Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória bugada?


Ir à solução Resolvido por Vinicius H.B.,

Posts recomendados

Olá pessoal!

Recorro novamente a vocês para me dar um suporte a um problema cruel que venho enfrentando.

Desde a semana passada, venho enfrentando um novo problema com meu pc. Tenho 4 módulos de memória ram Kingston 9905458-017.A00LF 4Gb cada.

Minha mobo é uma Gigabyte GA-H67MA-UD2H-B3. Sei que as memória não são as melhores do mercado, mas foi o que deu pra época.

Na hora da inicialização do windows, ou depois do carregamento do "Iniciando o Windows" ou logo que ele aparece, recebo uma BSOD: "PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA" ou "MEMORY_MANAGEMENT". E ao contrário do que o Windows costuma fazer, de reiniciar o PC, a máquina congela na BSOD. Desligo manualmente e tento entrar no modo de recuperação do sistema. Novamente a BSOD dá as caras por lá!

Dai vou para o Hardware. Retiro módulo por módulo e vou testando um por um. Em todos, absolutamente todos, o PC inicia normalmente. Dai instalo os 4, rodo o MemTest nos 4 e adivinhem? Nenhum erro.

Ok, uma semana depois mais ou menos, o mesmo problema da BSOD. Repito tudo que tinha feito antes e o PC volta a funcionar. Dai eu penso, ou minha memória é problemática em um certo momento e depois volta ao normal ou minha mobo está com problemas.

O Windows não apresenta driver ou executável responsável pela BSOD, apenas informa que aparentemente houve um erro com a memória e está desligando por isso.

Segue a config

Intel Core I7 2600

GA-H67MA-UD2H-B3

4x Kingston 9905458-017.A00LF 1333Mhz 4Gb

Corsair HX 850 W

1 Western Digital Caviar Black 1TB.

Ignorem a fonte de 850W, tinha uma GTX 590 nesse pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz sim, está na versão mais atual (F8) e tentei resetar a bios, porém nada deu muito certo. A parte engraçada (se é que se pode chamar de engraçado isso) é que ele só da esse bug na segunda-feira!

@Vinicius H.B. E sua máquina passa o fim de semana inteira ligada ou você desliga ela? J´q que você citou que o problema ocorre às segundas-feira.

 

Pode vir ser algum slot de sua motherboard ou algum pente com defeito.

 

Utilizo memórias DDR2 Kingston a 8 anos e até hoje deu para contar nos dedos quantas vezes precisei remove-las por problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@weyderfs uso a máquina de forma normal, até meia noite e nunca passa 24 hrs ligada. Eu acabo removendo os módulos de memória só pra o windows parar de travar, pois, na BIOS aparece lá os 16 Gb normal.

Uma coisa que observei agora no log de eventos do Windows e no programa BlueScreen View é o seguinte, o sistema simplesmente não grava o erro da BSOD. É como se ele simplesmente não existisse!

Vou usar uma imagem de uma bsod que peguei na net como exemplo de outra coisa:

WF1lqCc.jpg

A área citada em vermelho, simplesmente não aparece. A BSOD informa até a linha  *** STOP ... e depois mais nada. Ao contrário do "normal" que o windows jogaria as infos da BSOD pra um log no Windows e desligaria, aqui ele simplesmente "morre" na BSOD..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@weyderfs não formatei ainda por dois motivos: falta de tempo e com o anúncio do W10 deixei a máquina toda atualizada pra receber o novo S.O e, minha internet deu pra ferrar logo essa semana, então eu teria que baixar uns 7Gb de atts do windows em pouco tempo, o que não seria algo tão simples, porém, tenho imagens do Ubuntu 12.10 e 14.10.

Seria o caso de instalar uma dessas versões e ficar usando por um tempo até dar algum problema?

Não sou usuário de Linux mas estou disposto a me virar nos 30 pra aprender.. não sei se saberia reconhecer um problema de memória no Linux..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@weyderfs não formatei ainda por dois motivos: falta de tempo e com o anúncio do W10 deixei a máquina toda atualizada pra receber o novo S.O e, minha internet deu pra ferrar logo essa semana, então eu teria que baixar uns 7Gb de atts do windows em pouco tempo, o que não seria algo tão simples, porém, tenho imagens do Ubuntu 12.10 e 14.10.

Seria o caso de instalar uma dessas versões e ficar usando por um tempo até dar algum problema?

Não sou usuário de Linux mas estou disposto a me virar nos 30 pra aprender.. não sei se saberia reconhecer um problema de memória no Linux..

 

@Vinicius H.B.entendi, é aguardar pelo Win10 pode ser uma opção também.

Quanto ao Linux sou iniciante nesse S.O também, mas se vier ocorrer no linux realmente seu problema estará no hardware, assim eliminando a possibilidade de ser algo corrompido no S.O.

 

Vou lhe dar mais algumas sugestões:

 

  • De um boot pelo dvd do Windows e tente reparar a instalação;
  • Dentro do próprio Windows clique com botão direito do mouse no "C:">Propriedades>Ferramentas>Verificar erros e marque as duas textbox que apare e de iniciar, ele não irá conseguir fazer o reparo nesse momento, mas se você reiniciar a máquina hora que ela voltar vai aparecer que ele precisa fazer um reparo e basta aguardar que demora um pouco.
  • Novamente dando boot pelo dvd deixe carregar aquela primeira dela onde aparece "Iniciar Instalação" nela você aperta "Shift+F10" irá abrir um prompt, nele você localize a letra/unidade correspondente a seu HD que tem a instalação do windows e digite chkdsk /r e dê sim quando ele questionar você terá de aguardar também pois é meio demorado este processo.

 

Caso já tenha feito estes processos acima tente a instalação do Linux, use o Ubuntu mesmo pois é uma das distros mais amigaveis para iniciantes e vá utilizando a máquina e veja se ocorre o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...