Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando, causando micro-stuttering na maioria dos jogos.


Posts recomendados

Opa pessoal, estou tendo alguns problemas aqui.

Ultimamente tenho notado que houve um crescimento absurdo no meu uso de CPU e RAM, o que causa o sistema travar de vez em quando e muito stuttering nos jogos, causando o meu fps ir lá pra baixo.

Já tentei olhar pelo task manager, mas isso só me deixa mais nervoso, já que diz que está sendo usado por volta de 88% da CPU e/ou da RAM, quando se somado todos os processos não dá nem a metade disso.

Meus specs são:

Motherboard: ASUS M5A97 LE R2.0

CPU: AMD Black FX-8320 OC 4.7 GHz | Cooler non-stock: iCEAge PRIMA BOSS II

GPU: Gigabyte Windforce GTX 970 SC 4GB

RAM: 2x 4GB 1333 MHz

HDD: 1T Samsung, 1T Seagate, 2T Seagate

Resolução nativa: 1600x900
PSU: Corsair CX750 (não-modular)
OS: Windows 8 Pro x64

2x 120mm 1500rpm fan

Todo o cabeamento está dentro dos conformes, já chequei os periféricos de 5V/12V, 

Gostaria também de saber como reverter o compartilhamento da RAM do sistema com a VRAM, o que eu acho que pode estar me causando muitos problemas.

Valeu pela ajuda!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei olhar pelo task manager, mas isso só me deixa mais nervoso, já que diz que está sendo usado por volta de 88% da CPU e/ou da RAM, quando se somado todos os processos não dá nem a metade disso.

 

O que mais tá consumindo da CPU e RAM? Poste aqui os processos do task manager. Já verificou a temperatura dos componentes inclusive a CPU? Vi que fez OC. Se deixar em stock, os problemas persistem?

 

Por que achas que a VRAM está lhe causando problemas? Inicie em modo de segurança e veja se os processos continuarão altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Edgar, obrigado pela resposta e desculpa pela demora a responder, tive alguns problemas em casa e tive que recorre-los.

Segue imagem com o taskmanager: http://i.imgur.com/GgdU8F4.png

Aparentemente algo aconteceu e o consumo de CPU abaixou, porém o uso de RAM ainda continua alto.
A temperatura em idle da minha CPU é de 40ºC, da mobo de 32ºC e da GPU oscila entre 30~32ºC.

Referente a VRAM, lembro de ter compartilhado metade da minha RAM (4GB) para o sistema de vídeo, e chequei esses dias até (http://i.imgur.com/zyGFi7O.png), fazia isso porque antes utilizava uma 9800GT de apenas 1GB, e gostaria de saber como reverter esse processo todo, já que não lembro.

Outra coisa que gostaria de apontar é que comecei a experienciar esses problemas alguns dias atrás após começar a usar a função de DSR (Dynamic Super Resolution) da NVidia na minha TV (1080p). Logo que joguei alguns jogos em 4K, como Batman Arkham Knight e Watch_Dogs, tirei algumas screenshots, e ao abri-las, o sistema as vezes parava de funcionar e/ou o visualizador de imagens do windows demorava mais de 5mins para ser aberto.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente algo aconteceu e o consumo de CPU abaixou, porém o uso de RAM ainda continua alto.

A temperatura em idle da minha CPU é de 40ºC, da mobo de 32ºC e da GPU oscila entre 30~32ºC.

 

Tente fazer isso caso não tenha feito: Vá no caminho: tecla atalho windows+R/msconfig/aba Serviços/marque a cx ocultar serviços da M$, desmarque tudo e deixe apenas antivírus

 

Referente a VRAM, lembro de ter compartilhado metade da minha RAM (4GB) para o sistema de vídeo, e chequei esses dias até (http://i.imgur.com/zyGFi7O.png), fazia isso porque antes utilizava uma 9800GT de apenas 1GB, e gostaria de saber como reverter esse processo todo, já que não lembro. 

 

Cara, eu não fiz este compartilhamento, mas provavelmente você deve ter feito no SETUP. Você pode procurar por Load Default Settings e deixar na configuração de fábrica.

 

Sobre o Dynamic Super Resolution, eu não estou capacitado para responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente fazer isso caso não tenha feito: Vá no caminho: tecla atalho windows+R/msconfig/aba Serviços/marque a cx ocultar serviços da Microsoft, desmarque tudo e deixe apenas antivírus

 

Qual seria o efeito disso?

 

Cara, eu não fiz este compartilhamento, mas provavelmente você deve ter feito no SETUP. Você pode procurar por Load Default Settings e deixar na configuração de fábrica.

 

Onde eu posso achar isso?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

Consegui ver que o stuttering parou nos jogos e o sistema voltou a funcionar normalmente, apenas tendo agora MUITOS problemas com o GTA V e o Battlefield 4.

O GTA V ainda tem muito stuttering, mesmo com o patch que acabou de sair arrumando várias coisas, e ambos o GTA V e o Battlefield 4 tem a situação de que o meu mouse desconecta a cada 20 s por 1 s.

Não sei o que realmente está acontecendo.

Gostaria também de apontar que não consegui reverter o compartilhamento de memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GTA V ainda tem muito stuttering, mesmo com o patch que acabou de sair arrumando várias coisas, e ambos o GTA V e o Battlefield 4 tem a situação de que o meu mouse desconecta a cada 20 s por 1 s.

 

Consegue deixar um desses jogos em modo Windows e abrir o gerenciador de tarefas e verificar quantos % de cada processo está sendo usado? Já testou outra mouse e outra porta USB? Pode tentar retirar a "bateria-moeda" da placa-mãe para resetar o BIOS, quem sabe surte algum efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...