Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com telefone à disco


Posts recomendados

Boa Tarde Amigos, estou restaurando um telefone Ericsson a disco e como em minha cidade não há profissionais no ramo recorro ao conhecimento dos amigos do forum.O aparelho dá sinal, recebe chamadas mas quando se tenta efetuar uma ligação ao discar ao invés do ruido de discagem fica o sinal de linha continuo, já troquei o disco e o problema persiste.Alguém aqui conhece sobre este tipo de aparelho?Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser problema na central telefônica da cidade, entre em contato com eles e verifique se a linha que você esta testando, reconhece discagem por pulso...

Olá amigo BCpetronzio, a principio pensei ser algo a ver com a companhia telefônica mas ao testar outro telefone do mesmo tipo na mesma linha o mesmo funcionou normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Se a central reconhece, o que posso deduzir é que tem ligação errada do disco, a figura abaixo é apenas um exemplo de telefone de disco...

2_6_1_2_por.png

 

O site abaixo, primeira parte, explica o funcionamento deles:

http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/moreinfo/2_6_1_DTMF.html

 

Como o disco tem um dos contatos que quando fechado (Quando o disco é movido), fecha um curto na cápsula auscultadora, deve ter ligação errada ai, pois você disse que continua escutando o tom de linha durante a discagem, não é isso?

Ainda, Se tiver algum resistor fora do disco, teste ele também, ele pode estar aberto.


PS: Faça também, uma verificação nas fiações internas desse aparelho, pode ter fios zinabrados ou até mesmo partidos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Se a central reconhece, o que posso deduzir é que tem ligação errada do disco, a figura abaixo é apenas um exemplo de telefone de disco...

2_6_1_2_por.png

 

O site abaixo, primeira parte, explica o funcionamento deles:

http://macao.communications.museum/por/exhibition/secondfloor/moreinfo/2_6_1_DTMF.html

 

Como o disco tem um dos contatos que quando fechado (Quando o disco é movido), fecha um curto na cápsula auscultadora, deve ter ligação errada ai, pois você disse que continua escutando o tom de linha durante a discagem, não é isso?

Ainda, Se tiver algum resistor fora do disco, teste ele também, ele pode estar aberto.

PS: Faça também, uma verificação nas fiações internas desse aparelho, pode ter fios zinabrados ou até mesmo partidos...

Ele tem o esquemático colado dentro do gabinete e nunca foi desmontado antes, se eu tirar e ampliar teria condições de ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, só que esse detalhe derruba minha tese! Se nunca foi desmontado, não tem como ter ligação invertida! Hehehe!!!!!....

Se você não tiver um Scanner ai, tire uma foto com boa qualidade e coloque aqui para nós, faremos o possível para te ajudar nessa tarefa ai...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, só que esse detalhe derruba minha tese! Se nunca foi desmontado, não tem como ter ligação invertida! Hehehe!!!!!....

Se você não tiver um Scanner ai, tire uma foto com boa qualidade e coloque aqui para nós, faremos o possível para te ajudar nessa tarefa ai...

Infelizmente não consegui descolar o diagrama e essa foi a foto mais nitida que consegui, as outras dão uma visão geral do sistema

DIAGRAMA.gifDISCO-CIMA.gifDISCO-LADO.gifGERAL.gifLADO-2.gifBOBINA.gifBOBINA-2.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Na sua primeira foto, fiz uma seta vermelha no que seria o disco do telefone, (segunda foto).

post-442138-0-94268300-1437439929_thumb.

 

Observe se os fios estão ligados nos parafusos correto, depois com um multímetro, faça testes nos contatos dele...

Quando começa a mover o disco no sentido horário, os contatos dos fios Vermelho e Branco, devem se unir (Entra em curto), e permanece em curto até o disco voltar para a posição de repouso novamente...

 

Os outros dois contatos (Vermelho com o azul), vão abrir e fachar a quantidade de vezes do número discado... No multímetro você verá o ponteiro ficar pulsando, se o multímetro for digital, o valor mostrado no visor, deve ficar meio "doido", (geralmente o digital, não tem velocidade suficiente para mostrar o valor correto)...

 

Esse seria o teste principal no disco.

