Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com ligação de falantes em Receiver A+B


Posts recomendados

Oi pessoal, boa tarde. Não sei se estou postando na área certa, então qualquer coisa me avisem.

 

Já obtive muita informação boa neste fórum e estou cada vez mais perto de conseguir instalar meu som rs...

 

Estou com um Receiver Pioneer VSX - D901s. Vejam a traseira dele aqui: 

 

1223911400_1398330633.jpg

 

Pois bem, podem notar que ele tem um Canal A, que suporte de 4 a 16 ohms, e um canal B igual. Temos, também, uma saída para Multiroom, que suporta de 8 a 16 ohms. 

 

Para facilitar as contas estou usado a seguinte calculadora de ligação em paralelo de falantes: http://sombox.com.br/calculo/

 

Feita essa introdução, segum minhas dúvidas:

  1. Os valores mínimos do canal A e B (de 4 a 16 ohms) referem-se ao conjunto A+B ou esses canais são vistos separadamente? Em outras palavras, o A+B é ligado em paralelo? Posso ligar um par de falantes de 4ohms no A e outro par de falantes de 4 ohms no B e ouvir A+B? Se forem independentes, teríamos 4 ohms em cada, o que respeita as especificações do receiver. Por outro lado, se A+B forem considerados como ligados em paralelo teríamos 4 ohms do A em paralelo com 4 ohms do B, o que nos daria uma impedância final de 2 ohms - menor do que a mínima do receiver (Perigo!)
  2. Para além dessa dúvida, o canal Multiroom é independente dessa discussão do A+B? Ou ele também entra na conta geral de impedancias em paralelo?
  3. Tenho um Speaker selector (switcher) com uma entrada e 4 saidas. Assim, poderia ligar esse aparelho no canal B e ter 4 pares de falantes no B (B1, B2, B3 e B4). Já sei que a cada "ligada" de novo canal no speaker selector considera-se uma ligação em paralelo. Assim, se eu tiver B1 (4ohms) e B2 (16ohms) ligados conjuntamente, tenho uma ligação em paralelo entre B1 e B2, totalizando 3.2ohms finais no canal B, o que é menor do que o minimo indicado de 4 ohms. Dai vem minha pergunta: posso ter B1 com 12 ohms e B2 com 16 ohms, totalizando 6.85714 ohms no canal B? Será que posso usar esses valores de impedância "quebrados" ou "estranhos" como 6.85714, 12ohms, etc?
  4. Posso ligar, num mesmo canal, alto falantes com marcas, potências e impedâncias diferentes em série? Minha ideia era fazer o seguinte:
    1. LEFT: Bose151 (4 ohms - 80w) em série com Quasar (8ohms - 20w)
    2. RIGHT:  Bose 151 (4ohms - 80w) em série com Bose vs100 (8ohms - 60w)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...