De jeito nenhum, ou tenho que alterar alguma coisa na placa?

 

         Desde já agradeço, e fico imensamente satisfeito com a colaboração de quem poder me ajudar.

 

 

Ps: Tenho fotos aqui da placa e do motor, se achar que devo postá-las é só falar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo não tenho contato com esteira. Prefiro caminhada mesmo.

 

No seu caso, talvez valha a pena analisar o circuito de controle e alterar a entrada ac dele para 127v. Algo como um trafo redutor só na ponte retificadora do motor. O resto continua com 220.

 

Fotos... podem ajudar sim... 1.img>1000.txt ...afff.. uma imagem vale mais que mil palavras!

 

De novo, só intuição pois não conheço o treco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...