E outra verificação é da fiação interna propriamente dita, Onde o disco é ligado (parafusos), na parte inferior, tem as ligações dele com o resto dos circuitos do telefone...

Os testes seria só de continuidade mesmo, Fio inteiro = OK, fio partido = substitua...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá e boa tarde!

 

Tenho também um Telefone Ericsson DLG (Dialog) a disco e sei que ele está funcionando perfeitamente (já testei ele em Minas Gerais e ele funcionou perfeitamente, bem como fiz uma revisão interna com um amigo meu que entende de eletrônica). A questão é que em Goiânia a rede da GVT é digital, assim ele só recebe ligações, mas não faz.

 

Gostaria de saber se existe a venda (para o Brasil) de algum conversor, ou tem como fazer um conversor para que eu possa fazer ligações com ele.

 

Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá,

 

Primeira mensagem no Forum e já candidato a uma "pá de ouro", vou me arriscar, tentando não infringir qualquer regra do Forum... perdão se for o caso. Já pesquisei por muitos meses antes de chegar aqui.

 

Sou colecionador de aparelhos antigos, e tenho três pontos a colocar, com vossa licença:

 

1. Assim como o amigo Roger, estou com o mesmo problema. No meu caso, tenho uma pista da causa: o disco retorna rápido demais, e a central não reconhece o pulso. Com muito pouco material para estudar, acredito que, aparentemente, a peça "governor" (governador centrífugo) está desregulada - o restaurador deve tê-la lubrificado. Essa peça pode ser vista na 2ª foto que o Roger postou (após o diagrama) - a parte traseira do disco. O "governor" é a peça redonda dourada com uma pequena mola, à esquerda, logo abaixo da engrenagem maior. Funciona com contrapesos para "atrasar" a velocidade com que o disco retorna. Se alguém aqui tiver conhecimento nesse nível, gostaria muito de saber, por favor, como ajustar essa peça (a intensidade com que atrasa o retorno do disco).

 

2. Uma informação ao Túlio Franca e a quem mais interessar (colecionadores e vendedores, principalmente): existe um pequeno dispositivo (importado) chamado "Rotatone" que, instalado dentro desses aparelhos analógicos, converte os pulsos "lidos" do disco para tons (o DTMF). Atende a quem deseja utilizar telefones antigos em linhas com centrais digitais. É fácil observar que, nos últimos anos, muita gente tem comercializado esse tipo de telefone na Internet, e o principal empecilho para a concretização dos negócios é justamente a linha digital (esse comércio é bastante atual). O Rotatone não é caro, e vem com manuais para instalação em aparelhos de diversas marcas.

 

3. Se alguém puder me indicar locais na Internet, livros (sebos), onde eu possa encontrar documentações para manutenção prática nesse tipo de aparelho (analógicos a disco), agradeço bastante. Já estou procurando há meses - encontro muitas fotos e diagramas de ligações (fios, testes), mas sobre montagem, recuperação e reposição de peças não encontro fácil. Trabalho com computadores, quero aprender alguma coisa (o básico) sobre a eletromecânica desses equipamentos, mas não tenho acesso a material de estudo.

 

Pela paciência e atenção, agradeço.

 

Fabrício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um vídeo na Internet reforçou minha desconfiança sobre a lubrificação daquela peça, e de como desfazê-lo.

Preciso remover o óleo que se encontra nas paredes internas do "case" do governador, bem como da superfície mais externa dos contrapesos. O problema ali é o acesso - se muito caberá uma agulha envolta em um papel absorvente.

Alguém indica algum produto que consiga remover, assim, o  lubrificante das superfícies metálicas?

Já vi dicas com WD40, detergente, querosene, álcool... o que seria mais indicado?

 

Obrigado a quem puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Existe um conversor de uma empresa australiana (dialgismo.com) que comprei e funciona de pulso para DTMF. A minha linha VIVO é com fibra e tem o decoder com WiFi, Ethernet e saída de tel. etc. Funciona normalmente como deveria, quando gira o disco ele gera o tom de acordo com o número, mas aí descobri que meu telefone está gerando o número de pulsos errado!!! Desmontei para limpeza e devo ter montado algo errado, mas como faz tempo, nem lembro....se alguém souber o como reajusto o número de pulsos, fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...